
Entre todos os países onde a BMW G 310GS é comercializada, o Brasil é o maior consumidor. Produzida em Manaus, Amazonas, a moto faz parte da família GS, que comemorou 40 anos em 2021. O pimeiro modelo foi a R 80 GS. Entre as celebrações de aniversário, a BMW produziu uma série comemorativa, decorada com motivos especiais e a inscrição “40 Years GS”, inspirada no histórico modelo R 1000GS, apelidada de Bumblebee, ou abelha zangão.
O menor da linha GS, modelo G 310GS seguiu o visual de aniversário, com versão de pintura amarela e preta. Porém, a parte técnica e mecânica permanecem inalteradas.A pequena GS segue o padrão da linha, com vocação para rodar tanto no asfalto quanto na terra. A própria denominação GS, que significa Gelande/Strasse, ou cidade e campo, indica a aptidão. Para tanto, conta com para-brisa, abas laterais ao tanque e segundo para-lama alto, como nas irmãs maiores da família, que vai até modelos de 1250cm³.

INVERTIDO A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41mm de diâmetro e 180mm de curso. A suspensão traseira tem sistema mono, também com 180mm de curso, ancorado em balança de alumínio e possibilidade de regulagens na pré-carga da mola para ajustar o peso transportado. O lado asfalto tem pedaleiras revestidas com borracha e rodas em liga leve calçadas com pneus de uso misto. Na dianteira, o aro é de 19 polegadas, dimensão no meio do caminho entre terra e asfalto, e o aro traseiro, 17 polegadas de diâmetro.


ERGONOMIA Na posição de pilotagem, o banco fica a 835mm do solo, com opcional de mais alto, a 850mm, ou mais baixo, a 820mm do chão. Porém, seu formato em dois níveis privilegia o conforto e o uso no asfalto, dificultando a movimentação na terra. Para ajustar a tocada, os manetes de freio e embreagem podem ser facilmente regulados em quatro níveis. O quadro tem arquitetura de tubos de aço em treliça e fica exposto, compondo o visual, assim como o peito de aço para proteger o motor.

