Publicidade

Estado de Minas

Dafra Horizon 150 aposta no estilo custom e cromados por R$ 8,1 mil

Com porte de moto maior, o modelo nacional tem estilo custom, banco em dois níveis, guidão mais alto e pedaleiras avançadas. Motor é alimentado pelo obsoleto carburador


postado em 19/01/2016 08:52

Com porte de moto maior, o modelo nacional tem estilo custom, banco em dois níveis, guidão mais alto e pedaleiras avançadas(foto: Dafra/Divulgação)
Com porte de moto maior, o modelo nacional tem estilo custom, banco em dois níveis, guidão mais alto e pedaleiras avançadas (foto: Dafra/Divulgação)

O estilo custom, mais comum aos modelos de maior porte, vai se popularizando também entre as motos menores, como a Horizon, 150 apresentada em outubro de 2015 e que agora chega ao mercado, com preço sugerido de R$ 8.190. Neste segmento, o porte avantajado e os muitos cromados são virtudes, e o peso não é propriamente um defeito. Porém, o conforto, o visual e uma pegada de mais força no motor, ou torque, em vez de potência pura, são obrigações. A nova Horizon 150 segue a cartilha dentro dos limites de um motor de um cilindro, com apenas 149cm³ de cilindrada.

Para ajudar a camuflar a real “identidade” do modelo e conferir uma aparência mais volumosa, de acordo com o figurino preferido do estilo custom, o numeral 150 de identificação do motor, que é pintado de preto, foi omitido na decoração, que ressalta apenas o nome Horizon. Além disso, os pneus sem câmara, que também são mais seguros, com belas rodas de liga leve, com aro de 18 polegadas de diâmetro na dianteira e 15 na traseira, são mais grossos. Especialmente o traseiro, com medida 130/90, assim como os para-lamas, que são mais envolventes e generosos.


As rodas são de liga leve, com pneus mais largos(foto: Dafra/Divulgação)
As rodas são de liga leve, com pneus mais largos (foto: Dafra/Divulgação)


IRMÃ A nova Horizon 150 é a irmã mais nova da Horizon 250, lançada em 2013, com a mesma proposta. Ambas têm tecnologia da marca sul-coreana Daelim, que já chegou a flertar oficialmente com o Brasil no passado e agora volta de forma indireta, em parceria com a Dafra, montada em Manaus. A chegada da Horizon 150, entretanto, provoca a aposentadoria do modelo Kansas 150, que dá lugar à nova família, Horizonte, em português, que, apesar do estilo mais estradeiro, também pretende conquistar a freguesia que roda na cidade.


O motor da Horizon 150 tem um cilindro, equipado com refrigeração a ar e óleo, que gera 12,8cv a 7.000rpm e torque de 1,39kgfm a 5.500rpm, assistido por um câmbio de cinco marchas. Porém, a alimentação ainda é feita através do jurássico carburador. Outro pé no passado é o freio traseiro a tambor, com 130mm de diâmetro, enquanto o freio dianteiro é a disco com 267mm de diâmetro, estilo margarida. Ambos atendem, e, em se tratando do segmento custom, em que a velocidade não é prioridade, a clientela não fica tão contrariada.

O relojão tem modernidade da tela digital complementado pelo indicador de marcha(foto: Dafra/Divulgação)
O relojão tem modernidade da tela digital complementado pelo indicador de marcha (foto: Dafra/Divulgação)


CONFORTO Os itens de conforto estão presentes no espaçoso banco em dois níveis a 720mm de altura, que também facilita o embarque e desembarque. Sentado, o piloto tem à disposição pedaleiras bem largas e avançadas que deixam as pernas mais esticadas. O guidão bem mais alto, estilo “chifre de boi”, completa o triângulo imaginário entre banco, pedaleira e guidão, que determina uma ergonomia mais relaxada de pilotagem, típica dos modelos do segmento. O garfo mais aberto da suspensão dianteira aumenta a distância entre-eixos melhorando a tocada nas retas.


Se por um lado as formas são conservadoras, a modernidade está presente no painel, com um só relojão no centro do guidão, equipado com tela digital, além da lanterna traseira em LED. A suspensão dianteira é convencional, não invertida, com 130mm de curso. A traseira tem dois amortecedores com regulagem na pré-carga com apenas 70mm de curso, que promete castigar os rins do piloto. O tanque tem 14 litros e o peso a seco é de 130kg. O modelo tem ainda cavalete central e a possibilidade de incorporar acessórios como o para-brisas, para pegar estrada.

(foto: Dafra/Divulgação)
(foto: Dafra/Divulgação)

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade