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Estado de Minas GRANDALHÃO MARRENTO

Testamos o Ford Edge ST, SUV de pegada esportiva e bem equipado

Ford Edge ST não chama a atenção só pelo visual, já que tem desempenho empolgante, além de bom espaço interno e importantes itens de segurança


postado em 05/08/2019 15:33

SUV tem dimensões avantajadas e linhas agressivas, que sugerem esportividade(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
SUV tem dimensões avantajadas e linhas agressivas, que sugerem esportividade (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
 

Quando se fala de SUV, normalmente, os primeiros pontos importantes que vêm à cabeça são espaço e conforto. Mas, de uns tempos para cá, vem aumentando o desejo por modelos desse segmento com desempenho esportivo. E já existem algumas opções no mercado, entre elas o Ford Edge ST, primeiro modelo com essa sigla a desembarcar no Brasil. Com um imponente motor V6 de 335cv e 54,5kgfm de torque, o grandalhão não “amarela” na performance e faz do carro familiar um foguete prazeroso de dirigir. Com acabamento sofisticado e sistemas de auxílio à condução, o SUV da Ford se aproxima muito de concorrentes alemães, mas com preço “um pouco” mais baixo.


O Edge passou a ser comercializado no Brasil somente na versão ST, ou Sport Technologies, que é preparada pela divisão de veículos especiais Ford Performance, de onde também saem modelos com as siglas RS, GT e Raptor. O primeiro a ganhar a chancela ST foi o Mondeo, em 1997, mas depois vieram o Focus e o Fiesta, porém, comercializados somente nos EUA, Europa e Ásia. Agora foi a vez do Edge ST romper barreiras e chegar em território brasileiro, como versão única, voltada para performance e tecnologia.

Na traseira, lanternas com LEDs, dupla saída de escapamento e defletor de ar junto ao teto(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Na traseira, lanternas com LEDs, dupla saída de escapamento e defletor de ar junto ao teto (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

VISUAL A esportividade da versão é denunciada de cara pelas letras ST pintadas de vermelho na ampla grade tipo colmeia em preto brilhante. A parte inferior do para-choque tem entrada de ar no mesmo estilo e as molduras dos faróis de neblina pintadas de preto completam o conjunto. Os faróis espichados com LED e luz diurna reforçam o aspecto aerodinâmico do SUV de grandes dimensões. Destaque também para as rodas de liga leve de 21 polegadas, cinco raios duplos, pintadas em preto brilhante e calçadas com pneus de perfil baixo, enfatizando a esportividade.

São 2,84m de distância entre-eixos, medida que contribui para o bom espaço interno(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
São 2,84m de distância entre-eixos, medida que contribui para o bom espaço interno (foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

Um detalhe em preto contorna toda a parte inferior do veículo e nas portas funciona como uma saia, que raspa facilmente em calçadas mais altas. Na traseira, os detalhes em preto voltam a aparecer, mas o destaque fica por conta do defletor de ar superior e as duas saídas de escape em alumínio. As lanternas horizontalizadas também contam com LEDs. O modelo traz de série o teto solar panorâmico com cortina protetora, mas apenas a parte dianteira de vidro abre.

CONFORTO O SUV impressiona pela boa lista de equipamentos. Ele tem chave presencial e sistema de abertura das portas por meio de senha que pode ser digitada nos números que aparecem na coluna. Para abrir o porta-malas, que tem generosos 600 litros de volume, basta apertar uma tecla na chave ou simplesmente passar o pé sob o para-choque traseiro, naquelas situações em que as mãos estão ocupadas. O movimento pode ser repetido para fechar ou então basta apertar uma tecla na parte interna da tampa. O compartimento de carga leva tranquilamente toda a bagagem da família e ainda traz iluminação e revestimento de borracha bem resistente.

O acabamento interno é de boa qualidade e a central multimídia SYNC 3 tem tela tátil de oito polegadas (foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
O acabamento interno é de boa qualidade e a central multimídia SYNC 3 tem tela tátil de oito polegadas (foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

Conforto também é destaque no Edge ST, que tem bancos dianteiros anatômicos, com abas laterais, regulagens elétricas e aquecimento. Já o banco traseiro é bipartido e conta com encosto reclinável e saídas de ar-condicionado, o que garante conforto em viagens mais longas. Como na maioria dos automóveis, o espaço no meio do banco traseiro é prejudicado pelo túnel no assoalho e pelo console embutido no encosto, que causa desconforto para quem vai ali. Mas no quesito segurança, os sistemas de fixação de cadeiras infantis estão presentes. Sem falar nos oito airbags, que são de série, e o sistema de Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento das bolsas infláveis ou corte de combustível, por meio de um celular pareado.


