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Estado de Minas

Hyundai HB20 ou Volkswagen Gol? Veja qual modelo venceu o comparativo entre compactos automáticos

Levamos para as ruas e estradas o Hyundai HB20 e o Volkswagen Gol, ambos equipados com motor 1.6 e câmbio automático de seis velocidades


postado em 17/09/2018 16:41 / atualizado em 20/09/2018 14:25

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Eles não ocupam o topo do ranking dos modelos mais vendidos no país, mas estão entre os primeiros há um bom tempo. O Volkswagen Gol já foi líder de vendas por quase três décadas e, apesar de ser um projeto antigo, ainda agrada pela robustez e conjunto mecânico eficiente, mas agora é o quinto modelo mais emplacado. O Hyundai HB20 encantou o consumidor brasileiro pelo design mais ousado e boa lista de equipamentos, que lhe rendem atualmente a segunda posição no ranking dos mais vendidos no país. São dois hatches compactos que têm a opção do motor 1.6 16V casado com o câmbio automático de seis velocidades. Fizemos um comparativo entre os dois e apontamos os prós e contras de cada um. Confira quem foi o vencedor.


Estilo
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Conceito subjetivo, mas vamos fazer uma análise. O HB20 foi lançado em 2012 e caiu no gosto popular pelas linhas ousadas, repletas de vincos. O modelo foi reestilizado em 2015, quando ganhou a grade hexagonal, e, recentemente, recebeu um “tapinha” no visual. De qualquer forma, as linhas do pequeno coreano já estão obsoletas. O Gol é um velho conhecido, que segue à risca a máxima da Volkswagen de oferecer linhas pouco ousadas e mais robustas. Também em fim de carreira, logo ganhará nova geração. Quem dá o veredicto aqui é o gosto popular, que prefere o HB20. Particularmente, achamos que o modelo carrega muita informação para um compacto.

Gol *** HB20 ***


Espaço interno
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A distância entre-eixos do Gol é de 2,46m, enquanto a do HB20 é de 2,50m. Ambos têm espaço interno limitado, principalmente no banco traseiro. Se o motorista ou passageiro dianteiro forem de estatura elevada, não sobra muito espaço para acomodar as pernas de quem vai no banco traseiro.

Gol ** HB20 **


Porta-malas
VW Gol tem porta-malas de 285 litros...(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
VW Gol tem porta-malas de 285 litros... (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
...enquanto o Hyundai HB20 tem volume de 300 litros(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
...enquanto o Hyundai HB20 tem volume de 300 litros (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O HB20 leva ligeira vantagem, com 300 litros de volume, enquanto o Gol tem 285 litros. A diferença pode parecer pequena, mas, em um compacto, qualquer ganho de espaço é bem-vindo. O compartimento de bagagem do HB20 é bem-acabado, todo forrado em carpete e iluminado, além de abrigar o estepe temporário. O encosto do banco traseiro rebate fracionado para aumentar a capacidade. O porta-malas do Gol é parcialmente revestido com carpete, não tem iluminação e abriga o estepe. O encosto do banco traseiro é interiço, sem a opção de fracionamento, perdendo em versatilidade.

Gol *** HB20 ****


Ergonomia

O Gol tem ajuste de altura e distância do volante, enquanto o HB20 só tem regulagem de altura. Ambos têm ajuste de altura no banco do motorista, além de comandos de áudio e telefonia no volante. O computador de bordo do Gol pode ser acessado por comando no volante, enquanto o do HB20 está localizado no painel, exigindo um esforço um pouco maior. O HB20 traz o ajuste dos retrovisores na parte inferior esquerda do painel, atrás do volante, um tanto desconfortável e pouco funcional. Nenhum dos modelos conta com ajuste lombar nos bancos dianteiros.

Gol *** HB20 **


Acabamento
Em sua reestilização, o Gol ganhou um belo painel(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Em sua reestilização, o Gol ganhou um belo painel (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Versão de topo do HB20 tem bancos em couro(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Versão de topo do HB20 tem bancos em couro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Por ter uma gama de versões mais ampla, o HB20 topo de linha é bem mais caro do que o Gol 1.6 MSI, mesmo este com todos os opcionais. Ainda assim, ambos têm acabamento interno com predominância de plástico duro, porém o do modelo Hyundai aparenta melhor qualidade, além de trazer detalhes em couro nos bancos, volante e painéis de portas. O HB20 tem tapetes acarpetados, enquanto os do Gol são de borracha. Em ambos a montagem das peças de acabamento é bem-feita.

