Publicidade

Estado de Minas PASSADO DO PRESENTE

Nova Triumph Bonneville Bobber Black: fidelidade ao estilo, mas sem brilho

Com estilo clássico, a Triumph Bonneville Bobber Black ganhou pintura em preto fosco, nova roda e suspensão dianteira, mantendo o motor de dois cilindros paralelos de 77cv


postado em 08/04/2020 14:59

A roda dianteira ganhou aro de 16 polegadas e pneu do tipo balão (foto: Triumph/Divulgação)
A roda dianteira ganhou aro de 16 polegadas e pneu do tipo balão (foto: Triumph/Divulgação)
 

A linha das motocicletas clássicas modernas da centenária marca inglesa Triumph segue em processo de expansão. A nova Bobber Black, com preço sugerido de R$ 49.990, segue o conceito, recriando o estilo com requintes de fidelidade. O novo modelo é uma versão da Bobber, lançada no Brasil em 2017, e faz parte da família Bonneville, com motor de dois cilindros paralelos. A designação Black indica que a nova decoração suprimiu os cromados para adotar um visual com motor, escape e outras peças com pintura em preto fosco.


O novo visual também foi acompanhado de mudanças técnicas e mecânicas, que alteram a performance e a pilotagem. O chamado estilo Bobber nasceu no pós-guerra, quando as pesadas e robustas motocicletas de uso militar foram transformadas para uso civil. Todo o excesso de peso era sumariamente eliminado, inclusive com o radical corte (daí o nome Bobber) dos envolventes para-lamas. Os grandes tanques também eram reduzidos, mas a pintura rústica era mantida, assim como banco individual, destacando a roda traseira.

A pintura suprimiu os cromados e ganhou acabamento em preto(foto: Triumph/Divulgação)
A pintura suprimiu os cromados e ganhou acabamento em preto (foto: Triumph/Divulgação)

VISUAL A Bobber Black tem ainda o artifício de camuflar a suspensão traseira, para maior autenticidade com as chamadas “rabo duro”, ou sem suspensão traseira da época. Outra sofisticação é a simulação da presença do carburador, também presente na época, embora, a alimentação da Bobber Black seja por injeção eletrônica. Porém, traços de modernidade são inevitáveis, como o radiador e os poderosos freios a disco na dianteira, agora com par de 310mm de diâmetro e pinças flutuantes Brembo, e um disco de 255mm com pinça Nissin, além de sistema ABS nas duas rodas.

O painel tem relojão ajustável, com o computador de bordo(foto: Triumph/Divulgação)
O painel tem relojão ajustável, com o computador de bordo (foto: Triumph/Divulgação)

O painel segue o estilo, com instrumento redondo. Entretanto, tem tela digital e a função computador de bordo, indicador de marcha engatada e relógio de horas, além de regulagem na inclinação para melhor visualização. O farol também é redondo, como na época, mas conta com iluminação em LED e luz de posição diurna. O banco é do tipo selim, individual, e pode ser regulado na altura. Sua posição também esconde o suporte e dá a impressão de flutuar, além de deixar a parte traseira do modelo bem mais destacada, compondo um visual único.
O banco é individual, com regulagem de altura(foto: Triumph/Divulgação)
O banco é individual, com regulagem de altura (foto: Triumph/Divulgação)

MOTOR O propulsor de dois cilindros em linha é o mesmo que equipa o modelo Bonneville T 120. Com 1200cm³ de cilindrada, refrigeração líquida e oito válvulas, entrega 77cv a 6.100rpm e torque de 10,8kgfm a apenas 4.000rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas. O intervalo de ignição é de 270 graus, privilegiando o torque. O modelo Bobber Black também ganhou o chamado piloto automático (Cruise Control), mas manteve os dois modos de pilotagem, Road e Rain, comandados no punho esquerdo, além do controle de tração, que pode ser desligado.

Outra característica peculiar é a posição dos retrovisores, fixados nas extremidades do guidão(foto: Triumph/Divulgação)
Outra característica peculiar é a posição dos retrovisores, fixados nas extremidades do guidão (foto: Triumph/Divulgação)

Diferentemente do modelo Bobber com aro 19 polegadas na dianteira, a Bobber Black vem equipada com aro de 16 polegadas e pneu do tipo “balão” com medida de 130/90, o que altera a ciclística e deixa a frente bem robusta. As suspensões também foram alteradas. Na dianteira, em lugar do garfo Kayaba, um da marca Showa com tubos de 47mm de diâmetro e 90mm de curso. A suspensão traseira também é Kayaba, do tipo mono, com 77mm de curso. Outra característica peculiar é a posição dos espelhos, fixados nas extremidades do guidão.
O motor, de dois cilindros em linha, tem intervalo de ignição de 270 graus(foto: Triumph/Divulgação)
O motor, de dois cilindros em linha, tem intervalo de ignição de 270 graus (foto: Triumph/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade