De Monterey (EUA) - Uma fila de 22 automóveis ao lado de uma praia pode valer meio bilhão de dólares? Depende: se a praia for na Califórnia, entre as cidades de Carmel e Monterey, no terceiro domingo de agosto, qualquer exagero quando se fala de automóveis não assusta nenhuma das mais de 10 mil pessoas que pagam US$ 200 para ter acesso ao Pebble Beach Concours d’Elegance. O evento anual acontece desde 1950 e se tornou o mais sofisticado encontro de automóveis antigos do mundo. E, por atrair multidões de colecionadores, acabou levando também outros eventos para a região: desde quarta até domingo, são 12 leilões, corridas na pista de Laguna Seca, desfile de antigos (Tour d’Elegance), encontros segmentados (Concorso Italiano, QuailLodge), dezenas de badalações sociais e até lançamentos de automóveis.
Os automóveis antigos que apareceram em Pebble Beach estão entre os mais raros, valiosos e bem restaurados (ou conservados) do mundo. E lá dificilmente se repete um carro: só em situações especiais, quando, por exemplo, se celebra o aniversário de marca ou modelo.
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LEILÕES A venda de antigos sob o martelo vem ocupando cada vez mais espaço na “Semana Pebble Beach”. Casas leiloeiras famosas no setor, como Bonham’s, RM Auctions, Goodings, Rosso&Stile e Mecum, sempre aumentam o volume de carros e já dividem seus leilões em dois ou três dias para “dar conta” das centenas de automóveis que desfilam em seus eventos. Um recorde foi batido este ano: no leilão de sábado, da Goodings, uma Ferrari Testa Rossa foi vendida por US$ 16,5 milhões (cerca de R$ 28 milhões).
Várias fábricas de automóveis aproveitam a presença de dezenas de milhares de apaixonados, formadores de opinião e jornalistas para lançar modelos e apresentar conceitos. Land Rover, Cadillac, Nissan, Hyundai, Mercedes, Saab-Spyker eram algumas das que ocuparam espaço.
DESFILE O concurso de elegância se restringe ao domingo, das 10h às 18h. De manhã, uma comissão de jurados analisa meticulosamente os carros expostos para definir os melhores de cada categoria e o melhor de todos, o Best of Show. Quem levou o principal troféu este ano foi um carro francês, o Voisin C-25 Aerodyne, de Peter Mullin, um colecionador de Los Angeles. A marca fabricava aviões até a Primeira Guerra Mundial, mas passou depois para os automóveis, que, graças ao seu know-how, eram extremamente leves e aerodinâmicos. O C-25, fabricado em 1934, tem motor de três litros de cilindrada, 100cv, transmissão semiautomática e chega aos 140km/h. Uma curiosidade do carro é o teto deslizante.
Concorso "mezzo" Italiano
Um dos mais concorridos eventos nos dias que antecedem Pebble Beach era o Concorso Italiano, promovido pelo empresário Frank Mandarano, até que ele desistiu de organizá-lo. E o grande encontro que reunia marcas, estilistas, designers e outros charmes italianos entrou em decadência. Mesmo tendo reassumido há três anos, Mandarano não conseguiu restaurar seu brilho. Realizado atualmente no Laguna Seca Golf Ranch, ele exibe automóveis em sua maioria italianos, mas com muita quantidade e pouca qualidade. Este ano, por exemplo, uma belíssima Ferrari “barchetta”(conversível) presente do Comendatore Enzo a Henri Ford II era quase uma exceção entre outros esportivos italianos. O evento perdeu consistência pela falta das raridades que o frequentavam no passado como as Ferraris GTO, Testa Rossa ou California. E, para ocupar seu espaço, Mandarano recorreu a Cadillacs, Corvettes, Mercedes e Porsches, diluindo a atmosfera italiana com marcas europeias e americanas sem referência com o mais famoso design do mundo. E o arrependimento de quem desembolsou US$ 130 (cerca de R$ 220) para admirar no estacionamento do Golf Ranch modelos mais interessantes que os expostos...
Quem ocupou com maestria o espaço (literalmente) perdido pelo Concorso Italiano foi o evento realizado no Quail Lodge, exatamente o mesmo (e também na sexta-feira) ocupado antes por Mandarano. Foi onde se concentrou toda a sofisticação “pré-Pebble Beach”.