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Estado de Minas URBANÓIDE

A Honda não confirma, mas o scooter Forza 300 pode chegar este ano

Equipado com generoso porta-malas em baixo do banco, controle de tração e para-brisas regulável, o scooter Honda Forza 300 está na fila para desembarcar


postado em 30/04/2020 16:07

O motor de um cilindro com arrefecimento líquido, conta com controle de tração(foto: Honda/Divulgação)
O motor de um cilindro com arrefecimento líquido, conta com controle de tração (foto: Honda/Divulgação)
 

A Honda do Brasil, depois de ter registrado a patente do modelo Forza 300 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), também mostrou o scooter no Salão das Duas Rodas, em São Paulo, em novembro de 2019, para medir a reação do público. O segmento dos scooters foi o único a passar incólume pela retração de mercado, em ciclo de quase uma década, que havia se encerrado em 2017, com a retomada da expansão. Desta forma, embora não confirmado, o urbano Forza 300 (Força 300) deveria desembarcar no Brasil ainda em 2020. Porém, com o revés do mercado em função da pandemia, os planos podem mudar.


De qualquer forma, se chegar concorrerá com o recém-lançado Yamaha XMax 250, com o modernizado Dafra Citycom 300 HD e com o Kimco Dowtown 300i. O Forza 300 foi lançado na Europa em 2000, em um mercado bastante competitivo, somando características urbanas e também “touring” para estradas. Em 2004, ganhou o sistema com chave contra roubos e maior porta-malas sob o banco. Em 2005, incorporou os freios ABS e, em 2008, passou a contar com o sistema S-Matic, com modos de mudanças automáticas do câmbio CVT e freios ABS combinados.

Como opcional, o cliente pode levar um bauleto de 45 litros de volume na cor do modelo(foto: Honda/Divulgação)
Como opcional, o cliente pode levar um bauleto de 45 litros de volume na cor do modelo (foto: Honda/Divulgação)

MODERNIZAÇÃO Em 2016, o modelo passou por completa modernização no visual (Sit-In, com túnel central mais alto), cuja base vigora até hoje. Em 2018, o Forza 300 foi revisado, ficando mais leve e mais esportivo. O quadro foi reprojetado, com leve aumento da distância entre-eixos (1.510mm), banco um pouco mais alto (780mm), roda traseira maior (de 13 para 14 polegadas de diâmetro) e roda dianteira de 15 polegadas. Também passou a contar com controle de tração e para-brisa ajustável eletricamente na altura em 140mm. Em 2020, ganhou a versão Especial Edition, limitada, com pintura exclusiva, costuras vermelhas no banco em couro e filete vermelho nas rodas, mantendo, porém, todo o conjunto mecânico e técnico.

O banco é um pouco mais alto e a roda traseira é maior, de 14 polegadas, enquanto a dianteira é de 15 polegadas(foto: Honda/Divulgação)
O banco é um pouco mais alto e a roda traseira é maior, de 14 polegadas, enquanto a dianteira é de 15 polegadas (foto: Honda/Divulgação)

Assim como a edição especial limitada (com diferenças apenas na pintura e acabamento), o Forza 300 de série preserva as mordomias urbanas, como o prático câmbio automático CVT (continuamente variável) e um generoso porta-malas em baixo do banco, com capacidade para dois capacetes fechados, ou outros volumes. No escudo frontal também existem porta-luvas, um deles com chave, e uma tomada 12V para recarregar eletrônicos. Existe também, como opcional, um bauleto de 45 litros de volume na cor do modelo. Banco e tampa do tanque de combustível podem ser abertos em teclas no escudo frontal, ou remotamente com a chave inteligente.
A iluminação é em LED, com as setas dianteiras integradas aos retrovisores(foto: Honda/Divulgação)
A iluminação é em LED, com as setas dianteiras integradas aos retrovisores (foto: Honda/Divulgação)

No escudo frontal também existem porta-luvas, um deles com chave, e uma tomada 12V(foto: Honda/Divulgação)
No escudo frontal também existem porta-luvas, um deles com chave, e uma tomada 12V (foto: Honda/Divulgação)

MOTOR O propulsor de um cilindro, quatro válvulas, 279cm³ e arrefecimento a água, é o mesmo que equipa o scooter SH 300i, já vendido aqui, mas com assoalho baixo e plano (Step-Through, sem túnel central), além de rodas maiores, com aros de 16 polegadas. O motor comum (com mínimos ajustes) também facilitaria a logística entre os modelos que atuam em nichos diferentes. A potência atinge 25,2cv a 7.000rpm e o torque chega a 2,8kgfm a 5.750rpm. O motor conta com o controle de tração (HSTC), que pode ser desligado. O tanque de combustível tem capacidade de 11,5 litros.

O painel tem dois mostradores analógicos redondos e uma tela digital entre os dois, com o computador de bordo(foto: Honda/Divulgação)
O painel tem dois mostradores analógicos redondos e uma tela digital entre os dois, com o computador de bordo (foto: Honda/Divulgação)

O painel tem dois mostradores analógicos (velocímetro e conta-giros) redondos e uma tela digital entre os dois, com o computador de bordo, além de relógio de horas e carga da bateria. A iluminação é em LED, com as setas dianteiras integradas aos retrovisores. A suspensão dianteira é telescópica tradicional, não invertida, com tubos de 33mm de diâmetro. A suspensão traseira tem dois amortecedores, com possibilidade de sete ajustes na pré-carga. O freio dianteiro tem disco de 256mm de diâmetro, enquanto o traseiro tem disco de 240mm. O peso, já abastecida, é de 182kg.
O porta-malas em baixo do banco comporta dois capacetes fechados(foto: Honda/Divulgação)
O porta-malas em baixo do banco comporta dois capacetes fechados (foto: Honda/Divulgação)

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