Vender um produto ou serviço é o resultado de uma série de ações realizadas anteriormente até sua concretização. A relação entre empresa e cliente pode comprometer ou ser o motivo pelo qual ele compra ou desiste de comprar um produto.
É o bom atendimento o grande responsável por levar o cliente a um relevante nível de satisfação e, consequentemente, contribuir para gerar lucro para a empresa.
Para que isso ocorra, empresa e cliente devem criar um senso de empatia de forma a estabelecer uma relação honesta, com um objetivo em comum: ter sucesso na venda/compra do produto ou serviço.
Por isso, listamos abaixo três dicas que podem influenciar positivamente a relação empresa e cliente. Vamos a elas:
Ferramentas da web
E-mail marketing
Por meio do envio de e-mails a clientes é possível atingir um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo, com o objetivo de divulgar, informar o cliente sobre determinado produto.
É uma poderosa ferramenta para aumentar a carteira de clientes de uma empresa e, consequentemente, o faturameto, mas deve ser usada com cautela.
A empresa tem grande responsabilidade em respeitar regras pré-definidas, como o envio de e-mails direcionados somente a possíveis clientes ou àqueles que já demonstraram interesse sobre o tema.
Mobile marketing
Nos últimos anos, mais pessoas estão conectadas à internet pelo smarthpone ou por um tablet. E elas estão em busca de uma experiência tão boa ou melhor que a do PC (computador).
O marketing feito a partir de telefones celulares ou dispositivos móveis (smartphones e tabltes) concentra mensagens por SMS, MMS, além de jogos e sites feitos para a configuração do mobile, muitos deles con conteúdo multimídia, via bluetooth.
Redes sociais
Cada vez mais as redes sociais são aliadas da aproximação entre empresa e cliente. Através de técnicas de marketing, como os posts virais em redes como Facebook, Twitter, ou mesmo publicando fotos no Instragram e vídeos no Snapchat , pode-se aumentar exponencialmente aspectos como conhecimento de marca, principais produtos e serviços da marca, resposta do cliente e, claro, sua satisfação.
Cliente satisfeito nas redes sociais representa o sucesso da empresa, especialmente quando ele compartilha o post com amigos, elogiando alguma atitude benéfica da empresa.
Newsletter
É um boletim informativo online, que ajuda a impulsionar o conteúdo, fortalecer a marca e fidelizar o cliente, a partir de um texto criativo e repleto de novidades.
A grande vantagem para o cliente é que ele só recebe a newsletter se aceitar receber esse tipo de material. Ela pode ser enviada via e-mail, SMS, MMS etc. e são extremamente comuns em sites de conteúdo ou e-commerces.
Ligações telefônicas
Este é talvez o meio não presencial mais antigo de se relacionar com o cliente. Se implantado de forma adequada, é extremamente eficaz, levando-se em conta características como atendimento personalizado, empatia e preocupação com quem está do outro lado da linha.
O foco é estreitar relações, atendendo às demandas do cliente, em qual esfera for, recebendo sugestões e críticas, de forma a fidelizar o consumidor para possíveis e novas compras. Mantê-lo a longo prazo torna-se o grande desafio das empresas.
Proatividade e feedback
Se você se preocupa com seu cliente, nada é mais importante que receber um elogio por alguma ação implantada pela empresa. Da mesma forma que o cliente pode elogiar, ele tem à sua disposição inúmeros canais de comunicação para manifestar sua desaprovação.
Nenhuma empresa quer ver seu nome ‘sujo’na praça. Portanto, é necessário que a equipe que ‘cuida’ desse cliente seja proativa, percebendo cada nuance e cada necessidade do consumidor, proporcionando um feedback rapidamente e que reverta a reclamação em elogio.
E então? Esas dicas vão te ajudar a aproximar empresa e cliente? Leia outros artigos e compartilhe com seua amigos.