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Estado de Minas APRESENTAÇÃO

Harley-Davidson Pan America 1250: feita pra qualquer parada

Primeira big trail da Harley-Davidson tem motor com 152cv e muitos recursos eletrônicos, além de suspensões semiativas


postado em 08/03/2021 18:36

As versões Special e Standard se diferenciam no emprego maciço da eletrônica(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
As versões Special e Standard se diferenciam no emprego maciço da eletrônica (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
 

A Harley-Davidson apresentou oficialmente sua primeira big trail batizada de Pan America 1250 em duas versões. Ambas equipadas com o inédito motor Revolution Max de 1.252 cm³, com arrefecimento líquido, radiador de óleo e comando de válvulas variável, com a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, mas com inclinação de 60 graus. As versões Standard e Special se diferenciam no emprego maciço da eletrônica, como a suspensão semiativa e recursos de assistência à pilotagem adicionais na versão Special.


O visual é praticamente idêntico para as duas, com uma exótica carenagem frontal que abriga o conjunto óptico com farol retangular horizontal, composto por uma bateria de LEDs. A Pan America 1250 tem previsão de chegar ao Brasil, porém, ainda sem data definida. A versão Special conta com cavalete central, protetores de motor, protetores de punho, amortecedor de direção e peito de aço. Também pode vir equipada opcionalmente com rodas raiadas, melhores no fora de estrada, e pneus especiais desenvolvidos pela Michelin para terra.

A versão Special tem pneus próprios para o fora de estrada e maleiros para a bagagem(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A versão Special tem pneus próprios para o fora de estrada e maleiros para a bagagem (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

MOTOR O propulsor também é parte estrutural do quadro, o que ajuda a reduzir peso (228kg a seco na Standard e 239kg na Special) e também dimensões. O motor fornece uma tropa de respeito, com 152cv a 8.750rpm e um musculoso torque de 13,1kgfm a 6.750rpm. Os cilindros ficam ligeiramente deslocados, com intervalo de ignição de 90 graus, e contam com o controle variável de válvulas, mudando o tempo de abertura (duas de admissão e duas de exaustão por cilindro) para oferecer mais torque em baixos giros e mais potência em alta.

O propulsor é parte estrutural do quadro, ajudando a reduzir o peso, que na Standard é de 228 quilos(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O propulsor é parte estrutural do quadro, ajudando a reduzir o peso, que na Standard é de 228 quilos (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

A versão Standard tem quatro modos de pilotagem padrão: Road, Sport, Rain e Off-Road(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A versão Standard tem quatro modos de pilotagem padrão: Road, Sport, Rain e Off-Road (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

A versão Standard tem quatro modos de pilotagem padrão: Road, Sport, Rain e Off-Road, além do personalizável Off-Road Plus. O modelo Special tem adicionalmente os modos Custom Off-Road e Custom Off-Road Plus, igualmente personalizáveis. A Special tem suspensão eletrônica semiativa Showa. Na dianteira, garfo invertido com tubos de 47mm e 190mm de curso. Na traseira, sistema mono, também com 190mm de curso. O sistema eletrônico detecta o peso do piloto, passageiro e bagagem, além da velocidade e inclinação, para se ajustar automaticamente em cinco níveis: Confort, Balanced, Sport, Off-Road Soft e Off-Road.
As suspensões da versão Special são eletrônicas semiativas(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
As suspensões da versão Special são eletrônicas semiativas (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

Na traseira, sistema de freios com disco de 280mm(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
Na traseira, sistema de freios com disco de 280mm (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

PÉS NO CHÃO Para os mais baixinhos, a Special tem o inédito Adaptative Ride Height, ARH, que reduz automaticamente a altura da moto nas paradas, permitindo alcance dos pés no chão. O sistema mantém o curso das suspensões e o ângulo de inclinação, além de poder ser ajustado na velocidade de “rebaixamento”, ou travado. O modelo Special tem ainda assistente de partida (Hill Hold), pedal de freio ajustável, aquecimento de punhos e para-brisa regulável em quatro posições e em 45mm, além de faróis em LED adaptativos que iluminam o interior das curvas conforme a inclinação da moto.


A versão Special pode vir equipada opcionalmente com rodas raiadas, melhores no fora de estrada(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
A versão Special pode vir equipada opcionalmente com rodas raiadas, melhores no fora de estrada (foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O freio dianteiro tem duplo disco de 320mm, com pinças Brembo, monobloco de quatro pistãos. Na traseira, disco de 280mm. O sistema ABS de curvas é comum às duas versões. O painel em tela TFT colorida tem 6,8 polegadas e além do computador de bordo e das informações de praxe é sensível, porém, só com a moto parada. Em movimento, só via comando no punho. O celular pode ser espelhado, via Bluetooth, fornecendo, por exemplo, acesso a chamadas, músicas e ao aplicativo de navegação da Harley-Davidson de modo gratuito, compatível com IOS e Android.
O painel tem tela TFT de 6,9 polegadas e pode ser espelhado ao celular(foto: Harley-Davidson/Divulgação)
O painel tem tela TFT de 6,9 polegadas e pode ser espelhado ao celular (foto: Harley-Davidson/Divulgação)

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