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Fiat/Divulgação |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796 cm³ de cilindrada, 103 cv de potência máxima a 5.400 rpm e torque máximo de 17,0 mkgf a 2.800 rpm | |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira | |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora |
Traseira | Independente com braços oscilantes longitudinais e barra estabilizadora |
RODAS / PNEUS | |
5,5 x 14 polegadas, em liga leve ; 175/65 R 14 | |
DIREÇÃO | |
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica | |
FREIOS | |
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS opcional | |
PESO | |
990 kg | |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
48 litros | |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE | |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros com um toque para o motorista, terceira luza de freio, cintos de segurança laterais traseiros retráteis de 3 pontos, comando interno de abertura do porta-malas, direção hidráulica, espelhos | |
retrovisores externos direito/esquerdo com comando interno, faróis de neblina, imobilizador eletrônico de motor, limpador/lavador do vidro traseiro, prédisposição para alarme, rodas de liga leve, sistema "follow me" de faróis, | |
temporizador luzes internas e trava elétrica das portas | |
OPCIONAIS | |
Freios ABS, ar-condicionado, volante com regulagem de altura, pré-disposição para som, banco traseiro bipartido, airbag duplo, rádio AM/FM com CD frontal, CD Charger de cinco discos e desembaçador com ar quente | |
FIAT PALIO ELX 1.8 X CONCORRENTES | |
FIAT CHEVROLET VW GOL 1.6 FORD RENAULT PEUGEOT 206 1.6 | |
PALIO 1.8 CORSA 1.8 FIESTA 1.6 CLIO 1.6 | |
Potência (cv) 103 102 92 98 110 110 | |
Dimensões | |
(AxBxC) (m) (*) 3,76x2,37x1,86 3,82x2,49x1,88 3,91x2,46x1,86 3,90x2,48x1,90 3,77x2,47x1,83 3,83x2,44x1,85 | |
Porta-malas (litros) 280 271 285 305 255 245 | |
Velocidade máxima (km/h) (**) 186 179 179 174 192 198 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h) (**) 9,3 10,9 12,0 12,9 9,4 10,5 | |
Consumo cidade/estrada (km/l) (**) 12,2/16,3 11/16,5 13,4/17,2 11,5/16 11/16,5 10,8/17,8 | |
(*) A | Comprimento; B |
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes | |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA | |
+ BOM | |
++ REGULAR | |
+++ RUIM | |
ACABAMENTO DA CARROCERIA | |
É boa a montagem das partes móveis em relação à carroceria, mas a pintura contém vários pontos com impurezas. (++) | |
VÃO MOTOR | |
O motor preenche bem o vão e o acesso à manutenção é limitado para alguns componentes. A sistematização está racional e toda a zona superior do motor é encoberta por acabamento plástico, deixando um aspecto organizado. O isolamento acústico tem resultado positivo para o seu segmento de mercado. (+) | |
ALTURA DO SOLO | |
Com carga máxima, raspa levemente a zona central e anterior do chassi ao transpor quebra-molas e em estrada de terra com imperfeições. O cárter e câmbio, ambos em alumínio, não têm chapa protetora inferior. (++) | |
CLIMATIZAÇÃO | |
O sistema está bem dimensionado para o veículo. A rumorosidade produzida pela vazão de ar nos difusores do painel é aceitável. Apresentou-se bem vedado e o tempo gasto para dar a sensação de conforto em todo o habitáculo foi satisfatório. (+) | |
FREIOS | |
O comportamento dinâmico em geral foi bom e o veículo em prova estava equipado com ABS de boa calibragem. Apresentaram reações balanceadas, ausência de superaquecimento e o freio de estacionamento atuou normal. (+) | |
CÂMBIO | |
A qualidade de engate foi boa, tanto em precisão quanto em maciez e as relações de marchas atendem satisfatoriamente no uso misto. (+) | |
MOTOR | |
A dirigibilidade deste automóvel com este motor 1.8 8V da Powertrain é muito superior ao antigo 1.6 16V (da Fiat). As retomadas de velocidade e aceleração são bem mais eficientes. A aspereza e a rumorosidade de funcionamento são de fácil | |
percepção auditiva e a Fiat declara ser normal o consumo de óleo do motor de até 800 ml a cada 1000 quilômetros. (+) | |
VEDAÇÃO | |
Boa contra água e poeira. (+) | |
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS | |
Não é um veículo silencioso em superfícies irregulares. O efeito aerodinâmico incomoda em alta velocidade. (+++) | |
SUSPENSÃO | |
Proporciona boa estabilidade em geral. O conforto poderia ser melhor, pois ocorre transferência das imperfeições do solo, piorando sensivelmente com carga máxima. (++) | |
DIREÇÃO | |
Possui assistência hidráulica, que poderia ter uma calibragem mais firme para esta motorização 1.8, principalmente em alta velocidade e com o veículo carregado. O volante não possui regulagem angular em altura, mas tem boa pega e tamanho. O efeito retorno e o diâmetro de giro são bons. (++) | |
ILUMINAÇÃO | |
Os faróis são eficientes, mas não há regulagem elétrica em altura. Os faróis de neblina estão embutidos no pára-choque e existe luz de cortesia somente no porta-luvas. A iluminação no habitáculo (zona do teto) é simples e o quadro de | |
instrumentos e o console têm fácil identificação noturna. (+) | |
ESTEPE/MACACO | |
O estepe fica dentro do porta-malas. O pneu reserva é igual aos de uso, mas a roda não é em liga leve, porém os parafusos atendem a ambas. A operação de troca não é difícil e os cubos de roda têm pinos guia fixos, muito úteis para posicionar a roda e tambémpara ajudar numa eventual troca noturna. (+) | |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA | |
Ao esguichar água as palhetas atuam automaticamente, tanto no pára-brisa quanto no vidro traseiro. As áreas de varredura são boas, assim como a qualidade das palhetas. É ruim o reabastecimento de água no reservatório dentro do vão motor, devido ao seu posicionamento e diâmetro do bocal de enchimento. (++) | |
FERRAMENTAS | |
Possui uma chave de fenda combinada. (+) | |
ALARME | |
A chave de ignição é codificada e contra arrombamento existem sensores por ultra-som instalados no nível do retrovisor interno. (+) | |
* Estas avaliações foram realizadas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |
Fonte: Fabricante