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Estado de Minas

TESTE: Nissan Sentra Unique 2.0 16V

Sedã médio tem como novidades principais na linha 2016 os sistemas de controle de estabilidade e tração, além da plataforma Connect, que interage com redes sociais


postado em 02/08/2015 18:49 / atualizado em 02/08/2015 19:05

(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A série especial Unique passa a ser a versão mais sofisticada do Sentra. O sedã médio da Nissan faz sucesso no mercado nacional e é o terceiro mais vendido, ficando atrás dos também japoneses Corolla e Civic. Apesar de ser a carroceria menos prática, os sedãs são adorados pelos brasileiros. As principais novidades do Sentra 2016 são os controles de tração e estabilidade aplicados a partir da versão SV, a primeira com câmbio automático CVT. Fica fora do importante equipamento de segurança, a versão S, de entrada, com câmbio manual de seis marchas. O sistema de conectividade está presente a partir da versão SL, abaixo da Unique.

ACERTO
O que mais impressiona no Sentra é o acerto do conjunto, um carro muito equilibrado em todos os sentidos, pois alia prazer de dirigir e conforto também aos ocupantes do banco traseiro. Além do amplo espaço para as pernas, a suspensão, que não é sofisticada, absorve bem as imperfeições do solo sem o incômodo da transferência intensa aos passageiros. A direção leve em manobras e firme em alta aumenta a segurança e satisfação na condução.

Linhas limpas e retilíneas, rodas exclusivas aro 17 e os faróis proporcionais harmonizam o conjunto. Comportamento dinâmico é previsível em todas as situações(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Linhas limpas e retilíneas, rodas exclusivas aro 17 e os faróis proporcionais harmonizam o conjunto. Comportamento dinâmico é previsível em todas as situações (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
SEGURANÇA Além dos itens básicos de segurança, como apoio de cabeça e cinto de três pontos em todos os assentos, e os obrigatórios freios ABS e airbag duplo frontal, o Sentra tem airbags laterais nos bancos dianteiros e os de cortina. Há também sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis no banco traseiro. Controles de estabilidade e tração completam a segurança. O primeiro evita a perda de estabilidade. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em saídas de frente e de traseira. Nessas situações, o sistema diminui a rotação do motor e aumenta a pressão no freio da roda que está perdendo aderência. E o controle de tração detecta deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, retomando o controle do carro. A partir do ABS derivam outros sistemas de segurança, que deveriam ser obrigatórios em todos os veículos. Assim, seria possível diminuir o preço. A carroceria tem aço ultrarresistente, ficando mais leve e segura.

DIRIGINDO
O desempenho não empolga, mas acelerações e retomadas são feitas em tempos aceitáveis. O câmbio CVT, de infinitas relações de transmissão, é tão eficiente quanto barulhento nas ultrapassagens. Ouve-se o urro do motor. O motorista tem ajustes de altura do banco e da coluna de direção, que tem o de distância. A posição de dirigir é boa, mas o assento curto não apoia bem as pernas de motoristas mais altos. Característica dos carros japoneses, mirando no biótipo deles. A versão topo de linha não tem apoio lombar, que evita fadiga quando se permanece mais tempo ao volante, seja no trânsito ou em viagens longas. Mancada para um carro que custa quase R$ 90 mil.

ESPAÇO
Tanto o habitáculo quanto o porta-malas têm espaços avantajados. Nada de aperto. O senão do porta-malas são as alças que seguram a tampa. Modelos dessa categoria merecem molas a gás. As alças, chamadas de pescoço de ganso, esbarram na bagagem, impedindo o fechamento da tampa e diminuindo o espaço. A maioria dos carros utiliza as alças, inclusive os mais luxuosos.

CONCLUSÃO
A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. O Sentra está na 7ª geração, que foi lançada nos EUA e no Brasil em 2013. O carro tem linhas limpas, retangulares e o visual agrada bastante. Prova disso é o desempenho no mercado.

