
O desenvolvimento da Fireblade (Lâmina de Fogo), lançada em 1992, ainda com motor de 900cm³ de cilindrada, foi sendo focado no conceito “Controle Total” para permitir uma pilotagem mais fácil e prazerosa, que também induz a uma maior velocidade. Para tanto, o emprego da eletrônica, permite configurar o comportamento do motor, das suspensões e dos freios, em ajuste sob medida para o tipo de piso, condições de clima e características de pilotagem. Tudo com assistência de asas invertidas na carenagem para não deixar a moto voar.
ANDANDO Para ganhar ainda mais performance, o motor de quatro cilindros em linha, adotou pistões de maior diâmetro e curso bem reduzido, resultando em um estratosférico aumento nas rotações, exatamente como no protótipo RC 213V que disputa o Mundial de MotoGP, desenvolvido pelo HRC (Honda Racing Corporation), que concebe os modelos de competição da marca. Na hora de acelerar, potência e torque também só aparecem com vigor absurdo, com o motor girando lá em cima. São nada menos que 216,2cv a inacreditáveis 14.500rpm e um torque de 11,5kgfm a distantes 12.500rpm. Parece algo inalcançável? Só que não.


