Publicidade

Estado de Minas O REI DA MORDOMIA

Teste: Volvo XC90 T6 impressiona pela tecnologia e acabamento sofisticado

Volvo XC90 T6 chama a atenção pela robustez e linhas modernas de sua carroceria, mas se destaca também pelo bom espaço interno, desempenho e tecnologia


postado em 05/09/2016 15:44 / atualizado em 05/09/2016 16:13

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
O segmento de utilitários-esportivos de luxo tem concorrentes de peso entre as principais marcas alemãs, mas, correndo por fora, a sueca Volvo se mantém no mesmo nível, oferecendo produtos de alta qualidade. É o caso do XC90 T6, modelo de design moderno, acabamento sofisticado, conjunto mecânico eficiente e com muita tecnologia voltada para a segurança e condução semiautônoma. O grandalhão não fica devendo nada para a concorrência e está sendo comercializado na configuração de sete lugares, opção interessante para famílias maiores. Além disso, traz vários itens de conforto e conveniência que tornam a viagem ainda mais interessante. O preço é salgado, mas fica abaixo dos principais modelos concorrentes.

ESTILO Foi-se o tempo em que design não era o ponto forte dos automóveis da Volvo. No passado, a marca sueca ficou conhecida por desenvolver modelos seguros, mas com visual pouco atraente. Mas de uns anos para cá, a história mudou. O Volvo XC90 é um exemplo dessa mudança, pois o utilitário tem estilo moderno, com a frente imponente. Os faróis principais e os de neblina usam LEDs, criando uma linha horizontalizada na dianteira. A grade tem moldura cromada e elementos verticais paralelos, enquanto o para-choque ganha um toque de esportividade com o defletor de ar na parte inferior. A robustez é acentuada pelos vincos no capô. As laterais são limpas e lisas, tendo somente um vinco acima das maçanetas. Na traseira, um spoiler na parte alta e lanternas verticais que emolduram a tampa do porta-malas, que conta com abertura e fechamento elétricos. O toque de sofisticação fica por conta do teto solar panorâmico que se abre até o banco traseiro.

ESPAÇO O Volvo XC90 tem sete lugares, todos com apoio de cabeça e cintos de segurança de três pontos retráteis. Conta ainda com assento elevado (booster) para crianças e pontos de fixação (Isofix) para cadeirinhas infantis. É um utilitário espaçoso, com bancos dianteiros muito confortáveis, com ajustes elétricos, inclusive lombar e da extensão do assento, para dar melhor apoio às pernas. E para quem sente muito frio, tem até aquecimento dos bancos. A segunda fileira tem bancos individuais, mas o do meio perde um pouco em conforto devido ao túnel alto no assoalho e à saliência do apoio de braço embutido no encosto. Mas eles são reclináveis e dispõem de ajustes individuais para o ar-condicionado.

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
A terceira fileira tem dois bancos escamoteáveis que ficam embutidos no compartimento de bagagem. São fáceis de ser montados e desmontados, mas além de oferecer pouco espaço, são de acesso ruim. Servem mais para crianças pequenas. Com a terceira fileira de bancos montada, o porta-malas fica com pouco espaço, mas na configuração de cinco lugares a área para bagagem é boa.

SOFISTICADO
Outro quesito que o XC90 não fica devendo nada para os concorrentes alemães é o acabamento interno, que é feito com materiais de excelente qualidade e montagem zelosa. O couro que reveste os bancos é macio, mas a cor clara é um convite à sujeira. O painel é moderno, funcional, e tem todos os comandos bem localizados, facilitando a vida de quem senta na frente. O motorista tem todos os recursos para encontrar a melhor posição de dirigir e ainda conta com instrumentos digitais de fácil visualização, volante com comandos do som, computador de bordo e controlador de velocidade e o head-up display, que projeta algumas informações no para-brisa para que não seja preciso tirar os olhos da via. Tudo pela segurança

O interior do utilitário é sofisticado e conta com materiais de boa qualidade...(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
O interior do utilitário é sofisticado e conta com materiais de boa qualidade... (foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
TECNOLOGIA Aliás, como não poderia deixar de ser, a segurança é um dos pontos fortes desse Volvo. O modelo conta com importantes sistemas que detectam a possibilidade de acidente e alertam o motorista, chegando a fazer interferências na condução. O Lane Keeping, por exemplo, detecta se o motorista está mudando de faixa sem sinalizar e faz um discreto movimento na direção, com vibração no volante, retornando o veículo à faixa. Ele conta ainda com sistemas que alertam sobre a possibilidade de batidas frontais e laterais, detectando a aproximação de veículos no ponto cego. Para ligar e desligar o motor basta girar um botão no console. O modelo conta ainda com um seletor com quatro modos de direção: eco, que proporciona economia de combustível; comfort, para uso no cotidiano; off-road, ideal para pisos irregulares; e dynamic, para uma tocada mais esportiva.

