IMPORTADOS

Veloster a caminho, esportivo compacto chega à segunda geração

O esportivo compacto da Hyundai, que causou alvoroço no Brasil, ganha motor turbo de 200 cavalos. A dúvida é se ele voltará a aparecer por aqui com a versão completa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/02/2018 16:56 / atualizado em 19/02/2018 17:17 Geison Guedes - Especial para o Correio /Especial para o Correio
Hyundai/Divulgação
 
Hoje em dia, no Brasil, o setor automotivo está maduro. O mercado é forte, principalmente por causa da presença de diversas marcas. Atualmente, é raro um modelo vir “capado” — com configuração inferior à do apresentado lá fora. O brasileiro está muito mais exigente quando o assunto é conforto, conectividade e segurança. Mas, ainda assim, existem algumas montadoras que insistem em trazer veículos inferiores aos de outros países.

O caso mais retumbante aconteceu pouco mais de sete anos atrás. Em 2011 a Hyundai sacudiu o mercado de automóveis e a imaginação do público ao anunciar a vinda do Veloster ao Brasil. O modelo, um esportivo compacto, seria a porta de entrada para o mundo dos envenenados. No entanto, quando foi lançado por aqui, no ano seguinte, foi uma decepção. Tirando o design ousado, praticamente nada do que foi prometido estava no modelo lançado. Entre diversos vacilos, o maior ficou por parte do motor, em vez de um propulsor de 140 cavalos — como prometido — o Veloster veio com um 1.6 de 128, o mesmo do HB20.

O desgosto do público foi tão grande que a Caoa, empresa responsável pela importação dos veículos da Hyundai no Brasil, resolver parar de trazer o esportivo em 2014. Agora, a montadora sul-coreana acaba de apresentar a segunda geração do modelo durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos. A grande novidade é o motor turbo, que passa a ter 201 cavalos. A expectativa é, será que importadora trará o Veloster? A nova geração começa a ser vendida no segundo semestre nos Estados Unidos e, por enquanto, não existe confirmação se ele vem, ou não, para cá.

Três portas
Hyundai/Divulgação

Da versão que foi vendida por aqui, para a nova geração, a única coisa que não mudou foi o estilo coupé compacto de três portas da carroceria. Tudo foi refeito, do painel de instrumentos às saídas do ar-condicionado, passando pelo console central, volante, portas, painel e a área da central multimídia, inclusive a tela. A grade frontal, os faróis, as lanternas, as saias, os para-choques, o capô e as laterais, tudo foi redesenhado. O interior também está completamente diferente.

Muito além dos 128
Hyundai/Divulgação

Para a nova geração do esportivo, a Hyundai optou por dois conjuntos mecânicos. Um conta com um motor quatro cilindros 2.0 de 147 cavalos e 18,2kgfm de torque aliado a uma transmissão automática de seis velocidades. Essa configuração apresenta três modos de condução: Normal, Sport e Smart. O outro conjunto vem com um propulsor 1.6 turbo de 201 cavalos e 26,9kgfm de torque, esse tem duas opções de câmbio, um manual de seis marchas e outro automatizado de dupla embreagem de sete.

Segundo a sul-coreana, é possível aumentar o torque em um quilo, para 27,9kgfm. O ajuste otimiza a força em média em baixa, ideal para o dia a dia. Um diferencial das versões turbo do Veloster é o sistema Active Sound Design, ele otimiza o som emitido pelo motor e o joga para dentro da cabine, para passar a sensação de maior potência e otimizar a condução do modelo. As opções turbinadas também contam com os três modos de direção.
 
Hyundai/Divulgação
 
 
A Hyundai aposta em uma lista de equipamentos recheada. Ele vem com controles de tração, estabilidade e de vetor de torque, assistentes de partida em rampa, de frenagem, prevenção de colisão, de permanência em faixa e de farol alto, detector de fadiga, alertas de ponto cego e de movimentação traseira, câmeras frontal e de ré, seis airbags e freios a disco nas quatro rodas. Na parte de entretenimento e conforto, ele conta com central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas e navegador/GPS, head-up display, carregamento para smartphone sem fio, abertura das portas e partida sem a chave, ar-condicionado digital e teto solar elétrico.
Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
16 de outubro de 2018
15 de outubro de 2018