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Estado de Minas COMPARATIVO

Duelo de salto alto - Chevrolet Tracker 1.8 LTZ x Ford Ecosport 2.0 Titanium

Estes modelos têm em comum boa altura do solo e posição de dirigir elevada. Além disso, as linhas da carroceria agradam e há muitos itens de conforto, conveniência e segurança


postado em 15/12/2013 19:07 / atualizado em 16/12/2013 10:06

O Chevrolet Tracker chegou este ano e agradou o consumidor(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
O Chevrolet Tracker chegou este ano e agradou o consumidor (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
 

 

Os utilitários-compactos caíram no gosto do brasileiro. O Ford EcoSport inaugurou o segmento e depois foi seguido por outros fabricantes. O Chevrolet Tracker começou a ser vendido este ano e tem dimensões semelhantes às do Ford. Confira qual deles leva a melhor.

 

VEJA FOTOS DO TRACKER LTZ!

VEJA FOTOS DO ECOSPORT TITANIUM

 

Aventura urbana é com eles

Posição elevada de dirigir é a fórmula ideal para conquistar adeptos, mesmo que as aventuras na terra sejam limitadas pela ausência da tração 4x4. Porém, para rodar em piso ruim, seja asfalto ou calçamento, a suspensão alta é suficiente para o carro não esbarrar em quebra-molas e tampa de bueiro.

Espaço interno

Ambos não são exemplos de habitáculo espaçoso. A distância entre-eixos, que determina o espaço interno, é apenas razoável, pois ambos são derivados de carros compactos. No banco traseiro, três adultos se apertam. O ideal são apenas duas pessoas lá atrás.

Tracker    7    EcoSport    7

O Ford EcoSport lidera as vendas dos utilitários-compactos(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O Ford EcoSport lidera as vendas dos utilitários-compactos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Porta-malas

São pequenos e o do Ford é um pouco maior. Exigem paciência na arrumação para não deixar bagagem de fora. O Tracker tem maior capacidade de carga, são 420kg contra 375kg do EcoSport.

Tracker    8    EcoSport    8

Câmbio

O do Tracker é o automático tradicional com conversor de torque. O do EcoSport é automatizado de dupla embreagem e, às vezes, briga um pouco com o motor. Eles têm seis marchas. A reação de ambos aos comandos do acelerador não é imediata. O do EcoSport tem tecla S (esportiva) para tornar mais rápidas as acelerações e retomadas de velocidade.

Tracker    7    EcoSport    7

O Chevrolet Tracker tem a traseira limpa, com aplique imitando metal(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
O Chevrolet Tracker tem a traseira limpa, com aplique imitando metal (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


Suspensão/direção

O EcoSport transfere menos as imperfeições para o habitáculo e eles têm estabilidade razoável, mas abusar nas curvas é pecado capital. A direção do Ford tem assistência elétrica e o Chevrolet, hidráulica. O diâmetro de giro é menor no EcoSport, o que facilita as manobras em espaços apertados e ao estacionar. O Ford se dá melhor em caminho ruim pela maior altura do solo.

 

Tracker    7    EcoSport    8

Motor/desempenho

Apesar de o Ford ter 200cm³ de cilindrada a mais, as potências são equivalentes. O Chevrolet perde no torque tanto com etanol quanto com gasolina. Os dados de desempenho se equivalem também, mas a GM declara maior velocidade final.

Tracker    8    EcoSport    8

Estilo

A subjetividade impera neste quesito. O Tracker não inova e o EcoSport tem muitos recortes e o visual divide opiniões. O Ford traz o famigerado estepe pendurado na traseira, mas a tampa do porta-malas tem abertura elétrica.

Tracker    7    EcoSport    7


Estepe pendurado na traseira é marca registrada do EcoSport(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Estepe pendurado na traseira é marca registrada do EcoSport (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

Ergonomia

Ambos padecem dos mesmos males, como a ausência de apoio lombar em todos os bancos, o que posiciona incorretamente a coluna, provocando cansaço em percursos maiores.

Tracker    7    EcoSport    7

Conforto/tecnologia

Os dois carros são equipados com sistema multimídia e têm muitos itens de conforto e conveniência. O da Ford tem comando por voz.

Tracker    8    EcoSport    9

Volante com comandos de som e do controle de velocidade(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
Volante com comandos de som e do controle de velocidade (foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)


Consumo

Depende muito da maneira de dirigir, mas os dois motores não são econômicos, principalmente o 2.0 da Ford.

Tracker    7    EcoSport    6

Acabamento/montagem

Razoável nos dois carros, com vantagem para o Tracker. O EcoSport tem alguns componentes muito mal montados, como o plástico que reveste a coluna de direção e a tampa do tanque de combustível, que cai.

Tracker    8    EcoSport    6

Segurança


Os dois são equipados com cintos de segurança de três pontos para todos. O Tracker peca pela falta do apoio de cabeça central para o passageiro do meio. O Ford tem airbags laterais e de cortina entre os opcionais e o Chevrolet apenas os laterais. Apesar do preço, o Tracker não tem controle de tração nem de estabilidade. O EcoSport tem ambos.

Tracker    7    EcoSport    9    

Volante do EcoSport segue também a cartilha do concorrente(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Volante do EcoSport segue também a cartilha do concorrente (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Custo-benefício

As versões são caras, apesar dos muitos itens de série e alguns opcionais. As redes de concessionários são enormes e há unidades em diversos pontos do país. A relação do Ford é melhor.

Tracker    7    EcoSport    8

 

Resultado

 Tracker 88   EcoSport 90


(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


FICHAS TÉCNICAS
FORD ECOSPORT TITANIUM2.0

» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.999cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 140cv (gasolina) e 146cv (etanol) a 6.250rpm e torques máximos de 18,8kgfm (gasolina) e 19,6kgfm (etanol) a 4.500rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado de seis velocidades
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços inferiores e barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo autoestabilizante do tipo twist beam / 6 x 16 polegadas, em liga leve (de série na versão Titanium) / 205/60 R16
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS
A disco na dianteira e a tambor na traseira, com sistema ABS (de série)
» CAPACIDADES
Do tanque, 52 litros; e de carga útil (ocupantes e bagagem), 375 quilos
» QUANTO CUSTA
Na versão Titanium, o EcoSport tem preço básico sugerido de R$ 73.990. Comos opcionais, sobe para R$ 77.990.

CHEVROLET TRACKER LTZ 1.8
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.796cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 140cv (gasolina) e de 144cv (etanol) e torques de 17,8kgfm (gasolina) e de 18,9kgfm (etanol)
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, combarra estabilizadora; e traseira, semiindependente, com eixo de torção / 7 x 18 polegadas, em liga leve / 215/55 R18
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, comassistência hidráulica
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, comABS (de série)
» CAPACIDADES
Do tanque, 53 litros; e de carga útil (passageiros e bagagem), 420 quilos

» QUANTO CUSTA
O Tracker é vendido apenas na versão LTZ, que tem preço sugerido de R$ 72.190. Com todos os opcionais, sobe para R$ 75.690.

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

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