...além de trazer muita tecnologia para conforto e conveniência(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
...além de trazer muita tecnologia para conforto e conveniência (foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)

A terceira fileira de bancos tem espaço limitado, ideal para crianças, e com acesso ruim(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
A terceira fileira de bancos tem espaço limitado, ideal para crianças, e com acesso ruim (foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
DESEMPENHO O motor que equipa o XC90 tem uma verdadeira cavalaria (320cv) que proporciona desempenho impecável. Se você pisa fundo no acelerador, sente logo as costas sendo pressionadas contra o encosto do banco. O utilitário é realmente esportivo. O câmbio automático de oito marchas faz trocas suaves e detecta a maneira de dirigir do motorista, fazendo as mudanças no tempo certo. Mas as trocas manuais só podem ser feitas na alavanca, pois o modelo não tem aletas atrás do volante. O utilitário anda muito e tem suspensões ajustadas para proporcionar boa estabilidade e conforto, mesmo em pisos irregulares. A direção foi bem calibrada e, apesar de ser um carro grande, gira bem na hora de fazer manobras. E os freios, com a ajuda da eletrônica, garantem total segurança. O XC90 é uma boa opção para quem quer sofisticação, conforto, segurança, tecnologia e desempenho gastando um pouco menos.

CONECTIVIDADE
Uma central de inteligência
Antes de sair dirigindo o Volvo XC90 é importante fazer uma leitura atenta do seu manual, pois o utilitário-esportivo é dotado de tanta tecnologia que merece uma atenção especial. O modelo conta com uma tela central tátil no painel que mais parece um iPad. Por meio dela é possível acessar todos os sistemas de segurança do veículo, como o controle de estabilidade, o alerta de mudança de faixa, a assistência para estacionar, o alerta de distância do veículo da frente, além de visualizar informações sobre sinalização enquanto utiliza o GPS. Câmeras detectam a aproximação de veículos e o sistema de conectividade possibilita o rápido emparelhamento com smartphones, permitindo o acesso a mensagens e arquivos de músicas e imagens, com o auxílio do Apple CarPlay. Para os motoristas menos hábeis, o XC90 conta com sistema que auxilia a entrar e sair de vagas paralelas ou perpendiculares. Um pacote de mordomias que valoriza o passe do grandalhão sueco.

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
FICHA TÉCNICA

» MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.969cm³ de cilindrada, que desenvolve potência máxima de 320cv a 5.700rpm e torque máximo de 40,8kgfm entre 2.200rpm e 5.400rpm

» TRANSMISSÃO
Tração integral AWD e câmbio automático de oito velocidades, com opção de troca manual

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Pneumática, sendo a dianteira, independente, com braços triangulares duplos; e traseira do tipo multilink e barra estabilizadora / 7,0 x 19 polegadas (alumínio) / 235/55 R19

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

» FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com sistema ABS, distribuição da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BAS)

» CAPACIDADES
Tanque de combustível, 71 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 465kg

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
EQUIPAMENTOS

» DE SÉRIE
Ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração, bancos dianteiros com regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, assentos traseiros com booster integrado para crianças, terceira fileira de bancos, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de condução que controla freio, acelerador e a direção, nova geração do City Safety, que detecta carros, pedestres e ciclistas mesmo no escuro, freando o carro automaticamente em cruzamentos ao detectar um carro vindo em sentido contrário, sistema de proteção em saída de estrada, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico anti-capotamento, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, assistente de estacionamento em vagas perpendiculares e paralelas, assistente de partida em aclive, controle de frenagem em descida, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, faróis principais e de neblina com LEDs, rodas de liga leve de 19 polegadas, sistema de áudio Bowers & Wilkins, Head Up Display, que projeta as principais informações do painel no para-brisa, alerta de tráfego lateral e de colisão traseira, alerta de ponto cego, sete airbags, istema de navegação com 3D, revestimento dos bancos em couro e teto solar panorâmico elétrico, sensor de chuva, start/stop, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, e volante com regulagem de altura e distância.

» OPCIONAL
Não tem

QUANTO CUSTA?

O Volvo XC90 T6 é vendido na versão Momentum por R$ 319 mil e na Inscription, R$ 363 mil.

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press.)
NOTAS (0 A 10)

» Desempenho 10
» Espaço interno 9
» Porta-malas 8
» Suspensão/direção 9
» Conforto/ergonomia 10
» Itens de série/opcionais 10
» Segurança 10
» Estilo 9
» Consumo 8
» Tecnologia 10
» Acabamento 10
» Custo/benefício 9

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade