Correio Braziliense
  • (49) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Teste »

Fiat Palio 1.6 16V Sporting - Geração encorpada

Modelo compacto muda radicalmente depois de 15 anos, com dimensões externas maiores e espaço interno de carro médio. Desempenho e suspensão convencem; as linhas nem tanto


Paulo Eduardo - Estado de Minas

Publicação: 21/12/2011 13:27 Atualização: 21/12/2011 13:31

 (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

A primeira geração do Fiat Palio foi lançada em 1996 e foram feitas reestilizações ao longo desses 15 anos: sempre variações sobre o mesmo tema. A nova ou segunda geração, de fato, do Palio tem dimensões de veículo maior, à exceção da largura. Há espaço suficiente para pernas e cabeças de dois adultos no banco traseiro. O visual mudou radicalmente e a versão Sporting, a topo de linha, abusa do vermelho em todo o interior. Leia o teste.

Maior e melhor

O desenho da carroceria do novo Palio não empolga como o do Uno, por não ser marcante. A versão Sporting abusa do vermelho no interior e a calibragem da suspensão é esportiva


Depois de 15 anos sem alterações significativas de estilo, o Palio ressurge com manequim bem maior e torna agradável a vida a bordo. Poucos carros médios oferecem conforto para três ocupantes no banco traseiro. O Palio não foge à regra e dois adultos de estatura elevada viajam confortavelmente atrás. Se o espaço interno chama a atenção de imediato, as linhas da carroceria estão longe de empolgar e ficam no atual lugar comum Fiat, à exceção do Uno. Visto de frente, o carro lembra Punto e Bravo. As lanternas traseiras enormes seguem essa tendência e não são bonitas. O barrado escuro no para-choque, onde fica a placa de licença, não deixa a traseira caída.

Frente curta e faróis ovais como no Punto e no Bravo; bocão central e apliques alusivos à versão nas laterais (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Frente curta e faróis ovais como no Punto e no Bravo; bocão central e apliques alusivos à versão nas laterais
A versão Sporting é caracterizada por alguns adereços esportivos externos, como a ponteira dupla cromada. No interior, prevalece o exagero do vermelho em apliques diversos, incluindo os apoios de cabeça. Porém, agradam ao público. O que pode desagradar as mulheres é a calibragem pesada da direção. O Palio sempre foi criticado pela direção leve demais e com pouca sensibilidade em alta, mas nesta versão ficou pesada, apesar de estar coerente com o apelo esportivo.

CONFORTO

A suspensão, por sua vez, ficou muito bem acertada e deixa o carro à vontade nas curvas. Os pneus de perfil baixo transferem um pouco as imperfeições do piso para o habitáculo, mas suspensão firme é assim. Por isso, o comportamento dinâmico é sempre previsível em todas as situações. Os freios são muito eficientes.

DIRIGINDO

Motor 1.6 é de bom tamanho e carro chega aos 100km/h em cerca de 10 segundos (Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Motor 1.6 é de bom tamanho e carro chega aos 100km/h em cerca de 10 segundos
Os bancos prendem bem o corpo do motorista e a maioria dos comandos está ao alcance das mãos. O motor 1.6 dá bom desempenho ao carro e a Fiat declara aceleração até 100km/h em menos de 10 segundos, o que caracteriza esportividade. Porém, falta torque abaixo de 2.000rpm. Incomoda ainda a imprecisão quando se engatam rápido as marchas e a necessidade de esperar três segundos para colocar marcha a ré sem arranhar. O consumo de gasolina na cidade variou de 7 a 8km/l com gasolina e de 5 a 6km/l com etanol. Na estrada, o computador de bordo registrou médias de 12 a 14 km/l com gasolina e de 8 a 9km/l com etanol.

Se o espaço interno melhorou, a capacidade do porta-malas permanece inalterada em relação à geração anterior. Está dentro da média, mas exige paciência na arrumação da bagagem da família.

