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Honda/Divulgação |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.590 cm3 de cilindrada, que gera 106 cv de potência máxima a 6.200 rpm e torque máximo de 14,2 kgfm a 4.600 rpm | |
TRANSMISSAO | |
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira | |
FREIOS | |
Discos na dianteira e tambores na traseira, sem ABS | |
DIREÇÃO | |
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica | |
RODAS / PNEUS | |
14 x 5 1/2 / 185/65 R 14 | |
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS | |
337 litros | |
TANQUE DE COMBUSTIVEL | |
45 litros | |
PESO | |
1.092 kg | |
HONDA CIVIC SEDAN LX 1.6 X CONCORRENTES | |
Honda Civic Chevrolet Vectra GLS 22 Chrysler Neon 2.0 | |
Potência líquida (cv) 106 123 133 | |
Velocidade máxima (km/h) ND 195 200 | |
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) ND 10,6 9.8 | |
Dimensões 4,45x1,70x1,41x 4,48x1,71x1,41x2,64 4,36x1,70x1,39x | |
(AxBxCxDxE) 2,62x1,99 x1,97 2,64xND | |
Porta-malas (litros) 337 500 364 | |
(A) COMPRIMENTO, (B) LARGURA, (C) ALTURA, (D) DISTÃNCIA ENTRE-EIXOS e (E) MEDIDA DE CONFORTO | |
POSITIVO | |
* Espaço interno | |
* Acabamento | |
* Faróis | |
NEGATIVO | |
* Falta ABS | |
* Falta cinto de três pontos central | |
* Porta-malas | |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA | |
ACABAMENTO DA CARROCERIA | |
Impressiona pelo bom acabamento da pintura e montagem de portas, capô e tampa do porta-malas, tudo bem alinhado. O único senão é a falta de tela protetora do condensador/radiador na abertura de refrigeração do pára-choque. | |
VÃO DO MOTOR | |
Apesar do pouco espaço, o acesso aos itens de verificação frequente é fácil. O isolamento acústico é ruim, deixando passar muito barulho para o interior. A bateria, estreita e alta, é especifica, dificultando a troca em caso de necessidade. | |
ALTURA DO SOLO | |
Com carga máxima, raspa a frente e o meio em quebra-molas altos e em entradas/saídas de garagens acentuadas, exigindo atenção. | |
FREIOS | |
Tem um bom comportamento dinâmico, mas a falta do sistema ABS obriga a tomar cuidado para não deixar as rodas travarem, mesmo em asfalto seco, e aumentar as distâncias de frenagem. | |
CÂMBIO | |
As relações de marchas estão corretas. É muito macio, preciso é tem bom curso de alavanca. | |
MOTOR | |
É um 1.6 litro, com 106 cv, que sofre um pouco com carga máxima e ar condicionado ligado, principalmente na cidade. Só tem boa elasticidade em alta rotação, quando é barulhento. | |
VEDAÇÃO | |
Muito bem vedado contra água e poeira. | |
NÍVEL DE RUÍDOS | |
O maior desconforto vem do motor em alta rotação. Em paralelepípedos e estradas de terra surgem pequenos ruídos no painel e revestimento, mas tudo em níveis aceitáveis. O barulho de vento começa a ser sentido a 90 km/h (e vai aumentando), o que incomoda também. | |
SUSPENSÃO | |
Tem um ótimo acerto na calibragem das suspensões e geometria, deixando o automóvel muito estável e confiável, com um conforto de marcha surpreendente. | |
DIREÇÃO | |
Servo-assistida, é muito bem calibrada, com reações homogêneas e precisa em qualquer situação. Tem bom efeito retorno e o diâmetro de giro em manobras. O volante tem bom tamanho e pega, além de regulagem de altura. | |
ILUMINAÇÃO | |
A iluminação interna é ruim e os comandos elétricos dos vidros e espelhos retrovisores externos não são iluminados. Uma falha. Luz de cortesia só no porta-luvas e porta-malas. Já o grupo óptico é bom. | |
ESTEPE/MACACO | |
O estepe, que fica dentro do porta-malas no assoalho, é fácil de ser tirado. A carroceria tem quatro pontos (visíveis) de encaixe na soleira. A troca só é dificultada pela falta de proteção para as mãos no cabo de acionamento do macaco do tipo sanfona. O conjunto pneu/roda é igual aos em uso. | |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA | |
Ao acionar o esguicho, as palhetas não ligam automaticamente, obrigando o motorista a uma segunda operação, o que pode dificultar sua visibilidade por alguns momentos. A área de varredura e a qualidade das palhetas é boa. | |
FERRAMENTAS | |
Tem apenas uma chave de fenda/Philips conjugada. | |
ALARME | |
Acredite se quiser | não possui imobilizador de motor; e alarme (com acionamento na chave de ignição), apesar de já ter toda a fiação para instalação, só como acessório nas concessionárias! |
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |
Fonte: Fabricante