
O novo motor, com 1.160 cm3, ganhou 9 cv em relação ao modelo anterior. Agora são 150 cv a 9.000 rpm. O torque também aumentou 0,8 Kgfm, passando para 13,3 Kgfm a 7.000 rpm. O escapamento igualmente foi modificado, porém, a transmissão final continua por eixo cardan. O novo propulsor também está recheado de eletrônica. Todos os modelos contam com central de medição inercial (IMU), que monitora e intervém nos diferentes sistemas, como os freios ABS de curvas e controle de tração. Porém, os mapas de motor variam, conforme a utilização de cada modelo.

A mudança na ergonomia é completada com novas posições das pedaleiras. O modelo tem ainda quick shift, manoplas e bancos aquecidos, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, interruptores iluminados, tomada USB e cavalete central. O painel tem tela colorida em TFT de 7 polegadas e pode ser espelhado ao celular. A eletrônica também está presente nos mapas de motor, incluindo o modo Rans (Chuva), quando a potência é reduzida para 100 cv. A iluminação é em led, com luz de posição diurna e farol de curvas.

As suspensões são semi ativas com garfo invertido na dianteira de 49 mm de diâmetro e 220 mm de curso. Na traseira, sistema mono igualmente com 220mm.O piloto automático também está presente, além dos protetores de punho, de cárter, de quadro e de tanque. Para aumentar a autonomia o modelo Tiger Rally Explorer vem equipada com tanque de 30 litros e também o modo de pilotagem Off-Road Pro (mais extremo), além de outros cinco, que desabilita o freio ABS e o controle de tração. Os freios são Brembo com duplo disco de 320 mm na dianteira e 282 na traseira. Também são oferecidos diversos opcionais, como malas e top case central.