O acabamento interno é de boa qualidade, com couro e tecido aveludado revestindo os bancos. O painel tem material emborrachado e detalhe imitando fibra de carbono. O painel de instrumentos tem duas telas configuráveis de 4,2 polegadas que podem ser alteradas por meio dos comandos no volante. Ali o motorista visualiza as informações do computador de bordo e do sistema de navegação. E por meio das teclas no volante, que tem ajustes elétricos de altura e distância, o motorista acessa sistemas de auxílio à condução como monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, auxiliar de manobras evasivas, piloto automático adaptativo com Stop & Go e estacionamento automático.

O banco traseiro tem encostos reclináveis, mas o assento do meio não é dos mais confortáveis(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O banco traseiro tem encostos reclináveis, mas o assento do meio não é dos mais confortáveis (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

DIRIGINDO Mas o grande destaque do Edge ST é o conjunto mecânico. O modelo traz um eficiente motor 2.7 litros, V6, biturbo, de 335cv e empolgantes 54,4kgfm de torque. O propulsor garante força bruta já em baixas rotações, proporcionando arrancadas rápidas e retomadas de velocidade seguras. A resposta ao comando do acelerador é imediata e, apesar de pesar mais de duas toneladas, o SUV grandalhão sai da inércia e imprime velocidade muito rápido, numa performance verdadeiramente esportiva.


O câmbio automático de oito marchas é comandado por um botão giratório no console e tem ao centro a tecla S, que garante desempenho ainda mais esportivo. As trocas de marchas são muito suaves e, dependendo da pressa do motorista, muito rápidas também. Podem ser feitas também por meio das aletas atrás do volante, ideais para os puristas que não abrem mão do comando. Quando a tecla S é acionada até o ronco do motor muda e a pressão do turbo marca presença e empurra o corpo contra o encosto do banco. Uma sensação prazerosa para quem curte a direção mais esportiva.

O porta-malas tem a impressionante capacidade de 602 litros, além de piso emborrachado(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O porta-malas tem a impressionante capacidade de 602 litros, além de piso emborrachado (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

O pacote do Edge ST inclui também suspensões recalibradas, mais rígidas, com barra estabilizadora maior, além de centro de gravidade mais baixo. O resultado prático é muita estabilidade em curvas e a sensação de voar rente ao chão. Por outro lado, o SUV ficou mais duro e transfere qualquer irregularidade do solo pra dentro da cabine, causando desconforto. A tração é AWD integral sob demanda, distribuindo o torque entre as rodas de acordo com a necessidade. A direção elétrica tem boa calibragem, mas o diâmetro de giro menor, as rodas grandes e as dimensões avantajadas do SUV dificultam as manobras em espaços pequenos. O sistema de freio com disco nas quatro rodas segura o “boizão” com total segurança.

O câmbio funciona em um botão giratório no console, mas há também aletas pra trocas de marchas atrás do volante(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
O câmbio funciona em um botão giratório no console, mas há também aletas pra trocas de marchas atrás do volante (foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

Em termos práticos, o Ford Edge ST é um SUV esportivo com belo visual, bom acabamento, generosa lista de equipamentos e com um conjunto mecânico eficiente. O preço de R$ 299 mil até deixa de ser salgado quando comparado com o de seus concorrentes alemães, que podem até oferecer um pouco mais em conteúdo e tecnologia, mas não estão tão distantes do grandalhão da Ford.

CONECTIVIDADE
Um dos atrativos do Ford Edge ST é a central multimídia SYNC 3, que tem tela tátil de oito polegadas, comandos de voz em português, fácil conexão com celular por Bluetooth, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Conta com sistema AppLink para acesso a aplicativos e tem sistema de navegação nativo. Por meio da tela é possível ver imagens das câmeras de ré e frontal, esta acessada por meio de uma tecla no painel. O modelo tem carregador sem fio para celular e duas entradas USB no console central, mas os passageiros do banco traseiro só contam com tomadas de 12V e outra de 110V. A diversão pra quem senta ali fica por conta das telas de DVD nos encostos de cabeça dianteiros.

