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Ford/Divulgação
Ford/Divulgação

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, 2.784 cm3 de cilindrada, a diesel, com turbo de geometria variável, que gera 135 cv de potência máxima a 3.800 rpm e torque máximo de 38,2 kgfm a 1.400 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático; tração traseira (com opção de 4x4 alta ou reduzida)
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, formada por barra de torção, e barra estabilizadora com 27 mm de diâmetro
Traseira Do tipo semiflutuante, com molas semi-elípticas de dois estágios
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS (somente nas rodas traseiras)
RODAS / PNEUS
Rodas de alumínio 7 x 15 polegadas / 235/75 R 15
PESO
1.560 kg
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
60 litros
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Airbag para motorista e passageiro; coluna de direção com regulagem de altura; arcondicionado; direção hidráulica; eixo traseiro anti-derrapante; retrovisores, trava e vidros com acionamento elétrico; faróis de neblina; freio ABS nas rodas traseiras; ganchos dianteiro e traseiro para reboque; janela traseira deslizante; CD Player; rodas de liga; protetor de cárter; pára-choques cromados; brake-light ; tomada de força (12V) no painel; e vidros verdes.
OPCIONAIS
Não tem.
FORD RANGER XLT 2.8 4X4 X CONCORRENTES
FORD TOYOTA MITSUBISHI NISSAN CHEVROLET
RANGER XLT 2.8 HILUX 3.0 L200 GLS 2.5 FRONTIER AX 2.5 S10 2.8 CD
Potência (cv) 135 116 87 104 132
Dimensões (AxBxCxD) (m) (*) 5,12x1,76x1,76 4,89X1,69X 5,04X1,74X 4,88X1,82X1,71 5,25X1,73X
X 3,19 1,76X2,86 1,79X2,96 X2,95 2,04X3,12
Capacidade de carga (quilos) 1.040 1.020 1.050 1.050 1.060
Ângulos de ataque e saída (**) 29°/24° 38°/20° 38°/20 ND ND
Altura livre do solo (mm) (**) ND 215 225 220 ND
(*) A Comprimento, B
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes
POSITIVO
* Torque do motor em baixas rotações
* Desempenho no fora-de-estrada
* Relações de marcha
NEGATIVO
* Motor muito barulhento
* Faltam apoios de cabeças reguláveis nos bancos dianteiros
* Falta protetor de cabina
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
+ BOM
++ REGULAR
+++ RUIM
ACABAMENTO DA CARROCERIA
As quatro portas estão desniveladas e o capô está descentralizado. A pintura tem vários pontos com impurezas. (+++)
VÃO MOTOR
O isolamento acústico está muito mal fixado, tanto no lado interno do capô como no painel de fogo. É insuficiente em altas
rotações. O acesso à manutenção é bom. Vários parafusos e porcas apresentam-se enferrujados (cabeçote, compressor do ar,
etc.), detalhe anormal em veículos novos. (++)
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima, não ocorreram interferências com o solo. (+)
CLIMATIZAÇÃO
Apresentou-se eficiente, proporcionando a sensação de conforto num tempo normal. (+)
FREIOS
O comportamento dinâmico foi aceitável no uso misto (estrada/cidade), mas as rodas dianteiras bloque (+)
CÂMBIO
A qualidade do engate melhorou. As relações de marchas estão bem escalonadas. O sistema de tração 4x4 tem bom funcionamento. (+)
MOTOR
Este novo motor apresentou desempenho excelente. Em aceleração total e durante as trocas de marchas em rotações máximas, notamos excesso de fumaça expelida pela descarga. (+)
VEDAÇÃO
É boa contra água e poeira. (+)
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Em piso de terra/paralelepípedo surgem vários ruídos que incomodam. Já os barulhos do efeito aerodinâmico na carroceria começam aos 90 km/h. (+++)
SUSPENSÃO
O conforto de marcha melhorou um pouco quando o carro está vazio, mas ainda é limitado. E com carga máxima é satisfatório. Na estrada de terra cascalhada e com curvas sucessivas, fazendo uso da tração 4x4 H, a suspensão proporcionou boa dirigibilidade e velocidade. (++)
DIREÇÃO
O diâmetro de giro é limitado em manobras de estacionamento. Sua precisão não é boa em retas e curvas de alta velocidade. A calibragem deixa a direção com reações mais delicadas, principalmente quando o veículo está carregado. O radiador do óleo da direção hidráulica apresenta desgaste por entrar em contato com o acabamento de plástico rígido do direcionador de ar para o
radiador de água do motor. (+++)
ILUMINAÇÃO
Os faróis têm eficiência normal. Falta regulagem elétrica de altura, o que faz falta com o carro carregado. A iluminação do habitáculo é boa (zona do teto). Não possui luzes de cortesia em nenhum local. (++)
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
O esguicho é eficiente e a área de varredura é boa. (+)
ESTEPE/MACACO
A operação de troca não é fácil devido ao peso, à posição do estepe (que fica sob o assoalho) e aos pontos de sustentação do
macaco no chassi. Existe trava (com chave) antifurto do estepe. (++)
FERRAMENTAS
Não tem. (+++)
ALARME (+++)
Não tem.
* Estas avaliações técnicas foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante

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