Gol ** HB20 ***


Conforto

O HB20 tem vários itens de conforto, como vidros elétricos com função “um toque” nas quatro portas, ar-condicionado digital, retrovisores elétricos com rebatimento, sensor crepuscular e apoio de braço para o motorista. Mas vale registrar que o modelo não tem câmera de ré, mas tem TV, e a direção é com assistência hidráulica. Já o Gol, com todos os opcionais, tem comandos elétricos nos vidros, mas apenas o do motorista é um toque. O modelo traz sistema tilt down, que rebate o retrovisor direito para facilitar as manobras, além de contar com sensor de estacionamento com mostrador gráfico de aproximação na tela do sistema multimídia. E também tem direção com assistência hidráulica, porém o ar-condicionado não é digital. Ficam empatados porque o HB20 custa quase R$ 9 mil a mais do que o Gol, portanto deveria oferecer muito mais.

Gol *** HB20 ***


Motor/Desempenho
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Quando abastecido com gasolina, o HB20 chega a ter 12cv de potência máxima a mais que o Gol, o que favorece seu desempenho final. Quanto ao torque máximo, os números são quase idênticos, porém, o Gol atinge o ápice com 4.000rpm, enquanto o HB20 chega lá aos 5.000rpm. Na prática, isso dá vantagem ao Gol em arrancadas e retomadas de velocidade mais eficientes. No trânsito urbano, com velocidade mais baixa e relevo acidentado, essa característica também ajuda o compacto da Volkswagen. Porém, o desempenho do HB20 não é inferior, já que o câmbio com trocas rápidas e bem escalonado compensa o “atraso” do torque.

Gol *** HB20 ***


Câmbio

Ambos têm câmbio automático de seis velocidades, com bom escalonamento de marchas e mudanças no tempo certo, contribuindo com o bom desempenho dos dois modelos. Porém, o Gol leva vantagem por permitir trocas de marchas manuais por aletas, além de contar com modo esportivo.

Gol **** HB20 ***


Consumo

Os dois motores são 1.6 16V com performance econômica. Como medição de consumo é muito relativa e depende muito de onde se trafega com o carro e o peso do pé do motorista no acelerador, optamos por considerar os números divulgados pelo Inmetro. E, dessa forma, o HB20 apresenta consumo um pouco menor, quase igual ao do Gol.

Gol *** HB20 ***


Suspensão
Rodas de liga leve são opcionais no Gol(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Rodas de liga leve são opcionais no Gol (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
No HB20 rodas de liga leve são de série(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
No HB20 rodas de liga leve são de série (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Os dois modelos têm boa estabilidade e proporcionam segurança em curvas. Porém, o HB20 filtra melhor as irregularidades do solo, garantindo mais conforto aos ocupantes. O Gol tem suspensões com ajuste mais firme, o que deixa o carro mais duro e desconfortável quando trafega sobre pisos irregulares.

Gol *** HB20 ****


Segurança
Tudo ok no banco traseiro do Gol(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Tudo ok no banco traseiro do Gol (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Já no HB20 falta segurança básica para o passageiro central(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Já no HB20 falta segurança básica para o passageiro central (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Ambos são equipados com os itens obrigatórios (ABS e airbags frontais). Mas o Gol traz três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro, com cinto de segurança central subabdominal, e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou sinal de frenagem de emergência). O HB20 tem dois apoios de cabeça e cinto de segurança subabdominal no meio do banco traseiro. Mas traz airbags laterais de tórax e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis. Pelos preços de ambos, deveriam oferecer mais em segurança.

Gol ** HB20 **


Conectividade

O Gol estava equipado com o sistema multimídia Composition Touch, mais simples, que permite conexão com o smartphone por meio de Bluetooth, compatível com Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink. Mas com apenas mais R$ 100 é possível equipar o modelo com a Discover Media, que traz navegador integrado, totalmente independente de pacote de dados de internet e sinal de telefonia. Já o HB20 traz como destaque central multimídia com TV digital. A central é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas falta navegação nativa.

