Publicidade

Estado de Minas LINHA 2022

Honda NXR 160 Bros: agora mais forte para se dar bem no asfalto e na terra

Equipada com o mesmo motor da CG 160, mas com mais torque, a pequena trail Bros 160 recebeu modernizações no visual e proteção na suspensão dianteira


postado em 17/08/2021 07:00

A modernização do visual está presente no tanque e nas aletas laterais, que ganharam outro desenho(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A modernização do visual está presente no tanque e nas aletas laterais, que ganharam outro desenho (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

 

Lançada em 2004, a Honda Bros é uma espécie de “pau para toda obra”, com suspensões de maior curso para encarar o asfalto e também estradas de terra. Em 2014, passou a contar com motor de 160cm³, o mesmo que equipa a CG 160. Um cilindro, 162,7cm³, com arrefecimento a ar e injeção eletrônica. Porém, ajustes internos conferiram maior torque em função das características de utilização mista. Enquanto na CG 160 o torque máximo de 1,54kgfm aparece a 7.000rpm (quando abastecida com etanol), na Bros 160 tem pico de 1,60kgfm a 5.500rpm. A potência chega a 14,7cv a 8.500 rpm.

 

Mais torque em rotações mais baixas. A tradução é uma capacidade de reaceleração mais vigorosa, somados a uma posição de pilotagem mais natural, com banco em dois níveis a 836mm do chão e um guidão mais largo, detalhes que transformam a pequena trail em um veículo prático e utilitário na cidade e no campo. A nova geração da NXR 160 Bros, apresentada em 10 de agosto, mantém as características de robustez do conjunto mecânico, mas ganhou nova formatação gráfica e ajustes em componentes técnicos.

A roda dianteira com aro de 19 polegadas supera melhor as irregularidades(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
A roda dianteira com aro de 19 polegadas supera melhor as irregularidades (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)


VISUAL A modernização do visual está presente no tanque e nas aletas laterais, que ganharam outro desenho. Além disso, cumprem a função de proteção ao tanque de combustível, com capacidade de 12 litros. A suspensão dianteira passa a contar com proteção sanfonada, que protege as bengalas da poeira, preservando os retentores. O bloco do farol também ganhou nova carenagem. Na outra extremidade, o bagageiro integrado à rabeta e também às alças de segurança para o passageiro, permitem a instalação do baú central.

O bloco do farol também ganhou nova carenagem(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O bloco do farol também ganhou nova carenagem (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

O escapamento em aço inoxidável tem saída alta pelo lado direito e capa protetora para isolar o calor(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O escapamento em aço inoxidável tem saída alta pelo lado direito e capa protetora para isolar o calor (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)


O quadro em tubos de aço é do tipo berço semiduplo, o que também protege as partes baixas do motor, em condições de utilização mais severa na terra. Acoplada ao quadro, a suspensão dianteira tem sistema telescópico tradicional (não invertido), com 180mm de curso. A suspensão traseira, ancorada em balança de aço, é do tipo mono, com 150mm de curso. Para poder transitar nos dois mundos do asfalto e da terra, as rodas são raiadas, calçadas com pneus mistos, com medidas de 90/90 na dianteira, em aro de 19 polegadas, e 110/90 em aro de 17 polegadas na traseira.

O painel é digital em tela LCD com blackout para melhorar a visualização(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O painel é digital em tela LCD com blackout para melhorar a visualização (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)


FREIOS O sistema de freios conta com discos nas duas rodas, sendo de 240mm de diâmetro na dianteira e 220mm na traseira, equipados com Combined Brake System (CBS ). Ao acionar o pedal de freio traseiro, cerca de 30% da pressão vai automaticamente para o freio dianteiro, conservando 70% para a roda de trás. Um mecanismo hidráulico faz a distribuição, acionando uma das pinças do freio dianteiro. Ao acionar somente o manete do freio dianteiro, toda a pressão fica concentrada na roda da frente. O sistema aumenta a segurança, já que o freio dianteiro é mais eficiente.

O sistema de freios combinados transfere pressão da traseira para a dianteira(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
O sistema de freios combinados transfere pressão da traseira para a dianteira (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)


O painel digital em tela LCD tem fundo blackout para minimizar os efeitos de alta luminosidade (luz solar) e reflexos, além de contar com relógio de horas, conta-giros, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível, velocímetro e luzes de alerta. Outro elemento que diferencia a NXR 160 Bros é o escapamento em aço inoxidável. Com saída alta pelo lado direito, tem capa protetora para isolar o calor e catalizador para reduzir as emissões. O peso a seco é de 122kg e o preço sugerido é de R$ 14.600, sem o frete incluído.

As suspensões de maior curso permitem encarar o rali diário ou a terra(foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)
As suspensões de maior curso permitem encarar o rali diário ou a terra (foto: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade