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Estado de Minas PÉ NO PASSADO, OLHO NO FUTURO

Yamaha XV 950 Racer: modelo faz releitura da Midnight Star e recria ares de competições da época

Com estilo retrô e tecnologia atual, modelo abandona os cromados e tem proposta mais sossegada na linha 'café racer'


postado em 03/04/2015 10:50 / atualizado em 03/04/2015 11:00

Modelo chega ao mercado mundial em maio(foto: Yamaha / Divulgação )
Modelo chega ao mercado mundial em maio (foto: Yamaha / Divulgação )
Chega ao mercado mundial em maio, o modelo XV 950 Racer, que é uma releitura da pacata XV 950 Midnight Star, vendida oficialmente no Brasil. Enquanto a Midnight Star (Estrela da Meia-Noite) é uma clássica custom, que oferece conforto, com pedaleiras estilo plataforma, enorme banco e guidão largo, a Racer é o oposto. O estilo abandonou os cromados e a proposta mais sossegada para uma linha do tipo “café racer” dos anos 1950 e 1960, quando a rapaziada se reunia nos cafés em Londres para disputar rachas com as motos preparadas artesanalmente.

Esse tipo de preparação – aliviando o peso, mexendo no motor, mudando o guidão, o escape e o visual – deu origem ao estilo, que é seguido até hoje, só que agora, em vez de preparadas no fundo de quintal, as motos ganharam o requinte de produção em série pelas próprias fábricas para uma clientela que curte a época, mas não abre mão de desempenho e tecnologia atuais. A nova Yamaha XV 950 Racer incorpora essa “pegada”, conservando o motor de dois cilindros em V, de 942cm³ e refrigeração a ar, mas adota um visual característico.

VISUAL
Nada de grandes para-lamas envolventes, como na Midnight. Em vez disso, para-lama bem curto na traseira e minimalista na dianteira. E o banco ganhou um desenho mais esportivo e mais alto em 75mm, com uma capa (removível) na cor da moto, cobrindo o lugar do garupa para conferir um aspecto monoposto, como nas motos de competição. Em vez dos cromados, a pintura preta cobre o motor, o quadro e o escape (que tem uma versão ainda mais esportiva como opcional), além das rodas, que são de liga leve para abrigar pneus sem câmara.
O motor de dois cilindros da XV 950 Racer é refrigerado a ar, desenvolve 52,1 cv a 5500 rpm e 8,1 kgfm a 3000 rpm de torque e oferece forte aceleração em baixas rotações(foto: Yamaha / Divulgação )
O motor de dois cilindros da XV 950 Racer é refrigerado a ar, desenvolve 52,1 cv a 5500 rpm e 8,1 kgfm a 3000 rpm de torque e oferece forte aceleração em baixas rotações (foto: Yamaha / Divulgação )

O estilo café racer fica bem marcado também no pequeno para-brisa e no guidão em alumínio, bem menor e curvado, que também lembra as motos de competição. Com isso, a posição de pilotagem é radicalmente diferente, mais inclinada para a frente, própria para atacar as curvas, que também exigiu pedaleiras mais recuadas e altas, para não raspar com facilidade. Outra característica de época, inspirada nas competições, são as laterais que imitam placas onde era fixado o numeral da moto nas corridas.

MOTOR

O propulsor, com dois cilindros inclinados a 60 graus, conta com injeção eletrônica e foi retrabalhado para dar respostas ainda mais vigorosas, características dos modelos custom. Enquanto na Midnight a potência é de 53,5cv a 6.000rpm, na Racer é de 52,1cv. Só que aparece mais cedo, a 5.500rpm. O torque também segue a tendência. Na Midnight, é de 7,83kgfm a 3.000rpm, e na Racer é ainda maior, atingindo 8,1kgfm aos mesmos ínfimos 3.000rpm. Com esses números, é só acelerar, em qualquer uma das seis marchas, que a Racer responde com um soco na boca do estômago.

Para se adequar ao estilo mais descolado e esportivo, as suspensões também mudaram. Na dianteira, o curso é maior em 9mm, passando para 144mm. Na traseira, os dois amortecedores ganharam reservatório de expansão e mais 6mm de curso, passando para 116mm. Na mesma linha, o painel é arredondado, com tela de cristal. Os freios são a disco, com 298mm de diâmetro, e têm o sistema ABS de série. Para personalizar o modelo, a marca oferece uma série de opcionais, como filtro de ar esportivo, suporte de placa especial e manetes em alumínio.

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