Lançamento: Volvo apresenta segunda geração do V60

Volvo apresenta nova geração do V60. O station wagon chega totalmente reformulado e repleto de itens de segurança para fazer frente à onda de SUVs que ganha espaço cada vez maior no mercado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/03/2018 16:55 / atualizado em 05/03/2018 19:19 Geison Guedes - Especial para o Correio /Especial para o Correio
As peruas haviam sumido das ruas. Hoje em dia, é raro ver um exemplar circulando por aí. Se você pensou naquela imagem caricata de uma mulher exageradamente enfeitada, com roupas e acessórios chamativos, ainda que sejam de grifes famosas, enganou-se. As chamadas station wagon, modelo que por muito tempo foi associado a carro de família, geralmente conduzido por mulheres, praticamente desapareceram do mercado com a chegada dos utilitários.
Volvo/ Divulgação

Com o avanço dos SUVs, alguns tipos de veículo como os monovolumes (ou minivans) e até os sedãs médios sofreram com a concorrência. No Brasil a situação é mais drástica, pouquíssimas montadoras apostam na categoria. Uma das poucas marcas que ainda acreditam no potencial do segmento é a Volvo.

A empresa sueca conta, atualmente, com dois modelos de station wagon, o V90 e o V60, este último acaba de chegar à segunda geração. Ele foi apresentado na terra natal da montadora, na capital, Estocolmo. Para mostrar toda a capacidade e versatilidade do veículo, a marca mostrou o V60 em seu ambiente natural, com uma família a bordo no momento de voltar para casa. Segundo a Volvo, essa foi a forma de destacar a tradição da empresa na produção deste estilo de automóvel.
 
Inspiração
 
Quando apresentou a nova geração do XC90 em 2015, a Volvo anunciou que em cinco anos o SUV seria o modelo mais antigo da marca. Desde então, a montadora atualizou praticamente toda a gama. Todos os novos modelos usaram como inspiração o utilitário grande, principalmente no design. O novo V60 tem o mesmo estilo do irmão grandalhão. As linhas ficaram mais retilíneas, o que dá um visual bem mais agressivo à perua.

Os faróis seguem a mesma tendência do resto da família, com a luz de circulação diurna em LED no formato de um martelo, inspirado na arma do deus nórdico do trovão Thor. A dianteira ainda conta com a nova grade, maior e mais imponente que a anterior. A traseira também conta com linhas mais retas. Agora, as lanternas avançam pela tampa do porta-malas e o escape duplo passa a impressão de ter quatro saídas.
 
Volvo/ Divulgação
O interior, como esperado de qualquer modelo da marca, é luxuoso e ficou ainda mais moderno. Como a carroceria, a cabine segue o novo estilo da Volvo. A maior novidade é a tela gigante da central multimídia de nove polegadas, que substituiu o antiquado teclado numérico. O painel de instrumentos também conta com uma tela digital, esta de 12 polegadas. Os materiais utilizados, obviamente, são de alta qualidade, como couro, alumínio, aço escovado e plástico soft touch.
Volvo/ Divulgação

Antes de tudo, seguro

A Volvo tem uma máxima: “nenhuma pessoa deve morrer ou se ferir gravemente dentro de um veículo da marca”. Essa afirmação é levada muito a sério pela montadora. Por isso, o V60 conta com toda a expertise da marca no assunto segurança. Entre os itens disponíveis, ele é equipado com o City Safety, com tecnologia autobrake, que usa sistemas de frenagem automática e detecção de obstáculos para ajudar o motorista a evitar colisões em potencial, além reconhecer pedestres, ciclistas e animais de grande porte.

O sistema ainda auxilia o motorista para evitar possíveis batidas frontais, com veículos em faixas contrárias. O Pilot Assit atua na condução, aceleração e frenagem do carro em velocidades de até 130km/h, é uma evolução do piloto automático adaptativo. O V60 ainda conta com assistente de permanência em faixa, que não só avisa o motorista, como o auxilia também em uma possível invasão da via de rolamento. Tudo isso sem contar os básicos — para este tipo de veículo — controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e no mínimo seis airbags.
Volvo/ Divulgação

No que remete ao conforto, ele conta com ar-condicionado digital e quadri zone, teto solar elétrico e panorâmico, a tela do painel de instrumentos ajusta a luminosidade de acordo com a quantidade de luz da cabine, os controles de temperatura, navegador, mídia e telefone podem ser acessados por comando de voz, o sistema de som de 600W de potência conta com assinatura da Harman Kardon (uma das melhores empresas do mundo no assunto), além de ajustes elétricos, como bancos, retrovisores e abertura e fechamento do porta-malas.

Volvo/ Divulgação
 

Força híbrida

 

Outra meta estabelecida pela montadora sueca é que, a partir de 2019, todos os modelos da marca deverão contar com opções elétricas ou híbridas. Dessa forma, o V60 já chega com opções de T8 e T6 de motor a combustão e elétrico. Além dos T6 e T5 movidos apenas a gasolina. Por enquanto, confirmado para o Brasil, apenas a versão Momentum com o propulsor T5 e ainda sem preço definido. O certo é que ele chega no segundo semestre. É possível que a marca faça como fez com o XC90: em um primeiro momento traga as versões normais e depois, a híbrida.

A T5 utiliza um motor 2.0 turbo de 254 cavalos e 35,6kgfm de torque. Que aliado à transmissão automática de oito velocidades permite, segundo a marca, uma aceleração de 0 a 100km/h em 6,8 segundos, número muito bom, principalmente se tratando de um veículo de mais de duas toneladas. O V60 conta com três modos de condução pré-programados e um que o próprio motorista pode estabelecer, todos otimizam propulsor, câmbio, freio, controle de estabilidade e start/stop para uma condução diferenciada. A lista completa de equipamentos ainda não foi divulgada pela sueca.
Encontre seu veículo

Veículos

Últimas notícias

ver todas
19 de setembro de 2018
18 de setembro de 2018
17 de setembro de 2018