Publicidade

Estado de Minas MISTURA

Yamaha XSR 700 2021: filhote veloz que mistura detalhes retrô e modernidade

Derivada da MT-07, a XRS 700 assume visual clássico moderno, com farol, painel e lanterna redondos, com inspiração vintage, mas incorpora avanços técnicos


postado em 27/04/2021 15:33

O conceito Faster Sons, algo como filhos velozes, foi a inspiração na concepção da linha XRS(foto: Yamaha/Divulgação)
O conceito Faster Sons, algo como filhos velozes, foi a inspiração na concepção da linha XRS (foto: Yamaha/Divulgação)
 

A Yamaha XSR 700, com estilo vintage, foi apresentada em 2015, praticamente junto com a MT-07, da qual herda o conjunto mecânico. Uma estratégia da Yamaha em transformar modelos da família MT em motos neoclássicas, formando a nova família XRS, que também conta com a XRS 900, derivada da MT-09, além da XRS 155, baseada na MT-15, disponível no mercado asiático. A logística e os custos de produção são minimizados, assim como a manutenção, uma vez que são modelos mecanicamente semelhantes, embora destinadas a segmentos diferentes.


O modelo MT-07 já é vendido no Brasil, o que facilitaria também a comercialização do “filhote” XRS 700, embora não exista confirmação, em um nicho de mercado bastante explorado no Brasil pela Triumph, por exemplo, com os modelos clássicos da linha Bonneville. O conceito Faster Sons, algo como filhos velozes, foi a inspiração na concepção da linha XRS, influenciada também pela antiga linha XS, com estilo clássico moderno, incorporando novas tecnologias embarcadas, que as tornam tão eficientes e rápidas quanto os modelos “mães”, justificando a ousada definição.

O para-lama traseiro é bastante curto, em contraste com o dianteiro, que é mais envolvente(foto: Yamaha/Divulgação)
O para-lama traseiro é bastante curto, em contraste com o dianteiro, que é mais envolvente (foto: Yamaha/Divulgação)

CRIAÇÃO O projeto visual da XRS 700 foi encomendado ao estúdio Chabott Engineering do customizador Shinya Kimura, que fica em Azusa, Califórnia, que empregou o conceito nipônico “wabi sabi” de refinamento criativo, do rústico e do belo, em formas minimalistas. O resultado prático apresentou um modelo que adota componentes tradicionais, como o farol redondo em generoso bojo, painel de instrumentos também redondo em tela LCD, com o conta-giros tipo barra, indicador de marcha engatada, computador de bordo e função ECO, que indica a faixa de pilotagem eficiente.

As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas, fazendo o contraste(foto: Yamaha/Divulgação)
As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas, fazendo o contraste (foto: Yamaha/Divulgação)

O painel tem relojão redondo, mas a tela é em LCD, de fácil visualização(foto: Yamaha/Divulgação)
O painel tem relojão redondo, mas a tela é em LCD, de fácil visualização (foto: Yamaha/Divulgação)


A iluminação do painel pode ser ajustada para melhor visualização. A lanterna traseira obedece ao padrão vintage em peça redonda, porém, a iluminação é composta por 19 LEDs. O banco, com altura de 835mm, como nos modelos clássicos, é quase plano, em ligeiro desnível, revestido com textura tipo couro e acabamento na parte posterior com inscrição XRS 700. O para-lama traseiro é bastante curto, em contraste com o dianteiro, que é mais envolvente. O despojamento deixa o motor à mostra, também como nos modelos de linhas clássicas.

O propulsor Crossplane 2 (CP2), da família Master of Torque, fornece 74,8cv e 6.9kgfm de torque(foto: Yamaha/Divulgação)
O propulsor Crossplane 2 (CP2), da família Master of Torque, fornece 74,8cv e 6.9kgfm de torque (foto: Yamaha/Divulgação)


CONTRASTE A mistura entre o clássico e o moderno provoca um contraste que reforça o visual. As rodas, por exemplo, são em liga leve, em vez de raiadas, com aros de 17 polegadas, além de pintadas. A decoração também conta com peças em alumínio, e, na dianteira, um destacado radiador, incomum nos modelos de época, assim como o escape de saída curta e baixa. O compacto motor de 689cm³ em bloco de alumínio é integrado ao quadro em tubos de aço com arquitetura em treliça. A eletrônica está presente no sistema de injeção.

O banco é mais plano e tem inscrição XRS 700 próximo à lanterna(foto: Yamaha/Divulgação)
O banco é mais plano e tem inscrição XRS 700 próximo à lanterna (foto: Yamaha/Divulgação)


O propulsor Crossplane 2 (CP2), da família Master of Torque, fornece 74,8cv a 9.000rpm e torque de 6.9kgfm a 6.500rpm. A suspensão dianteira é convencional, não invertida, com tubos de 41mm e 130mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, com 130mm de curso e possibilidade de regulagens na pré-carga, ancorada em balança assimétrica. O s freios contam com sistema ABS, dois discos de 282mm de diâmetro do tipo wave na dianteira, com pinças de quatro pistões. Na traseira, disco simples com 245mm de diâmetro.

O s freios contam com sistema ABS, dois discos de 282mm de diâmetro do tipo wave na dianteira(foto: Yamaha/Divulgação)
O s freios contam com sistema ABS, dois discos de 282mm de diâmetro do tipo wave na dianteira (foto: Yamaha/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade