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Chevrolet/Divulgação |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 996 cm3 de cilindrada, que gera 60 cv de potência a 6.000 rpm e 8,3 mkgf a 3.000 rpm | |
TRANSMISSÃO | |
Tração dianteira, câmbio manual de 5 marchas | |
FREIOS | |
Disco sólido na dianteira e tambor na traseira | |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente do tipo McPherson e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados |
Traseira | com molas helicoidais progressivas tipo barril e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados |
DIREÇÃO | |
Tipo pinhão e cremalheira, sem assistência hidráulica | |
RODAS / PNEUS | |
4,5 x 13 polegadas (aço)/145/80 R 13 T | |
PESO | |
843 kg | |
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS | |
260 litros | |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
46 litros | |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE | |
Barras de proteção laterais, cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de três pontos, calotas integrais, pára-choques em polipropileno na cor preta, vidros verdes com pára-brisa laminado, sistema de imobilização do motor através de chave eletrônica, luz de advertência autodiagnóstico do sistema de injeção no painel de instrumentos, painel de instrumentos com velocímetro analógico, hodômetro total e parcial, marcador de combustível e relógio digital, banco traseiro inteiriço rebatível e dois apoios sólidos para cabeça com regulagem em altura, preparação para sistema de som | |
OPCIONAIS | |
Chapa de proteção para motor, pára-brisa degradê, desembaçador elétrico do vidro traseiro, com luz de advertência no painel de instrumentos, limpador e lavador elétrico do vidro traseiro, temporizador do limpador do pára-brisa, desembaçador com ar quente e sistema de recirculação de ar | |
CELTA 1.0 X CONCORRENTES | |
Celta 1.0 Uno Mille Smart Ford Ka Renault Twingo | |
Potência (cv) 60 57 65 59 | |
Dimensões (AxBxC) (m) 3,74x1,60x1,32 3,64x1,54x1,44 3,62x1,63x1,41 3,43x1,63x1,42 | |
Dimensões (DxE) (m) 2,44x1,88 2,36x1,87 2,45x1,85 2,34x1,90 | |
Porta-malas (litros) 260 290 185 168 | |
Velocidade máxima (km/h) (*) 151 151 155 147 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (*) 15,5 17,7 15,5 17,9 | |
Consumo cidade/estrada (km/l) (*) | |
12,9/18,0 12,8/18,6 13,2/17,9 12,2/17,5 | |
(*) Dados dos fabricantes | |
A | comprimento, B |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA | |
ACABAMENTO DA CARROCERIA | |
A pintura da carroceria tem bom acabamento, o que não acontece com a pintura dos pára-choques e do aerofólio do teto, com vários pontos com impurezas, destoando do conjunto. As portas, tampa traseira e capô estão desnivelados e descentralizados, e os frisos protetores laterais deveriam ser melhor fixados. O acabamento em geral deveria ser mais bem cuidado. | |
VÃO DO MOTOR | |
O isolamento acústico é ineficiente em relação ao habitáculo. O acesso à manutenção é bom e o layout satisfatório. O reservatório de expansão é de tonalidade muito opaca e com o tempo será difícil a visualização do nível do líquido de refrigeração sem abrir a tampa. A bateria está em local de difícil acesso para manutenção preventiva. | |
ALTURA DO SOLO | |
Com carga máxima, raspa com facilidade a aba inferior do pára-choque dianteiro, a zona central do chassi e a chapa protetora do motor (necessária nesse veículo) quando se anda em piso de paralelepípedos irregular, terra e em entradas e saídas de garagem com desnível. | |
FREIOS | |
Apesar de não terem sistema ABS, apresentaram um bom comportamento dinâmico em qualquer situação. Boa também a resistência térmica após uso contínuo em longa descida sinuosa com carga máxima. | |
CÃMBIO | |
As relações de marchas estão adequadas ao torque do motor e peso do automóvel. Os engates são precisos e macios, mas o curso da alavanca é um pouco longo. A embreagem apresentou-se bem dimensionada, com funcionamento progressivo e sem apresentar superaquecimento, mesmo em arrancadas sucessivas com o carro carregado. | |
MOTOR | |
Apresentou detonação (batida de pino) ao enfrentar uma longa subida, tanto na 1ª como na 2ª marcha. O comportamento dinâmico, porém, satisfaz, com boas retomadas de velocidade e aceleração para um motor de 1 litro. Com carga máxima (450 kg), consegue tirar o veículo da inércia facilmente, inclusive em subidas. O seu funcionamento é um pouco áspero em alta rotação, mas tem marcha lenta uniforme e aceleração limpa. Falta a importante informação no quadro de instrumentos da temperatura | |
da água do motor, que é por luz espia (quando acende, o motorjá está fervendo...). | |
VEDAÇÃO | |
Não foram notadas infiltrações de água ou poeira durante o teste. | |
NÍVEL DE RUÍDOS | |
É muito alto, deixando a desejar. O efeito aerodinâmico do ar de encontro com a carroceria (vidros fechados) é aceitável, mesmo em alta velocidade. | |
CLIMATIZAÇÃO | |
O ar-condicionado não é disponível nem como opcional. A ventilação interna no sistema dinâmico é muito fraca, persistindo com o uso do ventilador. A rumorosidade provocada pela caixa de ar, mesmo na 3ª velocidade, é satisfatória, bem como o fluxo de ar quando direcionado para o pára-brisa, o que é muito útil para evitar o embaçamento do vidro. O habitáculo é quente por causa da transferência de calor do assoalho (tubulação de descarga) e painel de fogo (motopropulsor), causando desconforto, | |
principalmente na cidade com trânsito pesado. | |
SUSPENSÃO | |
Apresentou um conforto de marcha satisfatório, com ou sem carga. A estabilidade é boa no uso em geral trazendo segurança ao motorista e passageiros. | |
DIREÇÃO | |
Está muito mal definida. É muito ruim a posição de dirigir devido à coluna de direção muito baixa, volante grande e sem regulagem de altura. Além disso, não tem assistência hidráulica, deixando-a muito pesada em manobras. O banco do motorista é muito alto e não tem regulagem de altura. Apresentou excessiva rumorosidade (caixa de direção) em pisos ruins. A precisão na reta e em curvas é aceitável, assim como o efeito retorno. | |
ILUMINAÇÃO | |
Não existe nenhuma luz de cortesia. O habitáculo tem iluminação pobre com apenas uma pequena lanterna. Os faróis iluminam bem, tanto no facho alto como no baixo. | |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA | |
Ao esguichar água as palhetas dianteiras atuam automaticamente, mas fica uma grande área sem limpar junto à coluna A (lado do motorista), o que atrapalha quando chove. No vidro traseiro a palheta varre uma área pequena área. | |
ESTEPE/MACACO | |
A própria chave de rodas é que aciona o macaco e não tem proteção para as mãos. Além disso, não existem pinos guia fixos nos cubos de roda para facilitar a troca. A operação de troca, porém, não é difícil. | |
FERRAMANTAS | |
Nenhuma ferramenta. | |
ALARME | |
No carro testado foi instalado o sistema de alarme com comando por tecla (duas) com dizeres em inglês. A tampa traseira e a de acesso ao tanque de combustível são destravadas só pela chave de ignição. | |
* Estas avaliações foram realizadas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |
Fonte: Fabricante