Publicidade

Estado de Minas

Schlossberg - Tesouros no castelo

O evento de Schlossberg patrocinado pelo grupo Volkswagen chegou à quarta edição e já se tornou um dos mais importantes e sofisticados encontros europeus de antigos


postado em 15/09/2012 21:08 / atualizado em 15/09/2012 21:16

(foto: Fotios: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)
(foto: Fotios: Boris Feldman/EM/D.A PRESS)
De Bergish Gladbach, Alemanha - Encontro de automóveis clássicos em belíssimo castelo na Alemanha reuniu raridades no último fim de semana. Alguns dos exemplares históricos expostos participaram também de um rali de mais de 100 quilômetros, passando por sinuosas estradas, em paisagens exuberantes.

 

Automóveis exclusivos

Até um Mercedes, que foi de Porfirio Rubirosa, marcou presença no castelo de Bensberg, na última semana, palco de sofisticado encontro de clássicos.

CitroËn DS19 Le Dandy 1962
CitroËn DS19 Le Dandy 1962

 

Alguns automóveis clássicos tem sua história apimentada pela de seu proprietário. Um tempero extra que muitas vezes multiplica seu valor entre os colecionadores. E haja pimenta quando o carro, além de ser a icônica “Asa de Gaivota”, ainda pertenceu a Porfirio Rubirosa, um dos mais famosos playboys de todos os tempos. Um Mercedes que, ahhhh... se falasse, teria muita história para contar dos muitos romances e casamentos de Rubirosa com belas e milionárias mulheres, entre elas Zsa Zsa Gabor, Marilyn Monroe, Ava Gardner e Eva Peron. Além da coleção de amantes, ele tinha uma outra de automóveis esportivos, entre os melhores do mundo. Diplomata da República Dominicana, morreu em 1965, aos 56 anos, depois de uma noite memorável numa boate parisiense, ao bater (embriagado, dizem) numa árvore no Bois de Bologne e quase destruir sua Ferrari 250 conversível. Seu Mercedes 300 SL cupê 1954 foi uma das raridades expostas no fim de semana passado num encontro de clássicos na Alemanha, nos jardins do belíssimo castelo (Schloss Bensberg) de Bergish Gladbach, uma cidadezinha próxima a Colônia. Eram apenas 40 automóveis, mas raríssimos e valiosíssimos, alguns ostentando o título de exemplar único no mundo. Como o Jaguar E-Type 1964 “Lindner”, o Beradino 1975 ou a Ferrari Dino 166 P/206 P de 1965 que acabou levando o troféu “Best of Show”. Outras raridades eram o Iso Rivolta Grifo A3/C de 1965 (30 unidades fabricadas), o Cobra Daytona Coupé de 1964 (seis unidades), a Ferrari 250 GTO de 1963 (39 produzidas e, com certeza, o mais valioso exposto), um dos 11 Bentley Mk VI Cresta 1948 com carroceria Pinin Farina ou um dos também 11 Talbot Lago T26 Grand Sport 1948 encarroçados por Saoutchic.

Opel Admiral Cabriolet 1938
Opel Admiral Cabriolet 1938

 

Muitos outros clássicos exclusivos e exóticos que dificilmente saem da toca e, por isso mesmo, bem valorizados por colecionadores estavam no gramado do Schloss Bensberg: Citroën DS 19 “Le Dandy” de 1962, Jaguar Mark IV Worblaufen Cabriolet (4 unidades produzidas), Delahaye 135 M Guilloré Cabriolet de 1949 (também uma entre quatro), Bentley S1 DHC H.J. Mulliner de 1958 e a lista continua com Aston Martin, Alfa Romeo, Bugatti, Porsche, Ferrari, Maserati, Lamborghini e até um interessante carro-conceito fabricado por Giugiaro, o ItalDesign Machimoto. O mais antigo? Um Bugatti Typ 35 T de 1926.

Jaguar E-Type Lindner Lightweight Coupe 1964
Jaguar E-Type Lindner Lightweight Coupe 1964

 

O encontro de clássicos no Schloss Bensberg teve duas etapas, com 90 carros no rali disputado no sábado e 40 outros expostos no Concours d'Elegance, no domingo.

 

No sábado dia 8, véspera do encontro, cerca de 90 automóveis históricos (alguns deles expostos também no Concours d’Elegance no domingo) rodaram mais de 100 quilômetros num rali que teve como roteiro estradinhas secundárias, apertadas e sinuosas na região montanhosa nas proximidades de Bergish Gladbach. Entre os participantes, pilotos famosos como Jacky Ickx e Hans-Joachim Von Stuck e também algumas celebridades do cinema. O campeão foi o Skoda 130 RS de 1976 com a dupla Matthias Kahle e Peter Göbel.

Alfa Romeo 6C 2500 S Pinin Farina Cabriolet 1947
Alfa Romeo 6C 2500 S Pinin Farina Cabriolet 1947


No Concurso de Elegância, várias figuras carimbadas entre os jurados como Fabrizio Giugiaro, Jacky Ickx e Andrea Zagato, que votaram na Ferrari Dino como o melhor entre os expostos, enquanto o público, também com direito a se manifestar, apontou o Mercedes 300 Sc Roadster de 1957. Elegância não só dos automóveis, mas também do público: gente rica, chique, de bom gosto e apaixonada pelo antigomobilismo. A maioria de alemães, pois faltou um quê de internacionalidade ao evento. Nem o catálago do evento tinha tradução para o inglês, que se danem os que não dominam a língua germânica...

Duas exposições especiais destacaram os vitoriosos Porsches nas pistas na década de 1960 e uma coleção de automóveis que se destacaram nos ralis do passado. Além dos antigos, os modernos que foram verdadeiro colírio bem defronte ao muro do castelo: como o evento é patrocinado pelo grupo Volkswagen, uma fileira “top” de suas marcas luxuosas e esportivas: Audi S8 e R8, Bentley Mulsanne e Continental GTC, Bugatti Veyron Grand Vitesse, Lamborghini Aventador e Gallardo Super, Porsche Panamera e 911 Cabrio, além dos VW Phaeton e Beetle Turbo. 
Talbot Lago T 26 Grand Sport 1948
Talbot Lago T 26 Grand Sport 1948

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade