Modelo aventura: Ford apresenta versão fora de estrada do Ka

Chamada de FreeStyle, a nova variação do hatch foi batizada de Veículo Utilitário Compacto, uma variação dos famosos SUV's. O modelo chegará às ruas brasileiras no meio do ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/02/2018 23:19 / atualizado em 06/02/2018 23:25 Geison Guedes /Especial para o Correio , Clayton Sousa /Vrum Brasília
 
São Paulo (SP) — De uns tempos para cá, os utilitários esportivos passaram a dominar o mercado de automóveis no Brasil e no mundo. A categoria está tão em alta que as montadoras passaram a apresentar variações. A BMW, por exemplo, foi uma das primeiras a fazer a adaptação. A alemã chama seus modelos de SAV (sport Activity vehicles — veículos de atividade esportiva, em tradução livre), mas não deixam de ser SUVs. A ideia é sempre a mesma, um modelo alto, com pegada de fora de estrada e apto a andar em diversos terrenos.

A Ford acaba de aderir à adaptação dos SUV’s. A montadora apresentou, de forma simultânea aqui (para os mercados brasileiro e latino-americano) e na Índia, um novo estilo de automóvel, o CUV (compact utilitary vehicle), um veículo utilitário compacto. O modelo escolhido para inaugurar a nova classe é o Ka FreeStyle. O veículo surgiu de um projeto global desenvolvido pelos times de engenharia, manufatura e marketing brasileiros. Ele também será apresentado na Europa. Ou seja, é do Brasil — mais precisamente, da Bahia, onde fica a fábrica da empresa americana — para o mundo.

Fora de estrada

O sobrenome FreeStyle surgiu no EcoSport — outro modelo global da marca desenvolvido no Brasil — o Ka, ele é, basicamente, uma versão fora de estrada do hatch compacto. Como todo modelo voltado para o off road, conta com apliques em plástico preto nos para-choques (dianteiro e traseiro), nas laterais e nas caixas de roda. O rack de teto é em alumínio, a grade frontal é em preto fosco e a rodas de liga leve também são em tom escuro. Por ser um fora de estrada, tem suspensão elevada e boa altura de solo.

Acontece que, além dos badulaques típicos dos aventureiros, o veículo mostrado à imprensa especializada tem design ligeiramente diferente do atual, dando margem à interpretação de que esta já é a reestilização da terceira geração do modelo, lançada em 2014. Apesar de ser chamado de utilitário compacto pela marca, o Ka Freestyle nem sequer traz pneus de uso misto, muito menos tração nas quatro rodas, comprovando que está mais para o asfalto de péssima qualidade facilmente encontrado nas ruas do Brasil do que uma possível aventura em trilhas e estradas de terra esburacadas. Vale lembrar que, há menos de um ano, a marca apresentou o Ka Trail também como um utilitário compacto.

Design do interior é mistério

Na avant-première do modelo, o carro não foi mostrado por dentro, mas a Ford revelou que ele terá um interior diferenciado, e nenhuma informação técnica foi liberada. Sabemos apenas que o Ka FreeStyle chegará ao mercado no início do segundo semestre e que contará com o sistema multimídia Sync 3 com tela flutuante, no estilo do EcoSport. Preço, versões, itens de série e conjunto mecânico só serão disponibilizados próximo ao lançamento. Como o público desse tipo de veículo exige certos “mimos”, é possível arriscar algumas previsões.

É quase certeza que ele virá com o motor 1.5, dúvida é se será o mesmo que equipa o Ka normal, ou o novíssimo Dragon apresentado no EcoSport. A transmissão pode ser a manual de cinco ou automática de seis velocidades. Com isso, ele deve contar com duas versões. Pelo estilo dos concorrentes diretos (JAC T40 e Honda WR-V, dois SUVs supercompactos) e pelo preço que a Ford pede pelo Ka Trail, R$ 47,6 mil, é provável que o FreeStyle flutue entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, o que ficaria na mesma faixa do rival chinês e bem abaixo do japonês. (Colaborou Enio Greco*)

* Os jornalistas viajaram a convite da Ford
Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
14 de novembro de 2018
13 de novembro de 2018
12 de novembro de 2018

Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe