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Estado de Minas

Boris responde - 28/10/12

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postado em 28/10/2012 10:42 / atualizado em 28/10/2012 10:59

VÁLVULAS
Por que motor flex grila quando abastecido com gasolina?

Eliseu Adolfo Radoll - Blumenau - SC

Tenho um VW Fox Prime 2010/2011 com 15 mil quilômetros rodados e quando estou dirigindo com o motor em baixa rotação, para economizar combustível, e preciso de aceleração e potência imediata, sem reduzir marcha, o carro grila como se estivesse batendo válvulas. Liguei em três concessionárias e a explicação foi a mesma: combustível de baixa qualidade. Os engenheiros da VW aconselham adicionar mais 10% de etanol à gasolina ou usar 100% de etanol, para que o problema desapareça. Vou tentar, mas a resposta não me convenceu. O que você me diz?


Oi, Eliseu. Claro que combustível de qualidade inferior prejudica o funcionamento do motor. Mas o problema que afeta o seu Fox é o mesmo que atinge a maioria dos modelos flex. Tais motores funcionam melhor com etanol, pois quando abastecidos com gasolina normalmente apresentam o fenômeno da pré-ignição, ou batida de pino, que é a queima antecipada a mistura ar/combustível. Com mais etanol no tanque, o problema tende a desaparecer. Isso não deveria ocorrer, já que os motores flex foram feitos para funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção, mas… Vale lembrar que o problema se agravou quando o governo reduziu o percentual de etanol na gasolina de 25% para 20%.



AIRBAG
Como eu uso óculos, a bolsa inflável pode me machucar?

Brenno Gomes de Sousa - brennosousa@yahoo.com.br

Dirijo um Ford Fiesta 2000 com airbag e uso óculos. Em um acidente, eu estaria correndo algum risco por conta disso ou não teria problema? Como o carro já tem 12 anos, poderia haver algum problema com o pó químico dentro do airbag, como por
exemplo o efeito da umidade, tornando inativo o mesmo?


Caro Brenno. Certamente, quando o airbag inflar, em caso de acidente, vai pressionar os óculos contra o seu rosto. Para evitar ferimentos mais graves, é importante manter a distância correta em relação ao volante e jamais esquecer de usar o cinto de segurança. Quanto à durabilidade das bolsas infláveis, os prazos de validade variam de 10 a 15 anos, dependendo do modelo e da montadora. No seu caso, a Ford recomenda a troca do airbag a cada 15 anos. Porém, fabricantes do equipamento de segurança revelam que a durabilidade pode ser ainda maior. Mas, na dúvida, é melhor não arriscar.

COMBUSTÍVEL
Terei problemas se trocar a gasolina comum pela Podium?

Edson Luiz - edis91@hotmail.com

Tenho um Fiat 500 e logo quando o tirei da concessionária, abasteci com gasolina comum, porém depois passei a colocar gasolina Podium. Isso pode causar algum problema? E caso eu precise abastecer novamente com gasolina comum, terá problema também? Qual a diferença entre essas gasolinas? Outra coisa: tenho um conhecido que tem um Palio 1996 a gasolina, do qual o motor foi retificado e ele está com dúvida se poderá usar gasolina Podium também. Tem problema?


Olha, Edson, a gasolina Podium tem maior octanagem que a comum e contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, evitando formação de depósitos no motor. Polui menos porque tem menor teor de enxofre e pode ser usada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para carros equipados com motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) ou que requeiram combustível com alta octanagem. Portanto, você e seu amigo podem usar a Podium em seus carros, mas lembre-se que ela custa mais caro e no caso do Palio 1996, certamente, não trará benefício que justifique o investimento. A gasolina aditivada cumpre bem a função.

(foto: Marlos Ney Vidal/EM/DA Press - 23/11/05)
(foto: Marlos Ney Vidal/EM/DA Press - 23/11/05)


FREIOS
Por que as pastilhas não param de fazer esse barulho?

Samara Assunção - samaraoliveira9@gmail.com

Quando o meu carro completou dois anos e meio de uso, fiz a revisão e disseram que eu tinha que trocar as pastilhas de freio, pois estavam desgastadas. Então troquei e veio um problema: as novas partilhas estão fazendo muito barulho na hora de frear. Retornei à loja onde fiz a revisão e lixaram as novas partilhas, porém o barulho continuou. Trocaram por outras novas e o barulho continuou. Na terceira vez, falei com o chefe da oficina e então ele me disse que essas partilhas novas não podem ser mais fabricadas em amianto, por isso apresentam esse barulho na hora de frear. Ele disse que para os carros de luxo já estão produzindo pastilhas que não fazem esse barulho. Isso é verdade? Eu devo procurar outra oficina e trocar novamente as partilhas?


