
Em entrevista ao Vrum, o jogador disse que o problema elétrico acaba trazendo muita confusão. "Fico receoso, pois eu nunca terei certeza de que preciso realmente colocar óleo no carro ou se é apenas um problema na parte elétrica que está causando isso", disse.
A declaração do atleta virou um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais e estimulou outros proprietários do mesmo modelo a contar suas experiências. O estudante Tárcis Valentim foi um deles. "A minha veio com problemas no freio, 0 km e veio estragada, um absurdo!". As mensagens originadas a partir do post de Fred são acompanhadas pela hashtag #BMWnuncamais.
Seguidores de Fred no twitter passaram a sugerir outros modelos ao atacante. O jogador Rafael Moura, do Internacional, brincou com a situação. "falei pra vc comprar a Range Rover Vogue. De Land Rover é fácil é mole é lindo!!!! Kkk", postou o atacante.
A ação da marca concorrente no facebook foi oportuna e é um dos fatores que poderão desqualificar a reputação da BMW, segundo o especialisa em marketing e estratégia, Marco Antônio Machado, da faculdade Ibmec. "Isso é devastador para a BMW, pois o relato do Fred foi espontâneo, além de explicar que ele tentou resolver a questão por algumas vezes, mas sem sucesso. Pelo fato dele ser uma figura pública, formadora de opinião, agrava ainda mais a situação do fabricante, que agora terá que explicar o que houve nesse caso específico, além de realizar manobras estratégicas para recompor sua imagem", explica Machado.
Para o especialista, sairia mais barato para a BMW resolver o problema do Fred antes do fato se tornar público, mesmo que o veículo fosse substituido por um outro 0km. "O público valoriza muito mais um relato de uma pessoa pública sobre um produto do que a própria publicidade", conclui.
Outras reclamações do modelo X6 e do atendimento ao cliente BMW já se tornaram públicas, como a de Christian Humar de Assunção, proprietário de um X6 Xdrive 5.0 2009/2010. O cliente da marca contou em um site especializado em desfesa do consumidor que o veículo, comprado 0km por R$ 390 mil, apresentava ruídos estranhos na suspensão. O veículo voltou diversas vezes à oficina autorizada, mas o diagnóstico era as imperfeições das ruas de São Paulo, onde mora o proprietário. Na terceira tentativa de solucionar o problema, foi detectado uma folga na suspensão, não coberta pela garantia de fábrica. O cliente não concordou com o orçamento de R$ 13 mil , sendo que os problemas iniciaram poucas semanas após a retirada do veículo da concessionária BMW.
O jogador do Fluminense disse que vai acionar a BMW na justiça para garantir seus direitos de consumidor. "Tentei por diversas vezes conversar, resolver o problema numa boa, mas eles não fizeram questão nenhuma de sanar esses defeitos. Já gastei muito tentando solucionar isso e acabar com essa dor de cabeça, mas não foi possível. Por isso, procurei meu advogado e vou exigir os meus direitos como consumidor. A BMW me vendeu conforto e segurança, mas não foi isso que eu recebi". disse Fred, logo após o treino do Fluminense, no fim da tarde desta terça-feira (02).
A reportagem também entrou em contato com a BMW do Brasil, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.
