Publicidade

Estado de Minas TAMANHO É DOCUMENTO

Menor motocicleta da marca, BMW G 310R chega ao Brasil em 2016

Equipada com motor de um cilindro inclinado para trás, freios ABS e suspensão dianteira invertida, a pequena moto da marca alemã chega ao Brasil no ano que vem


postado em 15/11/2015 13:23 / atualizado em 15/11/2015 13:49

Compacta, a G 310R promete agilidade nas manobras(foto: BMW/Divulgação )
Compacta, a G 310R promete agilidade nas manobras (foto: BMW/Divulgação )

O protótipo da menor motocicleta de toda linha da marca BMW foi apresentado mundialmente pela primeira vez no Salão das Duas Rodas, em São Paulo, entre os dias 7 e 12 de outubro. O local da pré-estreia, porém, não foi por acaso. A motocicleta, batizada de G 310 Stunt, ainda como conceito, virou realidade com o nome de G 310R, e será oficialmente apresentada no Salão de Milão, entre os dias 19 e 22 de novembro, inaugurando a entrada da montadora alemã no segmento de modelos de baixa cilindrada destinado, principalmente, aos mercados da América do Sul e da Ásia.

A pequena naked foi desenvolvida pela BMW em parceria com a indiana TVS e será produzida na cidade de Bangalore, mas também do outro lado do mundo, em Manaus, com previsão de desembarcar em nosso mercado no segundo semestre de 2016. O novo modelo adota características premium, com suspensão invertida na dianteira, com tubos de 41mm de diâmetro e 140mm de curso, e sistema mono na traseira, com balança em alumínio. Os freios são a disco nas duas rodas, com 300mm de diâmetro na dianteira e 240mm na traseira, com sistema ABS integrado.

MOTOR A pinça do freio dianteiro, para maior capacidade de frenagem, tem quatro pistãos, da marca Bybre, ligada à Brembo. O propulsor, com um cilindro, 313cm³ de cilindrada, equipado com refrigeração líquida e injeção eletrônica, adota uma arquitetura diferente do convencional. Em vez de ficar inclinado para a frente, está para trás, além de também contrariar a tradição, com a admissão na parte da frente do cilindro e escape na parte de trás do bloco. Com isso, o conjunto ficou bem mais compacto, permitindo uma reduzida distância entre eixos.

A pequena naked tem rodas de liga leve com aros de 17 polegadas(foto: BMW/Divulgação )
A pequena naked tem rodas de liga leve com aros de 17 polegadas (foto: BMW/Divulgação )


Esse arranjo proporciona também bastante agilidade, características propositalmente explicitadas no protótipo “Stunt”, que, para confirmar essa vocação, estava preparado para acrobacias em sua aparição em São Paulo. A potência do motor é de 34cv a 9.500rpm e o torque de 2,8kgfm a 7.500rpm, auxiliados por um câmbio de seis marchas. Tudo embalado por um quadro de tubos de aço com desenho em grelha. As rodas são de liga leve com aros de 17 polegadas, com pneus de medida 110/70 R na dianteira e 150/60 R na traseira.


BANCO Com isso, a proposta de extrema maneabilidade fica bem desenhada para encarar o dia a dia nas cidades, prevendo, como acessório, a instalação do bauleto para transporte de pequenas cargas, além de cavalete central, setas em LED, punhos aquecidos, entre outros. Porém, o efeito colateral do novo posicionamento do motor, afetou o formato do tanque de combustível, que teve seu volume reduzido, comportando 11 litros, diminuindo a autonomia. O visual foi inspirado no modelo maior, de quatro cilindros em linha, S 1000R, mantendo as características naked.

(foto: BMW/Divulgação )
(foto: BMW/Divulgação )


O painel em tela digital fica montado em bloco sobre o farol e tem indicador de marcha, temperatura, de rotação do motor e computador de bordo. O banco em dois níveis fica a 785mm do solo, mas pode ser regulado para 760mm, ou, como opcional, a 815mm para quem tem pernas mais longas. O peso abastecida é de 158,5kg e a velocidade final de 145km/h. A G 310R, ainda sem preço definido, vai brigar em um segmento cada vez mais aquecido, que já conta com a KTM Duke 390, a Kawasaki Z 300, a futura Yamaha MT-03, derivada da R3, e a Honda CB 250 Twister, por exemplo.

O protótipo Stunt foi apresentado mundialmente em São Paulo(foto: Teo Mascarenhas/EM/DA PRESS)
O protótipo Stunt foi apresentado mundialmente em São Paulo (foto: Teo Mascarenhas/EM/DA PRESS)
(foto: BMW/Divulgação )
(foto: BMW/Divulgação )

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade