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Chevrolet/Divulgação
Chevrolet/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 996 cm3 de cilindrada, que gera 60 cv de potência a 6.000 rpm e 8,3 mkgf a 3.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de 5 marchas
FREIOS
Disco sólido na dianteira e tambor na traseira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente do tipo McPherson e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Traseira com molas helicoidais progressivas tipo “barril” e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, sem assistência hidráulica
RODAS / PNEUS
4,5 x 13 polegadas (aço)/145/80 R 13 T
PESO
843 kg
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
260 litros
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
46 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Barras de proteção laterais, cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de três pontos, calotas integrais, pára-choques em polipropileno na cor preta, vidros verdes com pára-brisa laminado, sistema de imobilização do motor através de chave eletrônica, luz de advertência autodiagnóstico do sistema de injeção no painel de instrumentos, painel de instrumentos com velocímetro analógico, hodômetro total e parcial, marcador de combustível e relógio digital, banco traseiro inteiriço rebatível e dois apoios sólidos para cabeça com regulagem em altura, preparação para sistema de som
OPCIONAIS
Chapa de proteção para motor, pára-brisa degradê, desembaçador elétrico do vidro traseiro, com luz de advertência no painel de instrumentos, limpador e lavador elétrico do vidro traseiro, temporizador do limpador do pára-brisa, desembaçador com ar quente e sistema de recirculação de ar
CELTA 1.0 X CONCORRENTES
Celta 1.0 Uno Mille Smart Ford Ka Renault Twingo
Potência (cv) 60 57 65 59
Dimensões (AxBxC) (m) 3,74x1,60x1,32 3,64x1,54x1,44 3,62x1,63x1,41 3,43x1,63x1,42
Dimensões (DxE) (m) 2,44x1,88 2,36x1,87 2,45x1,85 2,34x1,90
Porta-malas (litros) 260 290 185 168
Velocidade máxima (km/h) (*) 151 151 155 147
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (*) 15,5 17,7 15,5 17,9
Consumo cidade/estrada (km/l) (*)
12,9/18,0 12,8/18,6 13,2/17,9 12,2/17,5
(*) Dados dos fabricantes
Acomprimento, B
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A pintura da carroceria tem bom acabamento, o que não acontece com a pintura dos pára-choques e do aerofólio do teto, com vários pontos com impurezas, destoando do conjunto. As portas, tampa traseira e capô estão desnivelados e descentralizados, e os frisos protetores laterais deveriam ser melhor fixados. O acabamento em geral deveria ser mais bem cuidado.
VÃO DO MOTOR
O isolamento acústico é ineficiente em relação ao habitáculo. O acesso à manutenção é bom e o layout satisfatório. O reservatório de expansão é de tonalidade muito opaca e com o tempo será difícil a visualização do nível do líquido de refrigeração sem abrir a tampa. A bateria está em local de difícil acesso para manutenção preventiva.
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima, raspa com facilidade a aba inferior do pára-choque dianteiro, a zona central do chassi e a chapa protetora do motor (necessária nesse veículo) quando se anda em piso de paralelepípedos irregular, terra e em entradas e saídas de garagem com desnível.
FREIOS
Apesar de não terem sistema ABS, apresentaram um bom comportamento dinâmico em qualquer situação. Boa também a resistência térmica após uso contínuo em longa descida sinuosa com carga máxima.
CÃMBIO
As relações de marchas estão adequadas ao torque do motor e peso do automóvel. Os engates são precisos e macios, mas o curso da alavanca é um pouco longo. A embreagem apresentou-se bem dimensionada, com funcionamento progressivo e sem apresentar superaquecimento, mesmo em arrancadas sucessivas com o carro carregado.
MOTOR
Apresentou “detonação” (batida de pino) ao enfrentar uma longa subida, tanto na 1ª como na 2ª marcha. O comportamento dinâmico, porém, satisfaz, com boas retomadas de velocidade e aceleração para um motor de 1 litro. Com carga máxima (450 kg), consegue tirar o veículo da inércia facilmente, inclusive em subidas. O seu funcionamento é um pouco áspero em alta rotação, mas tem marcha lenta uniforme e aceleração limpa. Falta a importante informação no quadro de instrumentos da temperatura
da água do motor, que é por luz espia (quando acende, o motorjá está fervendo...).
VEDAÇÃO
Não foram notadas infiltrações de água ou poeira durante o teste.
NÍVEL DE RUÍDOS
É muito alto, deixando a desejar. O efeito aerodinâmico do ar de encontro com a carroceria (vidros fechados) é aceitável, mesmo em alta velocidade.
CLIMATIZAÇÃO
O ar-condicionado não é disponível nem como opcional. A ventilação interna no sistema dinâmico é muito fraca, persistindo com o uso do ventilador. A rumorosidade provocada pela caixa de ar, mesmo na 3ª velocidade, é satisfatória, bem como o fluxo de ar quando direcionado para o pára-brisa, o que é muito útil para evitar o embaçamento do vidro. O habitáculo é quente por causa da transferência de calor do assoalho (tubulação de descarga) e painel de fogo (motopropulsor), causando desconforto,
principalmente na cidade com trânsito pesado.
SUSPENSÃO
Apresentou um conforto de marcha satisfatório, com ou sem carga. A estabilidade é boa no uso em geral trazendo segurança ao motorista e passageiros.
DIREÇÃO
Está muito mal definida. É muito ruim a posição de dirigir devido à coluna de direção muito baixa, volante grande e sem regulagem de altura. Além disso, não tem assistência hidráulica, deixando-a muito pesada em manobras. O banco do motorista é muito alto e não tem regulagem de altura. Apresentou excessiva rumorosidade (caixa de direção) em pisos ruins. A precisão na reta e em curvas é aceitável, assim como o efeito retorno.
ILUMINAÇÃO
Não existe nenhuma luz de cortesia. O habitáculo tem iluminação pobre com apenas uma pequena lanterna. Os faróis iluminam bem, tanto no facho alto como no baixo.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Ao esguichar água as palhetas dianteiras atuam automaticamente, mas fica uma grande área sem limpar junto à coluna A (lado do motorista), o que atrapalha quando chove. No vidro traseiro a palheta varre uma área pequena área.
ESTEPE/MACACO
A própria chave de rodas é que aciona o macaco e não tem proteção para as mãos. Além disso, não existem pinos guia fixos nos cubos de roda para facilitar a troca. A operação de troca, porém, não é difícil.
FERRAMANTAS
Nenhuma ferramenta.
ALARME
No carro testado foi instalado o sistema de alarme com comando por tecla (duas) com dizeres em inglês. A tampa traseira e a de acesso ao tanque de combustível são destravadas só pela chave de ignição.
* Estas avaliações foram realizadas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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