Publicidade

Estado de Minas SALÃO DO AUTOMÓVEL

Montadoras apostam nos veículos utilitários esportivos no Salão de SP

Mercado brasileiro está cada vez mais aberto aos SUVs, que predominam no Salão do Automóvel. Jeep Renegade, Honda HR-V, Peugeot 2008 e conceitos da Fiat e Renault são apresentados


postado em 29/10/2014 08:57

Honda HR-V(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Honda HR-V (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


São Paulo - Antes dominado por carros compactos, o mercado brasileiro cada vez mais abre espaço para modelos de maior porte. O Salão do Automóvel deste ano - que será aberto ao público nesta quinta-feira, 30, no Anhembi -, mostra uma clara tendência das montadoras em ampliar no Brasil o mercado dos utilitários-esportivos (SUVs), segmento que hoje representa 9% das vendas.

Várias montadoras anunciaram na terça-feira, 28, produtos neste segmento. A Honda vai iniciar a produção do HR-V em março na fábrica de Sumaré (SP). O modelo, lá fora chamado de Vezel, estava inicialmente previsto para a fábrica de Itirapina (SP), que será inaugurada apenas no fim do próximo ano.

VEJA FOTOS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL 2014!

A capacidade produtiva será de 50 mil unidades anuais do utilitário de pequeno porte, diz Issao Mizoguchi, presidente da Honda América do Sul. Segundo ele, a fábrica de Itirapina vai dividir a produção de todos os modelos com a unidade de Sumaré, começando com o Fit.

Jeep Renegade(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Jeep Renegade (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2015, a fábrica da Fiat em Goiana (PE) fará produtos da marca Jeep e o primeiro deles é o SUV Renegade. O modelo terá três versões com opção de motores flex e diesel. Será o primeiro veículo brasileiro que terá como opcional o sistema de estacionamento automático, que faz as manobras sem a intervenção do motorista, informa Sérgio Ferreira, diretor geral da Chrysler.

No ano passado, o segmento de SUVs vendeu no Brasil cerca de 130 mil unidades, volume que deve ser mantido neste ano, apesar de o mercado como um todo cair em torno de 10%, segundo projeções do setor. De acordo com Ferreira, no mundo todo esse segmento responde por 18% das vendas, participação que é de 12% na América Latina e estava em 8% no Brasil, mas este ano já cresceu.

Peugeot 2008(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Peugeot 2008 (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


A Peugeot já tem um utilitário (ou crossover, uma mistura de SUV com automóvel) que começa a ser produzido em Porto Real (RJ) na primeira metade de 2015. O Peugeot 2008 é a principal aposta da marca para recuperar significativas perdas que vem tendo no Brasil.

Embora tenha novidades na linha dos SUVs que já produz no País, a Mitsubishi faz o caminho inverso e iniciará, em novembro a produção do sedã Lancer na fábrica de Catalão (GO).

Picape

Já a aposta da Renault é entrar no segmento de picapes. A empresa mostra no salão um modelo que ainda considera "protótipo", chamado de Duster Oroch, mas que em breve deverá se tornar produto de linha. O diretor das operações da Renault nas Américas, Denis Barbier, afirma que a região consome 1,2 milhão de comerciais leves por ano, dos quais 75% são picapes. "É obviamente uma oportunidade de mercado que não podemos perder".

Renault Duster Oroch(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
Renault Duster Oroch (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)


Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 30/10 a 9/11 - Pavilhões de Exposição no Anhembi
Horários: de 30/10 a 8/11, das 13h às 22h (entrada até às 21h); dia 9/10, das 11h às 19h (entrada até às 17h).

 

Ingressos: À venda no site premier.ticketsforfun.com.br e no Citibank Hall (até as 20h do dia 29). Após a abertura, nas bilheterias do Anhembi.


Valores: ingressos antecipados, de R$ 24,30 a R$ 61,20; há desconto para grupos e caravanas. Nos dias de evento: inteira - R$ 51 (dias de semana) e R$ 68 (fim de semana); haverá meia-entrada para crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos, aposentados e professores). Quem efetuar a compra por meio do link na página oficial do evento no Facebook paga a partir de R$ 24,30. A meia-entrada sai por R$ 15,30.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade