Portal Vrum
![]() |
Fiat/Divulgação |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Dianteiro, transversal, gasolina, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999,1 cm3 de cilindrada, que gera 55 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 8,5 mkgf a 2.500 rpm | |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira | |
DIREÇÃO | |
Tipo pinhão e cremalheira, assistência hidráulica (opcional) | |
FREIOS | |
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ABS opcional | |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais |
Traseira | rodas independentes com braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora |
RODAS / PNEUS | |
5 x 13 polegadas (aço estampado) / 145/80 R 13 | |
PESO | |
870 kg | |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
48 litros | |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE | |
Bancos dianteiros e traseiros com assento anti-mergulho, banco traseiro rebatível, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis, faróis biparábola, Fiat Code, sistema anti-incêndio (FPS), válvula anti-refluxo de combustível, volante espumado com EAS (deformação programada) | |
OPCIONAIS | |
Sistema ABS de freios, direção hidráulica, ar-condicionado, pré-disposição para rádio, airbags para motorista e passageiro, acionamento elétrico dos vidros dianteiros, apoios de cabeça no banco traseiro e trava elétrica das portas, vidro traseiro térmico, controle interno dos retrovisores externos, limpador/lavador do vidro traseiro | |
PALIO YOUNG FIRE 1.0 8V X CONCORRENTES | |
Palio Young 1.0 VW Gol Special 1.0 Chevrolet Celta 1.0 | |
Potência (cv) 55 57 60 | |
Dimensões (AxBxC)(m)(*) 3,73x2,36x1,86 3,80x2,46x1,86 3,74x2,44x1,88 | |
Porta-malas (litros) 280 285 260 | |
Velocidade máxima (km/h)(**) 150 147 151 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)(**) 16,3 17,4 15,5 | |
Consumo (cidade/estrada)(km/l)(**) 13,0/17,2 13,5/16,7 12,9/18,0 | |
(*)A | comprimento; B |
(**) Dados do fabricante | |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA | |
+ BOM | |
++ REGULAR | |
+++ RUIM | |
ACABAMENTO DA CARROCERIA | |
A porta dianteira esquerda e o capô estão desnivelados. A pintura tem bom acabamento final. (+) | |
VÃO MOTOR | |
Muito bom o acesso à manutenção. O isolamento acústico satisfaz. (++) | |
ALTURA DO SOLO | |
Possui proteção inferior com chapa de aço vazada para o cárter e caixa de marchas. Com carga máxima toca levemente a zona central e anterior do chassi ao transpor quebra-molas altos e em estradas de terra com algumas imperfeições. (+) | |
CLIMATIZAÇÃO | |
O conjunto está bem dimensionado para o veículo. A rumorosidade do conjunto é aceitável, mesmo na máxima velocidade. Na posição recirculação de ar não houve entrada de gases externos. (+) | |
FREIOS | |
O sistema está bem dimensionado e conta com ABS (opcional). Mas apresentou um grande retardo de resposta em frenagens de emergência em estradas de terra. (+) | |
CÂMBIO | |
As relações de marchas são aceitáveis, ajudadas pelo bom torque do motor disponível em baixa rotação. A qualidade de engate e maciez são boas. (++) | |
MOTOR | |
Melhorou o desempenho do carro na cidade, pois oferece mais torque em baixas rotações. Mas só no plano. Quando surge um aclive a performance torna-se discreta, tanto em aceleração como em retomadas de velocidade. (+) | |
VEDAÇÃO | |
Não houve infiltração de água ou poeira.(+++) | |
NÍVEL DE RUÍDOS | |
Não é um veículo silencioso, principalmente quando se anda em pisos com paralelepípedos, asfalto ruim e terra. O efeito aerodinâmico incomoda em alta velocidade. (++) | |
SUSPENSÃO | |
A rumorosidade da suspensão traseira chega a incomodar e o conforto de marcha poderia ser melhor, pois a suspensão transfere muito as imperfeições do solo, piorando sensivelmente com carga máxima. Mas o conjunto proporciona boa estabilidade. (+) | |
DIREÇÃO | |
Possui assistência hidráulica, é precisa e tem bom efeito retorno. A pega e o tamanho do volante são bons. (+) | |
ILUMINAÇÃO | |
Os faróis são eficientes, tanto no facho baixo como no alto. A iluminação no habitáculo é simples, mas eficiente. (+) | |
ESTEPE/MACACO | |
A operação de troca não é difícil. O estepe, macaco e chave de rodas estão dentro do porta-malas e os cubos de roda têm pinos guia fixos, muito úteis numa troca noturna. (++) | |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA | |
É difícil reabastecer o reservatório de água dentro do capô. A área de varredura no pára-brisa e no vidro traseiro Satisfazem, mas ao esguichar água as palhetas não entram em funcionamento automático. (+++) | |
FERRAMENTAS | |
Retiraram a única chave de fenda combinada. (++) | |
ALARME | |
Tem sistema Fiat Code de série, com chave codificada, que imobiliza o motor. Não possui dispositivo antifurto nem como opcional. | |
* Estas avaliações foram realizadas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |
Fonte: Fabricante