Esta matéria tem: (49) comentários

Autor: Fábio Santos
Um carro com rodas desse tamanho só pode beber tanto | Denuncie |

Autor: Fábio Santos
30-11-12: Rodrigo Ribeiro, esse valor é sem o som, piloto automático, vidro elétrico traseiro e parafusos antifurtos? Pois paguei 39k com todos esses acessórios e botões de comando do som no volante. Comprei o branco. | Denuncie |

Autor: Rodrigo Ribeiro Momesso
Não sei de que data são os comentários mas estou em 23/nov/12 encomendei o Sporting vermelho hoje e prá mim é o carro mais lindo que existe! Já vem de série com 2 air bag ABS ar dir 1.6 16v 116cv por 38 mil. Só achei péssimo o consumo. | Denuncie |

Autor: Marco Pereira
O maior erro da FIAT e outras marcas, são absurdamente em não colocar o limpa brisa traseiro nos Sedãs. Dirija um em tempos de chuva e confira se faz ou não faz falta. E ainda tem gente que diz que não é necessário. Erro grosseiro. Tenho um Siena. Quando chove, o que se vê atrás. é nada, | Denuncie |

Autor: Hudson
Tive um ELX 1.0 2005 que eu gostei muito, mas chegou a hora de trocar e preferi um Gol G5 Power completo, pq não gostei do visual desse novo Palio. Quanto ao Gol estou muito feliz e mesmo sendo 1.6 faz 9km p litro aqui dentro c ar ligado. Na estrada andando a 120 faz 14 km p litro. A VW me cativou. | Denuncie |

Autor: Rangel Santos
Hoje em dia carro "sport" deveria ter varios air bags, freiosa disco nas 4 rodas abs com esb, além de uma cavalaria maior né!! e outra só no BRASIL que existe carro sport automático com 4 portas!! | Denuncie |

Autor: Marcio Muzzi
Claro que esse carro não convence. Semana passada estava na FIAT para ver um Punto Essence 1.6 16v, completo, incluindo ABS/Air bag duplo, que agora é de série no Punto. O carro estava saindo por 46mil. Mesmo preço desse Palio aí. Entrei nos dois carros, o Punto é sem dúvida um carro superior. | Denuncie |

Autor: wagner cunha
Sou proprietário de um palio 1.8 r 2006 e acho que meu carro ainda me atende melhor que este novo palio a fiat foi muito infeliz nestas 2 ultimas gerações do palio pois deixou muito a desejar em todos os quesitos, o motor 1.6/16v q na pratica é fraco! | Denuncie |

Autor: wagner mendes
Nossa, quanta choradeira, gente quem tem 40 mil ou mais pra comprar um carro, gasolina é nada, acho que deveriam se preocupar com detalhes mais importantes , pensar mais dentro da realidade, ex: segurança, conforto e tecnologia, vê se larga de ser pobre, preocupar com consumo de gasolina.thau. | Denuncie |

Autor: helenno souza
Todo mundo igual marido de mulher sem vergonha sabe que ela num presta mas num larga. Carro nacional é fraco ou abre espaço pro importado, ficamos andando de carroças amarelinhas. | Denuncie |

Autor: José Costa
Alguns aqui deveriam parar de repetir a mesma ladainha, sem saber o por quê, igual papagaio de pirata: a desvalorização que ocorre com o novo lançamento é momentânea. Pouco tempo depois, o mercado se normaliza e o carro antigo volta a ter seu real valor. E, legal é a GM, 8/10 anos com o mesmo carro!! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Não é culpa só da fiat este carro acima ser caro, é uma soma de fatores e a culpa é de todos: imposto alto, ganancia dos todos os fabricantes e o pior, pagamos os preços que eles pedem. se não mudarmos o comportamento, eles também não mudam. Quem vende não muda se quem compra paga o preço. fui claro? | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
só vejo uma alternativa: em 2012 se vc comprar um 'pelado' que é caro, já sabe que em 2 anos estará desatualizado. Se comprar o completo mais caro, virão alternativas de 'ex-pelados' em 2 anos que o desvalorizarão também. O único 'remédio' é não comprar nada, assim o preço cai e a qualidade melhora! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
Qualquer carro que tivesse preço adequado, sem IPI alto, sem ganhos exagerados venderia como água no Brasil, mesmo os 'pelados'. Basta ver que os 'campeões de venda' são sempre os 'pelados' e custam mais caro que se fossem 'completos'. Com isto, não importa se comprarmos um ou outro, nenhum vale... | Denuncie |

