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Estado de Minas

Saiba se SAC do fabricante do seu carro é eficiente

Vrum confere o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das montadoras desde o contato inicial até a solução do problema


postado em 30/11/2014 10:40 / atualizado em 01/12/2014 08:23

Como todo produto industrializado que se preze, o automóvel apresenta invariavelmente problemas. Para tentar resolvê-los da melhor maneira, caso o veículo esteja dentro do prazo de garantia, o cliente deve entrar em contato diretamente com a montadora. Além disso, dúvidas corriqueiras podem surgir durante o período no qual o proprietário está com um modelo específico. Para se sobressair ante os concorrentes e fidelizar o consumidor, as marcas devem sempre manter bom atendimento, com canais de comunicação que propiciem serviço de boa qualidade. Por isso, conferimos se as fabricantes estão trabalhando direitinho para sanar rapidamente os pepinos que acometem carro e mente dos seus clientes.

VOLKSWAGEN
Tanto o “Fale Conosco” quanto o chat online da VW foram perfeitos em agilidade e precisão. Há, inclusive, a possibilidade de ser atendido em inglês pelo call center. Tudo bem que o atendente falava o idioma bretão de maneira macarrônica e o funcionário do chat se “exaltou” um pouco e disse que resolveria problemas sobre um boleto de pagamento a ser reemitido. Vale destacar que a fabricante pede aos clientes que esse e outros serviços referentes a finanças sejam resolvidos entrando em contato com o Banco Volkswagen. Em suma, serviço dos melhores e recomendadíssimo.

FORD A resposta da Central de Relacionamento da marca se deu muito mais rapidamente que a solicitação feita à assessoria de imprensa sobre quais eram os canais de interação disponíveis entre marca e cliente. A Unidade de Resposta Audível (URA) o direciona primeiramente para o atendimento de socorro 24 horas e para outros segmentos dentro da gama da montadora (automóveis e picapes, Transit, os caminhões e os Troller). O chat on-line não funcionou no Macbook, mas no PC se saiu muito bem.

FIAT A montadora oferece aos clientes gama diversificada de canais. A central de relacionamento funciona de modo satisfatório (você conversa direto com o atendente, não há unidade de resposta audível). A reportagem, por meio de consumidores da marca, foi rapidamente atendida. Já os atendimentos pelo chat on-line e pelo e-mail foram lentos na resposta. Contudo, problemas solucionados.

CHEVROLET A central funciona de modo efetivo, dando opções ao cliente tanto do serviço de socorro 24 horas quanto para falar com a área de relacionamento. Interessante é que Camaro, Captiva, Cruze, Malibu, Nova S10 e Omega dispõem de um canal próprio. Outro aspecto importante a ser levado em consideração para os proprietários de um Chevrolet é a opção de número “6”, que direciona a ligação prontamente para o setor responsável por recalls. E houve resposta rápida quanto à solicitação feita por e-mail.

PEUGEOT
O atendimento por telefone transcorreu de maneira aprazível. No entanto, se dependêssemos do serviço de e-mail por meio do site oficial da marca (carros.peugeot.com.br/envie-uma-mensagem) até agora estaríamos aguardando uma resposta. Não recomendável, melhor telefonar.

TOYOTA Os japoneses da Toyota realmente sabem como fidelizar o cliente. Pedimos que nossas “cobaias” enviassem e-mail para o SAC, telefonassem para o 0800 e também pedimos a um “detetive internacional” que fizesse uma ligação para o número disponibilizado para aqueles que se encontram no exterior. Todos os serviços aprovados. Testamos o 0800 e ele realmente é muito bom, dando várias opções a quem o utiliza.

NISSAN
A nipônica capricha no atendimento aos seus clientes com um “fale conosco” eficiente via site e também pelo telefone. A montadora, que tem como meta responder ao cliente em até 48 horas, falhou no e-mail. O sac@nissan.com.br somente deu um retorno ao usuário depois de mais de 100 horas. As dúvidas do cliente já haviam sido sanadas por telefone.

KIA
O 0800 da marca coreana atende de maneira satisfatória, mas o serviço do site oficial não se mostrou interessante. Testado em mais de um navegador, apresentou erro em todas as tentativas de utilização.

CITROËN Nada a reclamar em relação ao 0800 da francesa. A reportagem obteve com facilidade endereço e telefones de concessionárias e foi bem atendida ao conversar sobre um veículo da linha DS (a montadora ainda disponibiliza canais para a linha C4 lounge e os demais modelos). Vale frisar que, segundo a assessoria da montadora, reclamações referentes a reparos são atendidas em média em nove dias. Pela internet conseguimos obter resposta rápida por parte da fabricante, mas das concessionárias… A Citroën deixa espaço para que o cliente entre em contato com a revenda mais próxima em sua própria página, mas nenhuma das três lojas de Belo Horizonte retornou as mensagens enviadas sobre uma hipotética revisão do carro.

CHERY O tempo entre a entrada e a saída da URA e atendimento pelo (a) telefonista é dos mais rápidos entre todas as montadoras. Contudo, a atendente técnica do 0800 da chinesa se “embananou” com um simples questionamento sobre como proceder ante um vazamento de óleo da caixa. Cordial, ela alongou a ligação e nos encaminhou para a autorizada. Por e-mail e por mensagem via site oficial, o atendimento foi tão educado quanto, mas um pouco mais lento.

JAC
O atendimento da chinesa é muito satisfatório e correto — tanto pelo telefone quanto pela internet. Vale destacar ainda o “Fale com o presidente”, no qual a fabricante afirma que o cliente se comunica diretamente com Sérgio Habib. Sendo ele ou não, a resposta foi rápida e polida.

HONDA
A japonesa disponibiliza telefones distintos para informações sobre revendas, motocicletas, automóveis e produtos de força (geradores, motores estacionários). Testamos os três e usualmente todos os atendentes se encontravam ocupados e não conseguimos conversar com rapidez. Todavia, ao ser atendidos, as dúvidas foram sanadas.

(*) Vale destacar que a maioria das montadoras, por meio de suas páginas nas redes sociais, atende às reclamações dos clientes e/ou pedem que essas sejam encaminhadas para as áreas competentes. Advento interessante para quem abusa do Facebook e tem preguiça de ir buscar no Google ou até mesmo no manual do veículo, telefone e e-mail de contato. Outro meio de se tentar solucionar problemas e dúvidas é contatando a mídia. Nós aqui do Vrum, por exemplo, temos nossa seção de cartas. Basta enviar um e-mail para veiculos.em@uai.com.br que serviremos de ponte entre marca e proprietário, resolvendo o imbróglio geralmente num curto espaço de tempo.

FALANDO COM “OS CARAS”
» Telefones para conversar
com a sua marca

Volkswagen – 0800 019 5775
Ford – 0800 703 3673
Chevrolet – 0800 702 4200
Fiat – 0800 707 1000/ 0800 707 1001
Nissan – 0800 011 1090
Toyota -0800 703 0206
Honda -0800 017 12 13 (automóveis)/ 0800 055 22 21 (motocicletas e quadriciclos)/0800 701 34 32 (produtos de força)
Peugeot – 0800 703 2424
Kia – 0800 771 1011
JAC – 0800 522 8888/(11) 99470-5843 (SMS para o "Fale com o presidente")
Citroën – 0800 11 80 88
Chery – 0800 772 4739

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