Publicidade

Estado de Minas O ERRADO QUE DEU CERTO

Harley Davidson lança a Fat Boy edição especial de 30 anos

Em comemoração a três décadas de estrada, a Harley-Davidson produz uma versão comemorativo da Fat Boy, com acabamento exclusivo e mesmo conjunto mecânico


postado em 11/05/2020 16:02

Os pneus são bem largos, sendo o traseiro de 240mm(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Os pneus são bem largos, sendo o traseiro de 240mm (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

A legendária Harley-Davidson Fat Boy, ou garoto gordo, está completando 30 anos em 2020, com direito a edição especial de 2.500 unidades identificadas com placa numerada em cima do tanque, pintura e acabamentos especiais. Curiosamente, a história do nome contraria os vultosos recursos empregados em pesquisas pelas marcas para encontrar uma alcunha que além de fácil e sonora, inspire força, confiança, velocidade, robustez e modernidade para seduzir e despertar o desejo de sair correndo para comprar a sua. Com a Fat Boy, a Harley-Davidson fez exatamente o contrário.


Surpreendentemente, o socialmente controverso “Garoto Gordo” partiu do próprio marketing da fábrica para, irreverentemente, brincar com suas próprias avantajadas dimensões, sem quaisquer outras conotações. E o irônico tiro não saiu pela culatra. A Fat Boy foi apresentada em 1989, já como modelo 1990, e faz parte da família Softail (rabo macio), que camufla a suspensão na parte de trás, para se parecer com as antigas hard tail (rabo duro), sem suspensão traseira. Em 2018, sofreu sua mais recente modernização, sem, contudo, alterar suas características originais.

A legendária Harley-Davidson Fat Boy, ou garoto gordo, está completando 30 anos em 2020(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A legendária Harley-Davidson Fat Boy, ou garoto gordo, está completando 30 anos em 2020 (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

ESTRADA O projeto foi de Willie G. Davidson, estilista e descendente dos fundadores da marca, com inspiração no modelo Hydra-Glide de 1949, com design robusto do pós-guerra, mantendo o guidão bem largo e um enorme farol dianteiro destacado, além de pneus mais largos e as rodas maciças, sem raios, que viraram uma espécie de marca registrada do modelo. A Fat Boy de série, montada em Manaus, faz parte da linha no Brasil, que “pode” dividir os poucos modelos comemorativos com outros mercados.

A pintura em preto inclui os escapes e capas da suspensão dianteira(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A pintura em preto inclui os escapes e capas da suspensão dianteira (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Em 1991, a Fat Boy participou do filme mundial Exterminador do Futuro, em movimentada cena de perseguição com o protagonista Arnold Schwarzenegger, que a deixou ainda mais conhecida. A versão Edição Especial 30 Anos tem pintura predominantemente em preto (vivid Black), incluindo os escapes, as capas da suspensão dianteira e as rodas maciças, que são em alumínio fundido, com destaques usinados. A roda dianteira está calçada com pneu de 160mm de largura, enquanto a traseira com aro de 18 polegadas ostenta um enorme pneu com 240mm.
O motor, batizado de Milwaukee Eight 114, tem detalhes em bronze(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O motor, batizado de Milwaukee Eight 114, tem detalhes em bronze (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

MOTOR O acabamento tem ainda detalhes em bronze nos cabeçotes do motor e no tanque, com a placa comemorativa que indica a numeração do modelo, além de tomada USB. O propulsor é unicamente o Milwaukee 114 Eight (oito válvulas e 1.868cm³), enquanto a Fat Boy de série também tem a opção da versão 107 (equivalentes a 1.745cm³). Equipado com a tradicional configuração de dois cilindros em V, com inclinação de 45 graus e arrefecimento a ar, o motor fornece 16,4kgfm de torque máximo, com novos eixos balanceiros para reduzir as vibrações.

As rodas em alumínio fundido são maciças, com detalhes usinados(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
As rodas em alumínio fundido são maciças, com detalhes usinados (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Com base no modelo 2018, o “Garoto Gordo Especial”, passou por um rigoroso regime, que reduziu o peso em 14kg, com adoção de quadro com nova geometria e 34% mais rígido, proporcionando melhor dirigibilidade. A suspensão dianteira é invertida e a traseira, mono, com regulagem manual na pré-carga. Ambas Showa. O farol em LED tem luz diurna, enquanto na traseira, o farolete foi abolido, com luz de freio incorporada pelas setas, deixando o visual mais limpo. O painel, com um único instrumento, fica sobre o tanque, que tem capacidade de 18,9 litros.
São apenas 2.500 unidades comemorativas, com placa numerada no tanque(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
São apenas 2.500 unidades comemorativas, com placa numerada no tanque (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade