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Ford/Divulgação
Ford/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598 cm3 de cilindrada, oito válvulas, que gera 105,2 cv de potência máxima com gasolina e 110,6 cv com álcool, ambas a 5.500 rpm, e torque máximo de 14,8 kgfm (gasolina) e 15,8 kgfm (álcool), ambos a 4.250 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, do tipo McPherson, com braços em “L” inferiores e barra estabilizadora
Traseira Tipo semi-independente, com correção automática de convergência
RODAS / PNEUS
rodas de liga 5,5 x 14 polegadas / 175/65 R 14
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS (opcional)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
45 litros
PESO
1.102 kg
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Antena no teto; aviso sonoro de luzes acesas; espelho de cortesia do lado do passageiro; banco traseiro bipartido; cintos dianteiros com ajuste de altura; conta-giros (tacômetro); sistema PATS (imobilizador antifurto); lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro; relógio digital e vidro verdes.
OPCIONAIS
Abertura interna do porta-malas; air bag duplo; alarme antifurto; ar-condicionado; ajuste de altura para o banco do motorista; direção hidráulica; farol de neblina; freios ABS; rádio com CD Player; rodas de liga leve; travas, retrovisores e vidros elétricos.
FIESTA HATCH 1.6 FLEX X CONCORRENTES
FIESTA HATCH 1.6 FLEX CORSA JOY 1.8 FLEXPOWER CLIO 1.6 16V HI-FLEX PALIO HLX 1.8 FLEX GOL POWER 1.6 TOTAL FLEX
Potência (cv) 105,2 (g)/110,6 (a) 109 (a)/105 (g) 115 (a)/110 (g) 110 (a)/106 (g) 99 (a)/97 (g)
Dimensões
(AxBxCxDxE) (m) (*) 3,90x1,76x1,49 3,82x1,60x1,43 3,77x,1,63x1,41 3,82x1,63x1,44 3,92x1,62x1,41
x2,48x1,90 x2,49x1,88 x2,47x1,83 x2,37x1,86 x2,42x1,86
Porta-malas (litros) 305 260 255 290 285
Velocidade máxima
(km/h) (**) 174 (g)/180 (a) 184 (a)/182 (g) 194 (a)/192 (g) 189 (a)/187 (g) 184 (a)/183 (g)
Aceleração de 0 a 100 12,4 (g)/11,7 (a) 10,4 (a)/10,6 (g) 9,3 (a)/9,4 (g) 9,3 (a)/9,5 (g) 10,6 (a)/10,7 (g)
(km/h) (s)
Consumo cidade/estrada 12,3 (g)/7,8 (a) 7,6 (a)/11 (g) 8,0 (a)/11,5 (g) 8,4 (a)/12,2 (g) 8,0 (a)/11,4 (g)
(km/l) (**) 16,6 (g)/10,6 (a) 9,1 (a)/16,3 (g) 11,1 (a)/16,5 (g) 11,3 (a)/16,3 (g) 11,6 (a)/16,8 (g)
(*) A comprimento, B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
POSITIVO
* Desempenho
* Estabilidade
* Espaço interno
NEGATIVO
* Falta apoio de cabeça central no banco traseiro
* Visibilidade traseira
* Acabamento
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade final da pintura é boa. A união das extremidades dos pára-choques com os pára-lamas e laterais (dianteiro e
traseiro) não apresentam boa montagem. A tampa traseira está descentralizada e a porta traseira direita, desnivelada. (++)
VÃO DO MOTOR
O reservatório de partida a frio (de 700 ml de capacidade), é de fácil acesso e o sistema tem luz espia no quadro de instrumentos para indicar quando está vazio. Para evitar vazamento de gasolina para dentro do vão, com risco de incêndio, existe uma bandeja emborrachada ao redor do gargalo, mas sem dreno para o chão. O motor preenche todo o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. O isolamento acústico no capô e parte do painel de fogo é satisfatório. (++)
ALTURA DO SOLO
Não há proteção inferior para o cárter e câmbio. Ao trafegar com carga máxima, ocorreram leves raspadas na zona central
do chassi ao transpor quebra-molas salientes e curtos. (++)
CLIMATIZAÇÃO
Apresentou bom funcionamento, com razoável vazão pelos difusores de ar do painel, mas é muito rumoroso na quarta velocidade. O sistema está bem vedado. (++)
FREIOS
O comportamento dinâmico foi bom, com reações balanceadas nos dois eixos. Apresentou boa sensibilidade do pedal e o ABS está
bem calibrado. Em frenagens fortes de emergência, manteve a trajetória, e o espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade. O freio de estacionamento atuou normal. (+)
CÂMBIO
A qualidade dos engates é muito boa e as relações de marchas proporcionam boa dirigibilidade no uso misto (cidade/estrada). (+)
MOTOR
O motor é elástico e tem baixo nível de ruídos. O sistema Flex funcionou muito bem. Utilizando-se 100% de álcool apresentou partida a frio instantânea, excelente progressividade na aceleração, marcha lenta uniforme e boas acelerações e retomadas de
velocidade, mesmo com o ar ligado. Só com gasolina, perde bem em potência e torque, mas continua com rendimento aceitável. Sua condução não é ruim no uso urbano. O conta-giros não tem a faixa vermelha, indicando a rotação máxima do motor. (+)
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Não é um automóvel silencioso, com vários pequenos ruídos no habitáculo quando trafega sobre calçamento, terra e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico é evidente já a 100km/h, piorando bem em alta velocidade. (+++)
SUSPENSÃO
As imperfeições do solo são facilmente transferidas para dentro do carro, principalmente em baixas velocidades. A estabilidade é muito boa, trazendo muita segurança, com o veículo vazio ou carregado. Consegue contornar curvas de raios variados em velocidades altas, com boa precisão e inclinação mínima da carroceria. (++)
DIREÇÃO
O sistema é assistido hidraulicamente, está bem calibrado e apresentou boa precisão na reta e em curvas. Suas reações têm boa sensibilidade. O volante tem a pega aceitável. O diâmetro de giro em manobras de estacionamento é bom e o efeito retorno tem
boa velocidade. (+)
ILUMINAÇÃO
Os faróis são eficientes, tanto na luz baixa quanto na alta. Falta regulagem elétrica em altura dos fachos. Existe luz de
cortesia somente no porta-luvas e no porta-malas. O habitáculo tem uma lanterna na parte da frente e uma luz de leitura no lado direito traseiro, com resultado razoável. (++)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Ao esguichar água no pára-brisa e no vidro traseiro, as palhetas, de boa qualidade, varrem automaticamente uma ampla área. É fácil o acesso ao reservatório d’água no vão do motor, que tem tela contra impurezas no gargalo. (+)
ESTEPE/MACACO
O estepe fica dentro do porta-malas, no assoalho. O kit de troca fica encaixado dentro do aro. A operação de troca é simples, pois os cubos de roda têm prisioneiros, o que ajuda muito na centragem e apoio da roda. A calota central é fixada na roda sob alta pressão, o que dificulta o seu roubo. (+)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME
O sistema é completo. Tem alarme antifurto com sensores volumétricos, e a chave de ignição é codificada. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente. (+)
* Estas avaliações foram feitas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Fonte: Fabricante

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