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Estado de Minas ROUPA NOVA PARA PELADA

Honda CB 500F 2016 chega com inovações tecnológicas, mantendo o motor de dois cilindros

Nova geração da Honda CB 500F ganha suspensão dianteira com regulagens, iluminação com LEDs e porte mais encorpado, conservando o motor de dois cilindros de funcionamento suave


postado em 02/08/2016 14:00

(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A primeira atualização da naked CB 500F, modelo 2016, três anos depois de ser lançada, chega com mudanças no visual e também na técnica. Entretanto, o motor permanece o mesmo e também equipa as irmãs CBR 500R, com pegada esportiva, e a aventureira CB 500X. O novo desenho e decoração deixaram o modelo mais encorpado, com pinta de moto maior. É que a inspiração foi baseada na CB 1000R, que por sua vez obedece a uma certa tendência de padronização de estilo da marca para motos “peladas”, de rua, estilo naked.

As abas laterais ao tanque são novas e mais pronunciadas. O tanque também cresceu e agora comporta 16,7 litros, um a mais que o modelo anterior. A tampa também é nova, do tipo basculante esportiva. O conjunto óptico também mudou. Na dianteira, farol com LED, assim como na lanterna traseira. Outra alteração de estilo foi na rabeta, que ganhou entradas de ar para conferir um aspecto mais esportivo. Neste embalo, as alças de apoio do garupa foram camufladas e agora são um ressalto na parte inferior da rabeta, deixando o conjunto mais limpo

SUSPENSÃO As alterações técnicas começam na suspensão dianteira. Embora permaneça com garfo telescópico convencional, não invertido, com 120mm de curso, agora conta com sistema de regulagem na pré-carga, com fácil acesso na parte superior de cada bengala. A suspensão traseira, do tipo mono, com 119mm de curso, também tem regulagem na pré-carga. Desta forma, a moto ganha possibilidade de ajustes conforme o peso e tipo de tocada de cada piloto, que agora também pode regular a altura do manete de freio em cinco posições.

O painel é integralmente digital e tem computador de bordo(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O painel é integralmente digital e tem computador de bordo (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
Outra alteração mecânica, com efeitos estéticos, é o novo escape. Mais curto, ganhou ponteira com formato hexagonal, conforme estilo atual, que também produz um som mais encorpado e agradável. O quadro em tubos de aço, do tipo diamond, com o motor fazendo parte da estrutura, não mudou. Alumínio, mais leve, só nas rodas com aros de 17 polegadas de diâmetro, que agora são calçadas com pneus Dunlop. Já o freio dianteiro ganhou nova pinça, da marca Nissin, com “discão” único de 320mm de diâmetro e o traseiro, disco de 240mm. O conjunto tem opção de ABS.

A posição de pilotagem é mais natural e a tocada fácil(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A posição de pilotagem é mais natural e a tocada fácil (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
ANDANDO Mais despojado, o estilo naked, sem grandes firulas estéticas, se enquadra bem no vaivém do trânsito dos grandes centros. Para tanto, a nova CB 500F tem uma posição de pilotagem mais natural, com pedaleiras centrais e guidão com boa altura. O banco, porém, em dois níveis e bipartido, é mais puxado para uma esportiva. Uma característica, que, por outro lado, oferece mais dirigibilidade na hora da adrenalina nas estradas. Para ajudar na pilotagem, um painel totalmente digital, que inclui o computador de bordo com indicação de consumo imediato e médio.

O motor, com dois cilindros em linha e 471cm³ de cilindrada, fiel à proposta do modelo, é bastante redondo e com baixa vibração. Desta forma, os 50,4cv a 8.500rpm e o torque de 4,55kgfm a 7.000rpm não foram programados para oferecer aquela pegada arrepiante, embora vigorosa. Para uma condução mais esportiva, é necessário esticar e trabalhar mais o preciso câmbio de seis marchas. Aí, pela facilidade de condução, a diversão fica garantida. O modelo standard tem preço sugerido de R$ 26 mil. O modelo equipado com freios ABS, R$ 28 mil.

A suspensão dianteira ganhou regulagens na pré-carga(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A suspensão dianteira ganhou regulagens na pré-carga (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

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