![Sam Sunderland, com a GasGas 450 Rally(foto: Gas Gas/Divulgação) Sam Sunderland, com a GasGas 450 Rally(foto: Gas Gas/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/eX5aXMmcEQGb8t9VToWpnkY1h8Y=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124172602731487a.jpg)
A mudança da África para a América do Sul trouxe outros desafios para os fabricantes e pilotos. O regulamento limitou o motor das motos para até 450cm³, por questões de segurança. A alteração, além do aumento na segurança, permitiu a entrada de novas marcas de motocicletas, deixando a disputa ainda mais interessante. A Honda decidiu voltar à disputa em 2013, depois de participar oficialmente entre 1981 e 1989, com cinco vitórias. O modelo base escolhido foi exatamente a CRF 450X de série. O desenvolvimento da moto para a competição, com o batismo de CRF 450 Rally, contou com a participação do piloto brasileiro de Minas Gerais, Felipe Zanol, membro da Categoria Elite Mundial e titular do time HRC, Honda Racing Corporation.
A marca só conseguiria vencer em 2020, com o piloto americano Ricky Brabec, repetindo a dose em 2021 com o argentino Kevin Benavides. Atualmente cerca de 10 marcas competem oficialmente, além dos pilotos independentes com diversos modelos e marcas. O regulamento para as motos, exige que os modelos tenham reservatório para água potável. O combustível deve ser no máximo 34 litros, normalmente acondicionado em tanques laterais traseiros, central e inferiores. Durante o reabastecimento é proibida qualquer manutenção. Só é permitido utilizar seis pneus traseiros durante todo o Dakar. A planilha digital (road book) só é liberada 20 minutos antes da largada. Os pilotos contam com um sinalizador eletrônico que indica sua localização em caso de emergência e necessidade de resgate. Os pilotos também são obrigados a reduzir a velocidade em trechos de risco, sujeitos a penalização eletrônica em tempo. Os capacetes devem pesar no mínimo 1,1kg. Os extremamente leves reduziam a segurança. Os pilotos também são obrigados a utilizar um casaco com sistema de airbag.
GASGAS A marca espanhola nasceu em meados da década de 1980, através dos pilotos Narcis Casas e Josep Pibernat. Curiosamente, o nome GasGas vem da expressão de incentivo espanhola. “Vamos! Gas a fondo… Gas Gaaaas!!!”, simplificada para GasGas, ou para o “endurês” enrola o cabo. No final de 2019 foi incorporada pelo Pierer Mobility Group, que também controla a austríaca KTM e a sueca Husqvarna. O intercâmbio promoveu um grande salto tecnológico, culminando com a vitória no Dakar 2022. O motor de um cilindro, do tipo SOHC (comando simples no cabeçote) com 449cm³, tem válvulas de admissão em titânio. A potência ultrapassa os 60cv, incluindo controle de tração e escapamento Akrapovic. A refrigeração é líquida, com reforço de radiador de óleo com duas bombas. O quadro é tubos de aço, alumínio e reforço de fibra de carbono no sub-quadro em função do maior peso.Também recebe uma proteção de motor mais envolvente. A embreagem multi-disco, com acionamento hidráulico também tem maior capacidade. A suspensão dianteira é WP XACT Pro, com tubos de 48mm de diâmetro e 305mm de curso. A suspensão traseira é mono WP XACT, com 305mm. Ambas são totalmente ajustáveis.
![Pablo Quintanilha, com a Honda CRF 450 Rally(foto: Honda/Divulgação) Pablo Quintanilha, com a Honda CRF 450 Rally(foto: Honda/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/90Azr9bhygYxsE2Qd-4lAgWt5wk=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124172851640033i.jpg)
![Danilo Petrucci, com a KTM 450 Rally(foto: KTM/Divulgação) Danilo Petrucci, com a KTM 450 Rally(foto: KTM/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/kzCSEiVoT284-QUTP1JtIXN1yyY=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124173113888100e.jpg)
![Joaquim Rodrigues, com a Hero 450 Rally(foto: Hero/Divulgação) Joaquim Rodrigues, com a Hero 450 Rally(foto: Hero/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/9WPkeBlncTrSUTYFf2Fgm-BJ6Uo=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124173355984658a.jpg)
![Adrien Van Beverem, com a Yamaha WR 450F Rally(foto: Yamaha/Divulgação) Adrien Van Beverem, com a Yamaha WR 450F Rally(foto: Yamaha/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/V_uvMLyUyWxpOXPdQdzPVWLQ0rg=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124173639441139u.jpg)
![Sherco SEF 450 Rally(foto: Sherco/Divulgação) Sherco SEF 450 Rally(foto: Sherco/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/U9Gal3nqyza_rdMhmD4T_1LbPWU=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124173832133535o.jpg)
![Rieju 450 Rally(foto: Rieju/Divulgação) Rieju 450 Rally(foto: Rieju/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/lR24zKi4P3NXQugoMfzj682oSX0=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124174104932016i.jpg)
![Fantic XEF 450 Rally(foto: Fantic/Divulgção) Fantic XEF 450 Rally(foto: Fantic/Divulgção)](https://i.vrum.com.br/LrrJF-Eb4-529V91TIS9KEWAjFc=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124174357503716o.jpg)
![Husqvarna FR 450 Rally(foto: Husqvarna/Divulgação) Husqvarna FR 450 Rally(foto: Husqvarna/Divulgação)](https://i.vrum.com.br/rQJsaXN36v9hg5rrWExnkg-UzZE=/675x/smart/imgsapp.estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia_128576568202/2022/01/24/55773/20220124174542992191o.jpg)