 

Espaço no banco traseiro para pernas e na largura é um dos destaques do modelo(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Espaço no banco traseiro para pernas e na largura é um dos destaques do modelo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

De fácil acesso e manuseio; confira o desempenho do Sentra nas avaliações

Um dos atrativos do Sentra 2016 é o sistema Nissan Connect, que permite a conectividade do carro com aplicativos de smartphones. É item de série para a versão SL e a série especial Unique. Prático e funcional, o sistema tem um pacote de serviço que é gratuito para os três primeiros anos após a compra do carro, mas seu funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app. Por meio dele é possível acessar as redes sociais e localizar pessoas que também estejam conectadas. O Bluetooth é disponibilizado desde a versão de entrada e, graças aos comandos no volante, é possível fazer a interação entre o celular e o sistema de som sem desviar a atenção da direção. Por meio da tela sensível ao toque, motorista e passageiro visualizam a agenda telefônica e a lista de músicas, além das informações do sistema de navegação. E detalhe: o GPS responde a comando de voz em português.

 

Na traseira, destaque para as lanternas que invadem a tampa do porta-malas e para a câmera de ré(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Na traseira, destaque para as lanternas que invadem a tampa do porta-malas e para a câmera de ré (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

FICHA TÉCNICA
» MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.997cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potência máxima de 140cv (gasolina/etanol) a 5.100rpm e torque máximo de 20kgfm (gasolina/etanol) a 4.800rpm

» TRANSMISSÃO

Tração dianteira e câmbio automático Xtronic CVT

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, tipo McPherson e barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção e barra estabilizadora integrada / 6,5 x 17 polegadas de liga leve/ 205/50 R17

 

Com distância entre-eixos de 2,70m, o sedã conta com espaço interno amplo, que garante conforto para todos(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Com distância entre-eixos de 2,70m, o sedã conta com espaço interno amplo, que garante conforto para todos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

» FREIOS

Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD

 

Porta-malas é enorme, mas alças de sustenção da tampa poderiam dar lugar a molas a gás(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Porta-malas é enorme, mas alças de sustenção da tampa poderiam dar lugar a molas a gás (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

» CAPACIDADES
Do tanque, 52 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 437 quilos

EQUIPAMENTOS
» Série

Chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; faróis de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por Bluetooth; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control - VDC); conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect™, entre muitos outros.

 

Painel bicolor usa material emborrachado na parte superior e volante com diversos comandos(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Painel bicolor usa material emborrachado na parte superior e volante com diversos comandos (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

» Opcionais
Não tem

QUANTO CUSTA

O Nissan Sentra Unique tem preço
sugerido de R$ 87.490.

 

Motor 2.0 usa corrente, que dispensa manutenção, em vez de correia dentada(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Motor 2.0 usa corrente, que dispensa manutenção, em vez de correia dentada (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 10
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 8
Custo/benefício 8

 

Sedã abusa dos cromados na grade dianteira e os faróis contam com LEDs. Vincos acentuados do capô se estendem até o para-choque, que foi redesenhado(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Sedã abusa dos cromados na grade dianteira e os faróis contam com LEDs. Vincos acentuados do capô se estendem até o para-choque, que foi redesenhado (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
As portas têm boa montagem, exceto a dianteira direita, desalinhada. A tampa do porta-malas tem montagem razoável, assim como o capô. A qualidade da pintura é boa. REGULAR

Câmbio CVT é eficiente, mas muito barulhento nas trocas(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Câmbio CVT é eficiente, mas muito barulhento nas trocas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Vão do motor
O isolamento acústico tem resultado apenas razoável em relação ao habitáculo, com o motor em rotação elevada. O motor e seus componentes externos preenchem bem o vão, que tem aspecto organizado e limpo. O acesso à manutenção, em geral, é satisfatório, assim como o manuseio e identificação dos componentes de verificação constante. O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado aberto por vareta manual. POSITIVO

Altura do solo

Com carga máxima não ocorreram interferências com o solo numa condução prudente sobre piso irregular usual, na transposição de quebra-molas e em saídas de garagem com desnível. POSITIVO