As rodas de liga leve de 21 polegadas são calçadas com pneus de perfil baixo(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
As rodas de liga leve de 21 polegadas são calçadas com pneus de perfil baixo (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, seis cilindros em V, 2.688cm³ de cilindrada, biturbo, a gasolina, que desenvolve potência de 335cv a 5.550rpm, e torque de 54,5kgfm a 3.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral AWD sob demanda, com câmbio automático de oito marchas, com E-Shifter e trocas no volante

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira multibraço/de liga leve de 8,5x21 polegadas/265/40 R21

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS/EBD

CAPACIDADES
Do tanque, 70 litros; porta-malas, 602 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 469 quilos

DIMENSÕES
4,80m de comprimento, 1,82m de largura, 1,73m de altura, 2,84m de distância entre-eixos e 20,1cm de altura em relação ao solo

PESO
2.031kg
O motor V6 de 2.7 litros, biturbo, desenvolve 335cv e 54,5kgfm de torque, garantindo desempenho muito bom(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O motor V6 de 2.7 litros, biturbo, desenvolve 335cv e 54,5kgfm de torque, garantindo desempenho muito bom (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

PERFORMANCE
Velocidade máxima 209km/h
Aceleração até 100km/h em 6,2 segundos

CONSUMO (Inmetro)
cidade 7,3km/l
Estrada 9,4km/l


EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE – Rodas de liga leve de 21 polegadas, bancos dianteiros esportivos aquecidos e refrigerados com ajuste em 10 posições e memória, telas de DVD nos encostos de cabeça dianteiros, carregador sem fio para celular, banco traseiro bipartido (60/40) aquecido e reclinável, oito airbags (incluindo de joelhos para o motorista e o passageiro), abertura das portas por código, partida remota, câmera dianteira 180 graus, comando de câmbio rotativo E-Shifter, som premium da Bang & Olufsen com 12 alto-falantes, teto solar panorâmico, aerofólio, bancos revestidos parcialmente em couro e camurça, volante com ajuste elétrico de altura e distância, ar-condicionado automático digital dual zone, partida por botão, abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas sem uso das mãos, abertura das portas por código em teclado iluminado embutido na coluna, acionamento do motor por controle remoto, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico, multimídia SYNC 3 com tela tátil de oito polegadas, comandos de voz em português para áudio, telefone, ar-condicionado e navegação, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sistema AppLink para acesso a aplicativos, Bluetooth, duas entradas USB, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, auxiliar de manobras evasivas, piloto automático adaptativo com Stop & Go, câmera de ré, farol alto automático, estacionamento automático, controle eletrônico de estabilidade, tração, anticapotamento, controle de torque em curvas AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem de emergência, câmera frontal 180 graus, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, chave programável de segurança MyKey, ganchos de ancoragem e fita de segurança para cadeiras infantis, sistema de alerta pós-acidente e assistência de emergência, que faz uma ligação automática ao SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível por meio de um celular pareado.

OPCIONAL Pintura perolizada (R$ 1.600)


QUANTO CUSTA O Ford Edge ST é vendido em versão única por R$ 299 mil. O único opcional é a pintura perolizada, por R$ 1.600


CONCORRENTES

AUDI SQ5 3.0 TFSI: Tem motor de 354cv e 51kgfm de torque. O SUV alemão tem 4,67m de comprimento, 1,89m de largura, 1,63m de altura e 2,81m de distância entre eixos. São 1.945 quilos de peso e 550 litros de capacidade no porta-malas. Os números de desempenho são: máxima de 250km/h e 5,4 segundos para acelerar a até 100km/h. Os dados de consumo registrados pelo Inmetro são: 7,4km/l na cidade e 8,9km/l na estrada. O preço é de R$ 405.990
MERCEDES AMG GLC 43: Esse SUV alemão tem motor de 367cv e 53kgfm de torque. São 4,66m de comprimento, 1,93m de largura, 1,62m de altura e 2,87m de distância entre eixos. O carro pesa 1.770 quilos e tem porta-malas de 550 litros de capacidade. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 4,9 segundos. Os dados de consumo registrados pelo Inmetro são 6,8km/l na cidade e 8,8km/l na estrada. O preço é de R$ 410.900


NOTAS
Desempenho 9
Espaço interno 9
Porta-malas 10
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 9
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8
















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