Autor: Lauro Chalub Filho
Nossa a Fiat acabou com o Palio ficou horrivel, tanto a trazeira como a dianteira,deve estar precisando de mudar estes engenheiros, o tal Uno Novo e o tal cinquententio e muito feio, aff! | Denuncie |

Autor: Geraldo Santos
O problema dos carros da FIAT são a fragilidade de um todo, apresenta defeitos demais e no final de 2012 a FIAT já fabrica o mesmo modelo com mudanças que afeta(NO BOLSO) o Cliente na hora da troca...Prefiro o meu Fiesta 1.6 completo de tudo de ABS a Air beg.. | Denuncie |

Autor: antonio carlos bas
o vrum erra em afirmar um consumo do motor sem amassiar, e as viuvas da volks aproveitam para falar abobrinhas, todo ser inteligente sabe que motor so desenvolve a partir do 2000km, dependendo do motorista | Denuncie |

Autor: Renaldo de paula
Troquei em junho desse ano, um siena 1.8 por um voyage1.6, se tivesse esperado mais um pouco teria comprado um palio desse, que arrependimento, VW não dá. duro demais, acabamento deixa muito a desejar, além de barulhento | Denuncie |

Autor: Felipe Vareto
Lembrando que o meu Fox teve o consumo na cidade de 13k/l sem ar e 10k/l com ar. Levando em consideração o transito de BH cheio devido as compras de natal. | Denuncie |

Autor: Felipe Vareto
Acabei de comprar um VW Fox 1.6 Prime está com exatos 136Km. Não comprei o Palio devido ao consumo exagerado "7 a 8km/l com gasolina e de 5 a 6km/l com etanol", que acompanha o veiculo a vida toda e outro é que a Fiat daqui a 6 meses ela vai lançar outro Palio. Desvalorizando o mesmo. | Denuncie |

Autor: CARLOS HOMEM
Se realmente eu sair da marca FIAT será para sempre uma vez que ela lança um carro e depois não tem, faz feirão para os bobos fazerem teste drive, mas na hora H, cadê o carro para vender..... uno, palio antigo, dentre outros não eu fui até na Bienal com esperança que lá tivesse o palio a venda....... | Denuncie |

Autor: CARLOS HOMEM
Parabéns para VW que tem o FOX, carro que concorre diretamente com o Pálio para pronta entrega e em várias cores, modelo novo 2012 e eu bobo que sou querendo ficar na FIAT fico ligando desesperadamente para as concessionárias tendo a resposta que a FIAT não está dando conta de produzir, | Denuncie |

Autor: CARLOS HOMEM
Porque dificultarem os carros importados se a FIAT não está dando conta de produzir o que está lançando, cadê o Palio novo, já mandei email para a FIAT, a resposta é que um consultor irá me contactar isto já passou mais de um mês e nada, passei outro disseram a mesma coisa, somos uns trouxas. | Denuncie |

Autor: CARLOS HOMEM
O que adianta fazer tanta propaganda deste carro se não tem ele para vender, gastar tanto em propaganda, fazer feirão é só tem uno e carros ultrapassados, sempre tive fiat, mas com este descaso vou ter que trocar de marca, não tem um pálio novo a venda 1.4 completo ou 1.6, | Denuncie |

