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Estado de Minas SÍMBOLO MISTURADO

Modelo 2020 da Ducati Scrambler Icon 800 chega atualizado

Modelo de entrada da Ducati, a Scrambler Icon conserva o estilo clássico e traz novo sistema de freios ABS de curvas, painel mais completo e mudanças no visual


postado em 21/05/2020 15:56

O banco ganhou nova estrutura mais plana, com altura de 798mm, e opcional de 778mm(foto: Ducati/Divulgação)
O banco ganhou nova estrutura mais plana, com altura de 798mm, e opcional de 778mm (foto: Ducati/Divulgação)
 

A Ducati do Brasil apresentou, em uma live nas redes sociais, a nova atualização da Scrambler Icon. A estratégia visa atender aos padrões de conduta durante o distanciamento social. A Scrambler Icon recebeu modernizações mecânicas, eletrônicas e estéticas, e tem preço sugerido de R$ 48.990, e única opção de cor, amarelo. Porém, o motor, quadro em treliça e rodas são os mesmos do modelo anterior. O nome Icon em português significa símbolo, ícone. Já o Scrambler é algo como misturado. É que, antes de surgirem as motos fora de estrada puras, o pessoal pegava os modelos de rua e adaptavam para rodar na terra, misturando os estilos.


As motos ganhavam guidão mais largo, suspensões de maior curso, novos para-lamas e menor peso. Com o tempo, as próprias fábricas incorporaram o estilo, surgindo o segmento Scrambler. No vácuo da tendência, a primeira Ducati Icon veio em 1962, com motor de 125cm³. Logo depois, surgiram as versões 250 e 450. Todas com motor de um cilindro. A Scrambler Icon desembarcou pela primeira vez no Brasil em 2015, porém, equipada com o tradicional motor de dois cilindros em L, com 803cm³, herdado do modelo Monster 796.

Os freios contam com sistema ABS de curvas, que mantém a trajetória (foto: Ducati/Divulgação)
Os freios contam com sistema ABS de curvas, que mantém a trajetória (foto: Ducati/Divulgação)

SALTO A Ducati Scrambler Icon é o modelo de entrada da marca e tenta resgatar o motociclismo autêntico, tanto na forma quanto na filosofia. Contudo, o novo modelo ganhou sofisticação da central de medição inercial (IMU), que permite a adoção do requintado sistema de freios ABS de curvas (cornering ABS), que dosa cirurgicamente a pressão, possibilitando aplicar o freio nas curvas, sem perder a trajetória. Na dianteira, um enorme disco de 330mm, com pinça Brembo radial de quatro pistãos. Na traseira, disco simples de 245mm.

A iluminação é toda em LED, com luz de posição diurna no farol(foto: Ducati/Divulgação)
A iluminação é toda em LED, com luz de posição diurna no farol (foto: Ducati/Divulgação)

O propulsor, batizado de Desmodue, conta com arrefecimento a ar e o clássico comando de válvulas (duas por cilindro) desmodrômico e novo mapeamento. A potência máxima atinge 73cv a 8.250rpm, e o pico de torque chega a 6,8kgfm a 5.750rpm. Para facilitar a pilotagem, o acionamento da embreagem passou a ser hidráulico, que deixa o manete mais leve. A eletrônica também está presente no controle de tração, que corta momentaneamente o motor quando a roda traseira gira mais rápido que a dianteira, indicando uma derrapagem.
O painel em LCD tem instrumento único incluindo indicador de marcha e combustível(foto: Ducati/Divulgação)
O painel em LCD tem instrumento único incluindo indicador de marcha e combustível (foto: Ducati/Divulgação)

ESTÉTICA As modernizações no visual incluem toda a iluminação em LED, com farol dotado de luz diurna (Day-Time Running-Light), que formam um X na lente, como em customizações anteriores. O tanque em formato de gota (13,5 litros) ganhou novas capas laterais em alumínio, que podem ser removidas, para também possível customização. A lista de acessórios é extensa, incluindo escape alto e retrovisores “old school” nas pontas do guidão. Motor e rodas de liga leve agora são pintados em preto, e a ponteira do escape foi retrabalhada.

O tanque de combustível ganhou capas laterais removíveis em alumínio(foto: Ducati/Divulgação)
O tanque de combustível ganhou capas laterais removíveis em alumínio (foto: Ducati/Divulgação)

O banco ganhou nova estrutura mais plana, com altura de 798mm, e opcional de 778mm. Sob o assento, a Scrambler Icon tem uma saída USB para conectar e recarregar aparelhos eletrônicos. O painel, em relógio único com tela LCD, curiosamente deslocado para a direita do guidão, agora conta com indicador de nível de combustível, no lugar da luz de alerta anterior e também indicador de marcha. A suspensão dianteira é Kayaba invertida, com tubos de 41mm de diâmetro. A traseira tem sistema mono, com ajustes na pré-carga. O peso a seco é de 173kg.
A ponteira do escapamento foi retrabalhada, ganhando a extremidade em preto e o corpo em cinza(foto: Ducati/Divulgação)
A ponteira do escapamento foi retrabalhada, ganhando a extremidade em preto e o corpo em cinza (foto: Ducati/Divulgação)

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