Climatização

O sistema é automático digital. A caixa de ar tem sete velocidades e está bem vedada. O teto solar, de acionamento elétrico, tem correta blindagem ao sol, com tampa deslizante manual. Os quatro difusores de ar têm boa vazão e angulação, e há opção de vedação independente do fluxo de ar. Para os passageiros de trás não tem difusor de ar especifico, mas há regulagem de temperatura individual para condutor e passageiro. POSITIVO

Freios

O ABS tem ótima calibragem, o pedal de freio boa sensibilidade e o sistema reações equilibradas nos dois eixos. Não ocorreu superaquecimento com perda de eficiência frenante depois de uso mais constante em longa decida sinuosa, com carga máxima e em velocidade. Estão muito bem dimensionados para a massa do veiculo e performance do motor. POSITIVO

 

Versão tem teto solar como equipamento de série(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Versão tem teto solar como equipamento de série (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

Câmbio
É o moderno XTRONIC CVT com transmissão continuamente variável e over drive. Funciona muito bem, sem trancos e ruídos. Tem a opção de uso mais reduzido (L), fazendo o freio motor, e no quadro de instrumentos há display informando o modo selecionado. Proporciona uma ótima dirigibilidade, boa aceleração e eficientes retomadas de velocidade, além da suavidade de marcha característica do CVT. POSITIVO

Motor

Proporciona uma condução agradável no uso misto e, mesmo com carga máxima e ar-condicionado ligado satisfaz numa topografia irregular normal. Não tem o reservatório auxiliar de gasolina para partida a frio. POSITIVO

Vedação

Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos

O efeito aerodinâmico é contido até 120km/h, passando a crescente com a velocidade. É alto o nível de ruídos do habitáculo. NEGATIVO

Suspensão

A estabilidade é ótima no contorno de curvas de raios variados e pela precisão, com inclinação mínima da carroceria. Os controles eletrônicos de estabilidade e tração atuaram com precisão numa condução esportiva, sobre piso de asfalto seco e terra batida. O conforto de marcha é bom, mesmo equipado com pneus da série 50. POSITIVO

Direção

A precisão na reta e em curvas é boa, assim como a velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso, e o volante boa pega. A assistência variável é elétrica, com cargas bem definidas em conforto para o uso urbano e em manobras de estacionamento, sendo firme e com boa sensibilidade na estrada. POSITIVO

Iluminação

Tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e parassóis. O novo grupo óptico dianteiro, com dupla parábola, apresentou boa eficiência no baixo/alto e conta com auxiliares de neblina. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Na área do teto tem uma lanterna central e conta com duplo spot fixo, que acendem ao abrir as portas, instalado no plafoniê do teto. Apenas o interruptor do vidro do motorista tem iluminação dia/noite. REGULAR

 

Rodas de liga leve aro 17 polegadas, com desenho esportivo(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Rodas de liga leve aro 17 polegadas, com desenho esportivo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 

 

Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso na medida 205/50R17. Está instalado dentro do porta-malas. A operação de troca é normal e facilitada pelo fato de os cubos de roda terem prisioneiros fixos. POSITIVO

Limpador de para-brisa

Não tem sensor de chuva. Os dois jatos dos esguichos são no tipo spray em “V”, com boa vazão e abertura. Quando acionados, ativam automaticamente palhetas de boa qualidade que varrem uma área muito boa. É fácil o acesso ao reservatório de água, instalado dentro do vão do motor. REGULAR

Alarme

A chave de ignição é especial e pode permanecer no bolso do condutor, pois a sua proximidade libera o comando start/stop instalado no painel. Não tem comutador de ignição. Há proteção perimétrica das partes móveis. No veículo em teste está instalada a proteção volumétrica (acessório), porém a sua tonalidade preta destoa do conjunto predominante na cor bege do habitáculo, além de ter o chicote aparente nas colunas A. Todas as portas têm a função um toque para descer/subir os vidros, e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. Ao dar comando para travar as portas os vidros sobem automaticamente. POSITIVO

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é de 503 litros e o encontrado foi de 579 litros.

www.danieltecnodan.com.br
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

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