Autor: Eduardo Gomes
A Fiat disse que gastou quase 1 bilhao de reais para fazer a nova geração. Gastou mal. O carro nao ficou essas coisas, vem mal equipado, caro, plataforma antiga (apenas melhorada), motores beberroes, sem tecnologia e com a arrogancia da Fiat nao venderá! Viva a livre concorrencia dos importados! | Denuncie |

Autor: Antonio Fonseca de Oliveira
Lá em casa tem um Punto 1.6 Essence, mais pesado e com o msm motor do Palio Sporting. Para o Punto dar 8km/l na cidade com gasol só se trafegar com o giro acima d 5.000 o tempo tdo ou em engarrafamento constante. Imagina o Palio... O Punto faz 11km/l na cidade com gasol. Repito, sem aliviar o pé. fui | Denuncie |

Autor: Leonardo Monteiro
Horroroso este carro... Sinceramente! | Denuncie |

Autor: ricardo cardoso
Tchutchuquim o carro. Pode até realmente ser uma cópia do Sandero, porém, muito mais melhorada. Motor 1.6 com economia de 1.4 e desenvolvimento de 1.8, ha fala dério galera. Só mesmo quem não entende de veículos pode falar umas asneiras dessas que aqui li. Bão demais e com certeza será o carro do ano | Denuncie |

Autor: Antonio Luc
No Chile chega a versão do Palio Europeu, mais barata e com direção elétrica assistida...merecemos menos que os Chilenos? | Denuncie |

Autor: Antonio Luc
Gostaria de saber mais sobre os detalhes técnicos. Muitas montadoras dizem que é um carro novo, mas usam simplesmente fazer uma maquiagem e recolocar no mercado. Uma analise menos tendenciosa por parte daqueles que fazem esse editorial justificaria o preço cobrado pelo produto em prol dos dois lados. | Denuncie |

Autor: wagner cunha
Infelismente tenhu que reconhecer que o carro ficou muito infereior as versões anteriores ! | Denuncie |

Autor: Helbert DF
O cara que sai de casa e compra um carro desse merece tratamento... Não tem nada de bom nesse carro: É feio, consome muito e é caro demais! 46K ??? Piada! Por isso que o governo cedeu ao lobby das montadoras brasileiras. Elas não tem competência nem moral pra concorrer com os importados. | Denuncie |

Autor: helvecio sa
ACHO QUE ISSO É ELOGIO TENDENCIOSO. UMA CARROCINHA DESSA AÍ SEI LÁ POR (46.000,00) ISSO MESMO QUARENTA E SEIS. COM UM CONSUMO DESGRAÇADO DESTES? SÓ OTÁRIO PARA COMPRAR. POE ESSSE PREÇO, COMPRARIA UM MUITO MELHOR EM ECONOMIA, SEGURANÇA E TUDO MAIS . CHEGA DE CARROCINHAS CARÍSSIMAS. | Denuncie |

Autor: DEMERVALDO ALMEIDA
Esse carro ficou uma cópia simplificada do SANDERO. É uma pena porque o Pálio sempre foi um carro legal e agora tá com um desenho muito pior do ue os anteriores. A traseira, como eu disse, parece um mini-sandero. | Denuncie |

Autor: Pedro Piraua
Sobre as lanternas traseiras desse carrinho, parecem lanternas traseiras de carro econômico Polonês dos anos 80...HAHAHA! | Denuncie |

Autor: Antonio Fonseca de Oliveira
To Jack: Vc equivocou-se na interpretação do comentário. A idéia ñ foi o comparativo entre Palio e Up, até pq o Up compara-se a Twingo e Ford Ka em design, size, space. Foi em relação à tendenciosidade no uso de adjetivos para veículos de diferentes montadoras. A mídia apoia quem paga para isso... | Denuncie |