Realmente, Samara, desde que o governo determinou a retirada do amianto da composição das pastilhas, elas apresentam um ruído estridente quando são friccionadas com os discos de freio. Alguns mecânicos costumam quebrar as quinas das pastilhas na tentativa de solucionar o problema, mas a prática tem mostrado que depois o ruído volta. Não vai adiantar você trocar as pastilhas, pois certamente a chatice vai persistir.

BANGUELA
Como o motor funciona se corta o fornecimento de combustível?

Paulo Aníbal - Eunápolis - BA

Já foi dito nesta coluna que a maneira mais econômica de descer uma ladeira é com o carro engrenado, e não em ponto morto, ou "banguela", pois dessa maneira o motor "cortaria" o fornecimento de combustível. Se isso ocorresse, o motor

não apagaria?


Oi, Paulo. É isso mesmo! Quando o carro está engrenado, descendo uma ladeira e sem aceleração, o fornecimento de combustível é cortado, pois o próprio movimento das rodas mantém o motor girando. Mas se você colocar na famosa banguela é preciso injetar combustível para mantê-lo funcionando.

LUBRIFICANTE
É normal o consumo de dois litros de óleo em 9 mil quilômetros?

Luciano Gondim - Paraíso do Tocantins -TO

Tenho um VW Gol G5 2009/2010 que está com 49 mil quilômetros rodados e em 9 mil quilômetros consumiu dois litros de óleo e não tem vazamento. A autorizada VW está me falando que é normal. A garantia de motor e câmbio acabou em setembro. Será que eles me enrolaram até acabar a garantia?

Olha, Luciano, algumas montadoras alegam que o consumo de um litro de óleo a cada 5 mil quilômetros é normal, portanto, dois litros em nove mil quilômetros está dentro dos padrões. Mas de qualquer forma é bom verificar se realmente não há um vazamento. Talvez seja interessante você levar o seu carro em outra oficina para uma averiguação mais detalhada.

(foto: Eduardo Rocha/RR - 05/12/02)
(foto: Eduardo Rocha/RR - 05/12/02)


TEMPERATURA
A válvula termostática pode ser retirada sem prejuízos?

Alan Almeida - Brasília

Tenho um Peugeot 206 1.4 flex e de uns tempos para cá ele começou a esquentar, chegando ao ponto de dar o alerta "Stop" no painel. O meu mecânico sugeriu que tirasse a válvula termostática para que a água circulasse melhor. De fato, o motor passou a funcionar em temperatura mais baixa. Eu posso deixar o meu carro sem
essa válvula?

Claro que você não deve deixar o sistema de arrefecimento sem a válvula termostática, Alan, pois ela tem a função de manter o motor na temperatura ideal de funcionamento. Sem ela, o motor vai demorar mais para atingir a temperatura ideal e com isso a central eletrônica vai entender que é preciso injetar mais combustível para acelerar o processo. Portanto, não deixe seu carro sem a válvula termostática.

LEGISLAÇÃO
Por que fui multado por trocar as lâmpadas dos faróis?

Vinícius Alves Martins - Ribeirão Preto - SP


Recebi uma notificação de autuação referente ao Artigo 230 do Cógido de Trânsito Brasileiro, o qual se refere a conduzir veiculo com equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados. Troquei as lâmpadas originais do farol por super brancas 55w h4 no farol alto e baixo, e nas lanternas coloquei LEDs, as quais me informaram serem de acordo com o Contran. Como devo proceder?

Caro Vinícius. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro deixa clara a proibição da alteração do sistema de iluminação de qualquer veículo. Porém, a Resolução 292 permite alterações que sejam submetidas a inspeção de órgãos credenciados pelo Inmetro. Você deve levar a nota fiscal das lâmpadas para que os avaliadores confiram a regulagem dos faróis, fornecendo um laudo sobre a emissão de luz. Com a aprovação em mãos, o dono do carro deve comparecer ao Detran e solicitar que essa alteração, totalmente legalizada, conste no documento de seu veículo. Se você não fez isso, está sujeito sim a multa.

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