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Estado de Minas REVISÕES HYUNDAI

Cuidado com a publicidade!

Marca anuncia valores garantidos de serviços, mas nem todas as concessionárias cumprem


postado em 09/02/2011 19:29 / atualizado em 09/02/2011 19:55

Há revenda pedindo até R$ 929,50 para revisão de i30,
Há revenda pedindo até R$ 929,50 para revisão de i30, "tabelada" em R$ 173,32 (foto: Hyundai/Divulgação)
Uma das primeiras preocupações de quem compra um carro importado é com o custo da manutenção, principalmente das revisões, quando se fala em um longo período de garantia. A Hyundai, cujos veículos são garantidos por cinco anos, apregoa em vasta publicidade espalhada por grandes veículos de comunicação do Brasil, na semana passada, ter os “custos de peças e revisões mais competitivos do mercado”. E sob o título “preço de revisão garantido” divulga uma tabela de preços de revisões, que vão dos 10 mil aos 60 mil quilômetros para os modelos i30, Tucson, ix35, Santa Fe, Veracruz, Sonata e Azera. Ainda de acordo com a publicidade, “durante os cinco anos de garantia você não paga nada além dos itens indicados na tabela de preços de revisão”. Pena que, na prática, a teoria parece ser outra.

Tomando como base o i30, a reportagem ligou para concessionárias de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Somente em São Paulo as revendas informaram prontamente o valor de R$ 173,32, “garantido pela Hyundai”, para a revisão de 10 mil quilômetros do modelo (manual ou automático). Muitas ainda acrescentaram que, se o cliente quiser, é recomendado fazer o alinhamento e o balanceamento, que ficam em R$ 160 (também conforme a tabela), mas não é obrigatório dentro dos termos de garantia. A informação correta também foi passada pelas concessionárias Ago-República e Seoul Motors, no Rio. Mas parou por aí.

SE COLAR A tentativa de tirar dinheiro do consumidor não tem limites e os abusos vêm de diversas formas. A primeira delas é a de empurrar a revisão “completa”, termo que só é explicado depois de muito questionamento. Funciona da seguinte forma: o cliente liga e pergunta o preço da revisão: “R$ 518,40 para os 10 mil quilômetros e R$ 837 para os 20 mil quilômetros (para o i30)”. Se achar caro, o consultor técnico retruca: “É porque essa revisão é completa. Se a senhora preferir, pode fazer a básica, que custa R$ 271, a de 10 mil, e R$ 590, a de 20 mil quilômetros”. E diante do espanto, ele explica: “A básica é a que consta no manual. Obrigatória para não perder a garantia. No caso dos 10 mil, consiste na troca do óleo e filtro de óleo do motor, anel de vedação do cárter e filtro de ar”. Em outra situação, o valor passado inicialmente para a revisão dos 10 mil quilômetros foi de R$ 929,50, que acabou chegando em R$ 197,31 para a “revisão básica”, depois de muito questionamento.

A prática de passar primeiro o preço da chamada “revisão completa” (que varia de concessionária para concessionária, mas pode incluir desde um kit de lubrificação de portas e borrachas à descontaminação do motor para tirar resíduos de combustível adulterado) parece disseminada no mercado. Em Belo Horizonte, com exceção da Tai Motors, todas agiram dessa forma. Em Brasília e no Rio, só houve duas exceções.

GERENTE Além da primeira tentativa de vender a tal revisão completa, a maioria das concessionárias também não chegou aos preços indicados na tabela Hyundai (R$ 173,32 para a revisão dos 10 mil quilômetros do i30, e R$ 218,71 para a dos 20 mil), mesmo depois de questionadas acerca da publicidade.

Muitos consultores disseram não estar sabendo; enquanto outros foram claros ao dizer que estavam cientes da publicidade, mas que em seu estado (Minas, Rio e Distrito Federal) era impossível praticar esses preços que, supostamente, só valeriam para São Paulo. “Vi no jornal também. Mas você tem que vir aqui e conversar pessoalmente com o gerente, pois o preço que tenho aqui é de R$ 229”, disse um funcionário de concessionária em Brasília. “Esse preço é só uma sugestão da Hyundai”, argumentou outro, no Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, a única revenda que disse “poder fazer o preço” foi a Tai Motors.

GRATUITA Outra contradição da publicidade está na mão de obra gratuita para os 10 mil e os 20 mil quilômetros de todos os modelos mencionados. Segundo as concessionárias, também não é bem assim. Todas confirmaram a gratuidade na revisão dos 10 mil quilômetros. Porém, na dos 20 mil dependeria de o cliente ter ou não feito uma primeira revisão, que existiu aos 2,5 mil quilômetros, para quem comprou o carro zero até 15 de outubro de 2010, e cuja mão de obra era gratuita. Os consultores explicam que se o cliente já ganhou a mão de obra aos 2,5 mil, só tem direito a mais uma revisão pagando apenas as peças, que é a dos 10 mil. A mão de obra aos 20 mil quilômetros só seria gratuita para quem comprou o carro depois de 15 de outubro e, consequentemente, não teve que fazer a tal revisão dos 2,5 mil quilômetros.

DATA Outro inconveniente da publicidade é o período determinado para a validade da tabela, a princípio até o próximo dia 28, depois estendido para até o fim do ano. Se o objetivo é mostrar que vale a pena comprar um modelo da marca porque as revisões custam pouco, pode não ser atingido por quem só fará já a primeira revisão no ano que vem e que não terá os preços garantidos...

HYUNDAI Consultada, a Hyundai informou que está implementando gradativamente esse novo plano de revisão, em todas as concessionárias da marca, visando melhor atendimento e satisfação dos clientes. Os preços estão sendo ajustados por região e as revendas estão se mobilizando para acompanhar o preço público sugerido. Ainda segundo a marca, na publicidade está mencionado o preço público das peças, sendo que o da mão de obra é que depende da região (aí, sim, foi tomada a praça de São Paulo como base, por ser a maior). Com relação à chamada “revisão completa” que muitas revendas tentam empurrar, a montadora informou que “o cliente necessita fazer a revisão básica, como preventiva, tendo acesso às informações e ao que deve ser executado em cada revisão pelo manual do proprietário. Sendo necessários outros serviços (corretivos), fica a cargo do cliente a opção de aceitar ou não a sugestão da concessionária”.

De maneira geral, a Hyundai garantiu que a área de pós-vendas será acionada no sentido de tomar as medidas cabíveis em relação às revendas não que estão seguindo o adotado pela Hyundai. Os clientes, inclusive, podem denunciar o ocorrido, pelo número 0800 770 2011 (o plano de revisão e a lista completa de concessionárias está no site www.hyundai-motor.com.br).

Sobre a gratuidade das revisões, é, de fato, como as concessionárias informaram. Ou seja, o cliente tem direito a apenas duas revisões com mão de obra gratuita, tendo que pagar a de 20 mil quilômetros quem fez a de 2,5 mil. E sobre a validade da tabela, a Hyundai admite que pode haver reajuste no futuro, mas afirma que dentro dos limites normais de acréscimo e longe de valores altos anteriormente praticados.

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