Autor: Hudson
O Pedro....não existe carro atual 1.6 com comsumo de carro 1.6 antigo. Sabe pq? Pq os antigos eram menos potentes. Quer um exemplo de economia, conforto e falta de potencia ? Corcel II 1.6 .... Quer economia ? compre um....mas se prepare para ficar atras de qq 1.0 moderninho. | Denuncie |

Autor: Hudson
Deviam ter colocado a lanterna do corsa hatch....é mais bonita.Sinceramente, esperava mais do novo Palio....que decepção....vou aguardar a evolução do Bravo e daqui uns dois anos talvez compre um....Novo Palio....nem pensar. | Denuncie |

Autor: Jack Bauer
Para Antonio: O VW UP faz parte de outra categoria e tem muita tecnologia e segurança, surprendentes para seu tamanho. Já o Palio que tem apelo esportivo não empolga mesmo, não tem nenhuma novidade, além de ser feioso. | Denuncie |

Autor: Jack Bauer
As lanternas traseiras são as mais feias que eu já vi. O interior cheio de vermelho e madeira no painel ??? Mas o pior é o preço: R$ 46 mil num carrinho desses ????? | Denuncie |

Autor: mario martins ferraz
É isso ai pessoal a campanha lixo a prêço de luxo esta cada vez mais forte no Brasil,ñ comprem carro zero durante algum tempo , deixe só para os ricos,o consumidor povão só tem a ganhar,vamos aderir.Fui | Denuncie |

Autor: Marco Nascimento
Discordo do comentário da reportagem qdo dizem que as linhas do carro não são convincentes. O design ficou bonito, o motor é muito bom, mas consumo e espaço interno poderiam ser melhores. O motor flex torna o consumo péssimo, pois ñ há como fazer um ajuste que beneficie 2 combustíveis. Fica capenga. | Denuncie |

Autor: mario martins ferraz
A reportagem ñ diz claramente sobre itens de segurança de série,pq será.O Brasil ñ vai ser enganado por aparencias,sem Air Bag e Abs de série não vamos comprar e nem com esse prêço sugerido.Fui | Denuncie |

Autor: Luiz Miranda
É complicado demais vc comprar um carro 4 cilindros 1.6 que tem consumo de SUV. Sem falar que a FIAT para não fugir a regra vai mudalo já em julho/12. Mas isso sempre vai acontecer pque sempre tem um para pagar 40 mil ou mais nas porcarias nacionais. GO comprar uma carroça feita de restos de projetos | Denuncie |

Autor: Daniel Pedrosa
Esse consumo tá igual ao do motor 1.8 Powertrain FIAT/GM: ou seja, uma m e r d a! Beberrão demais!!! | Denuncie |

Autor: Jorge Tocafundo
o consumo poderia ser melhor mas os 1.0 também bebem, esta tecnologia flex é um cocô, o carro não fica economico com ou sem mistura. O mercado está estagnado e creio que as vendas em 2012 cairão muito pra qualquer modelo e marca. Se os preços não melhorarem encalham, principalmente os mais esportivos | Denuncie |

Autor: Antonio Fonseca de Oliveira
Será porquê? Na semana passada, saiu uma reportagem no Vrum sobre o VW Up, um carrinho estilo Ford Ka e Twingo. Na matéria, o "mini-carro" (pra ser generoso) recebeu adjetivos como "surpreendente" e outros. E o novo Palio Sporting q ñ se compara ao Up, recebe "ñ convence"e "longe de empolgar"... Pq? | Denuncie |

Autor: Daniel Blah
O Governo aumenta o IPI pq as montadoras nacionais não abrem mão do lucro e não tem competência para produzir um produto de qualidade. Daqui a pouco vão surgir comentátios idiotas elogiando este carro. | Denuncie |

Autor: Pedro Piraua
Que consumo é esse??? LandRoover EVOQUE de 240 cavalos,é mais econômico do que esse fiat .A poucos anos , os motores 1.6 eram bem mais econômicos do que hoje.Carroça. Porque será? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro, Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »




ofertas em destaque