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Estado de Minas MODERNIDADES

A interessante evolução da parceria entre os smartphones e as motocicletas

As novas tecnologias de comunicação permitem que o celular seja usado como uma ferramenta no ajuste das motos, e a evolução mecânica também cresce


postado em 31/12/2020 17:59

Na Yamaha GYTR 450F o celular auxilia na regulagem do motor da moto(foto: Yamaha/Divulgação)
Na Yamaha GYTR 450F o celular auxilia na regulagem do motor da moto (foto: Yamaha/Divulgação)
 

A comunicação está cada vez mais presente nas motocicletas. O smartphone virou ferramenta de primeira necessidade, com tantas funções integradas ao painel da moto, que agora até fala. O avanço da eletrônica também possibilitou uma série de recursos de auxílio à pilotagem, como modulação do motor, controle de tração, controle do freio-motor, controle da embreagem, freios ABS de curvas, suspensões reguláveis etc, quase como um computador ambulante, e a soma dos dois, eletrônica e comunicação, está permitindo novas possibilidades.


A graxa e a caixa de ferramentas, por exemplo, foram aposentadas pela Yamaha para regular os modelos fora de estrada de motocross. Se as condições de pista estão com maior umidade, maior ou menor altitude, maior ou menor calor, se são mais rápidas ou travadas, basta acionar o smartphone (IOS ou Android) para que, por meio de um aplicativo chamado de Yamaha Power Tuner, seja possível “conversar” via wireless com os módulos eletrônicos da moto, fazendo a sintonia fina da alimentação e ignição. Tudo mostrado em gráficos, com memória para melhor analise.

Kawasaki Versys, modelo 2019, traz aplicativo Rideology, que fornece histórico da moto e da pilotagem(foto: Kawasaki/Divulgação)
Kawasaki Versys, modelo 2019, traz aplicativo Rideology, que fornece histórico da moto e da pilotagem (foto: Kawasaki/Divulgação)

SUSPENSÃO A ítaliana Ducati também permite que o modelo Multistrada 950S, comercializado no Brasil, seja regulado via smartphone, por meio de aplicativo próprio, sem sair da garage. A suspensão eletrônica, batizada de Skyhook Evo, pode ficar mais dura ou macia, suportar mais peso (piloto garupa e bagagem) em cada roda separadamente, além dos ajustes de modos de pilotagem, controle de tração, carga dos freios ABS, em cerca de 400 possibilidades diferentes, além do inédito radar dianteiro e traseiro no modelo Multistrada V4S.

Na Ducati Multistrada o painel tem diferentes configurações e o celular tem lugar próprio(foto: Ducati/Divulgação)
Na Ducati Multistrada o painel tem diferentes configurações e o celular tem lugar próprio (foto: Ducati/Divulgação)

A Kawasaki disponibiliza o aplicativo Rideology, que informa via smartphone o histórico da moto (ZX 650, comercializada no Brasil), além da memória do comportamento da pilotagem em determinados trechos ou determinados períodos. A tecnologia do espelhamento do painel ao celular é cada vez mais comum, informando chamadas e possibilitando navegação por satélite. A presença dos smartphones também obrigou as fábricas a instalarem uma tomada para carregamento das baterias, presente nos scooters e nas motos.
Modelo da Honda traz comando de voz para chamada de celular(foto: Honda/Divulgação)
Modelo da Honda traz comando de voz para chamada de celular (foto: Honda/Divulgação)

VOZ A Honda desenvolveu o aplicativo RoadSync para ser usado em conjunto com o Honda Smartphone Voice Control. O aplicativo estará disponível, inicialmente na Europa, no início de 2021, como equipamento de série nos modelos X-ADV, CB 1000R e opcionalmente no scooter Forza 350. Todos também vendidos no Brasil. Com o uso de fones de ouvido e microfone no capacete, via Bluetooth, é possível navegar, fazer e receber ligações (sem tirar a mão do guidão), gerar e receber mensagens de texto (o sistema converte voz em texto), ouvir música ou consultar a previsão do tempo.

Modelos da BMW contam com o Active Cruise Control (ACC), que ajusta a distância e velocidade em relação ao veículo que está à frente(foto: BMW/Divulgação)
Modelos da BMW contam com o Active Cruise Control (ACC), que ajusta a distância e velocidade em relação ao veículo que está à frente (foto: BMW/Divulgação)

A BMW está desenvolvendo um sistema de radar, Active Cruise Control (ACC), que vai permitir ao piloto ajustar e fixar a distância em relação ao veículo à frente, mesmo variando a velocidade. Nas curvas, o sistema também percebe a inclinação e desacelera.

Em algumas motos, a corrente de transmissão dispensa lubrificação(foto: Kawasaki/Divulgação)
Em algumas motos, a corrente de transmissão dispensa lubrificação (foto: Kawasaki/Divulgação)

As correntes de transmissão precisam de limpeza e lubrificação periódica e também de ajustes de tensão, por desgaste. A tradicional produtora de correntes italiana Regina desenvolveu uma corrente que não precisa de lubrificação, desgasta menos a coroa e o pinhão, reduzindo a necessidade de ajustes de tensão. A M Endurance emprega uma tecnologia de revestimento dos roletes com carbono amorfo tetraédrico (ta-C), conhecido como diamante industrial. Este componente tem alta capacidade de lubrificação a seco e baixo coeficiente de atrito. Não se desgasta e não provoca desgaste, reduzindo quase a zero a necessidade e trabalho de manutenção, aumentando a durabilidade de forma a compensar o maior custo.

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