Gol **** HB20 ***


RESULTADO

Gol 35
HB20 35


* Ruim ** Regular *** Bom **** Muito Bom ***** Ótimo


VEREDITO
Na soma total dos pontos de nosso comparativo, terminou empatada a disputa entre o Volkswagen Gol 1.6 MSI e o Hyundai HB20 1.6 Premium, ambos equipados com câmbio automático. Os modelos são muito semelhantes em quesitos como desempenho, espaço interno, conforto, consumo e segurança. Mas por ser quase R$ 9 mil mais barato, o VW Gol completo apresenta melhor relação custo/benefício, apesar de também ficar devendo itens importantes. Confira todos os detalhes dos hatches compactos.



DADOS TÉCNICOS


(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


VW GOL 1.6 MSI AUT.

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 110cv (gasolina)/120cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 15,8kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 4.000rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático sequencial de seis marchas

Suspensão, roda e pneu
Dianteira, independente, tipo McPherson e barra estabilizadora; traseira com eixo de torção / 6,0 x 15 polegadas de liga leve/ 195/55 R15

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD

Capacidades
Do tanque, 55 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 460 quilos

Porta-malas
285 litros

Velocidade máxima

185km/h (e) (*)

Aceleração (0 a 100 km/h)
10,1 segundos (e) (*)

Consumo urbano
11,1km/l (g) e 7,7km/l (e) (***)

Consumo rodoviário
13,6km/l (g) e 9,6km/l (e) (***)

Dimensões (A x B x C x D)
3,89x1,65x1,46x2,46 (m) (**)

Preço

R$ 59.680

 

(*) Dados dos fabricantes
(**) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol

 

 

EQUIPAMENTOS

De série – Ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, encosto do banco traseiro rebatível, alerta sonoro de faróis acesos, rodas de aço aro 15 polegadas, faróis com máscara negra, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou sinal de frenagem de emergência).

Opcionais – Pacote Urban Completo (R$ 3 mil) com rodas de liga leve de 15 polegadas, alarme keyless, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto, farol de neblina, duas luzes de leitura dianteiras e duas traseiras, coluna de direção com ajuste de altura e distância, sistema Interatividade Composition Touch (R$ 2 mil) com quatro alto-falantes, dois tweeters, I-System com Eco-Comfort, computador de bordo, volante multifuncional, entradas USB e SD-card, conexão Bluetooth (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e multimídia Discover Media (R$ 2.100).


QUANTO CUSTA
O Volkswagen Gol 1.6 MSI com câmbio automático tem preço sugerido de R$ 54.580. Com todos os opcionais custa R$ 59.680.


(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


HYUNDAI HB20 1.6 PREMIUM AUT.

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.591cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 122cv (gasolina)/128cv (etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 16,0kgfm (g) a 4.500rpm/16,5kgfm (e) a 5.000rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático sequencial de seis marchas

Suspensão, roda e pneu

Dianteira, independente, tipo McPherson e barra estabilizadora; traseira independente, com barra estabilizadora / 5,5 x 15 polegadas de liga leve/ 185/60 R15

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD

Capacidades
Do tanque, 50 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 459 quilos

Porta-malas
300 litros

Velocidade máxima
186km/h (g) e 190km/h (e) (*)

Aceleração (0 a 100 km/h)
11s (g)/10,6s (e) (*)

Consumo urbano
11,6km/l(g) e 8,1km/l (e) (***)

Consumo rodoviário
13,8km/l (g) e 9,9km/l (e) (***)

Dimensões (A x B x C x D)
3,92x1,68x1,47x2,50 (m) (**)

Preço
R$ 68.390


(*) Dados dos fabricantes
(**) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol


EQUIPAMENTOS

De série – Retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção,Chave canivete com telecomando, alarme, painel de instrumentos Supervision Cluster Sport, airbags laterais, faróis com projetor e light guide de LED, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, maçanetas externas cromadas, frisos cromados nos vidros, sensores de estacionamento traseiro, central multimídia blueMedia com TV digital, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos com rebatimento automático, faróis com acendimento automático, banco traseiro bipartido, volante revestido em couro, volante com regulagem de altura e distância e quatro vidros elétricos one-touch (subida e descida) com abertura e fechamento pela chave canivete.

Opcional – Revestimento dos bancos e painéis de portas em couro.


QUANTO CUSTA
O Hyundai HB20 1.6 Premium Automatic tem preços que vão de R$ 66.790 a R$ 68.390, com revestimento em couro.

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