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Estado de Minas TESTE

Apesar do salto alto, Renault Logan revela projeto defasado e pouco competitivo

Versão de topo do sedã combina suspensão elevada e câmbio automático tipo CVT. Modelo ganhou reestilização discretíssima, mas será que ainda é páreo para os últimos lançamentos?


postado em 21/10/2019 16:58 / atualizado em 21/10/2019 18:24

Reestilização do Logan agregou basicamente luzes de rodagem diurna e novo para-choque dianteiro (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Reestilização do Logan agregou basicamente luzes de rodagem diurna e novo para-choque dianteiro (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A linha 2020 do Renault Logan foi lançada em julho com uma reestilização muito discreta, que deve alongar a vida desta segunda geração até o fim de 2021 ou início de 2022. Se não há muita novidade por fora, o conjunto mecânico trocou o deficiente câmbio automatizado de uma embreagem (Easy'R) por um automático do tipo CVT. Curiosamente, e talvez alguém encontre alguma relação para isso, as versões do sedã equipadas com câmbio CVT trazem também suspensão elevada. Para ver tudo o que o modelo pode render, testamos a versão topo de linha Iconic 1.6 CVT.


As novas luzes de rodagem diurna, o para-choque dianteiro e as rodas de lega leve de 16 polegadas pouco efeito fizeram no visual do Logan. Se em 2014 as linhas da segunda geração do sedã aliviaram sua fama de Patinho Feio, permanecer quase inalterado nesta reestilização deixa o modelo muito exposto justamente no momento em que a concorrência se renovou substancialmente (vide Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S). Visualmente, a suspensão elevada deixou o sedã com aparência muito estranha, efeito que as molduras plásticas das caixas de roda não conseguem amenizar.

Com suspensão elevada em 4 centímetros, visual do sedã ficou bastante estranho(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Com suspensão elevada em 4 centímetros, visual do sedã ficou bastante estranho (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A BORDO O interior permanece igual. Nesta versão topo de linha, o painel em plástico de diferentes texturas contrasta com bancos revestidos em couro, presente também em apliques nos painéis de porta e no volante. Para tentar ficar descolada, a versão aventureira também traz revestimento do teto e das colunas em preto, mas não alcança o mesmo efeito de quando é aplicado em hatches, talvez porque a ideia de um sedã aventureiro realmente não “cole”. Para ficar mais rico e se aproximar dos compactos premium, falta ali um console central mais imponente, com descanso de braço e tudo.

Molduras plásticas nas caixas de roda fazem parte do design(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Molduras plásticas nas caixas de roda fazem parte do design (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

O Logan ainda se destaca quanto ao espaço interno. São 2,63 metros de distância entre-eixos que proporcionam bom espaço também para os passageiros de trás e a bagagem. Como o túnel do assoalho é baixo e largo, garante apoio razoável para os pés do passageiro central, resultando em relativo conforto. O porta-malas tem volume de 510 litros e ainda guarda o estepe (de uso temporário), mas falta carpete em uma parte para melhorar o acabamento. Ainda que haja espaço e elementos que tentam deixar o acabamento melhor, ao manusear o veículo fica nítida a falta de isolamentos acústicos, capricho que costuma ficar invisível em outros modelos.

Interior combina painel de plástico duro e bancos revestidos em couro(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Interior combina painel de plástico duro e bancos revestidos em couro (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

RODANDO Em geral, o desempenho do Logan é satisfatório. No trânsito lento da cidade, o veículo logo entra no ritmo e segue com as rotações mais baixas. Na estrada, as retomadas de velocidade são graduais, mas o sedã consegue manter uma boa performance. Mérito da gestão do câmbio CVT – capaz de simular seis marchas, com trocas manuais pela alavanca –, que responde rapidamente às necessidades, mantendo as rotações do motor mais altas para vencer subidas ou realizar ultrapassagens. Em compensação, o consumo de combustível é elevado em relação ao que se espera de um veículo com motor 1.6 e transmissão CVT.

Apesar de deixar o Logan esquisito, a suspensão elevada em 4 centímetros traz toda a conveniência de transpôr os obstáculos urbanos (quebra-molas, rampas, calçadas altas, buracos) sem maiores consequências. Sobre piso irregular, as suspensões proporcionam conforto aos ocupantes, e sem deixar de oferecer confiança nas curvas (sem excessos!). Já a direção com assistência eletro-hidráulica é muito pesada durante as manobras, tornando a experiência ao volante um desprazer.

Banco traseiro do Logan é um dos que melhor acomodam o passageiro central(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Banco traseiro do Logan é um dos que melhor acomodam o passageiro central (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

VALE? A versão Iconic é a mais completa, se destacando por trazer ainda airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, ar-condicionado digital, faróis de neblina, faróis automáticos, assistente de partida em rampa, sensor de chuva e sistema multimídia. Porém, seu preço não está muito distante das versões de topo dos demais sedãs compactos, que evoluíram em um ritmo bem maior. O próprio espaço interno, seu principal argumento, já conseguiu ser alcançado por alguns concorrentes. Ainda que com alguns enfeites, o projeto simples e o design defasado do Logan só foram interessantes enquanto seu preço era bem mais baixo. Um Logan de R$ 70 mil não faz o menor sentido.

Porta-malas é espaçoso, com 510 litros de volume(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Porta-malas é espaçoso, com 510 litros de volume (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

CONCORRENTES Os adversários mais novos são Chevrolet Onix Plus Premier 1.0 turbo (R$ 73.190) – que traz seis airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de 16 polegadas, chave presencial – e Hyundai HB20S Evolution 1.0 turbo (R$ 71.790) – com rodas de 15 polegadas, airbag duplo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e central multimídia com tela de oito polegadas. Com preços nivelados e mais conteúdo, estes modelos ainda trazem motor 1.0 turbo, que oferece desempenho superior e consumo mais baixo de combustível.

Porém, os concorrentes com conjunto mecânico semelhante ao Logan são outros. O que se destaca pelo preço baixo é o VW Voyage 1.6 AT (R$ 63.870), mas com um pacote de conteúdo bem inferior aos demais. Já o Nissan Versa SL 1.6 é o único concorrente com câmbio CVT, porém, é menos equipado que o Logan e ainda é um pouco mais caro. O Ford Ka Sedan 1.5 Titanium (R$ 73.290) leva a mais chave presencial e controle de tração, enquanto o Fiat Cronos Precision 1.8 AT (R$ 75.490) fica devendo bancos revestidos em couro e airbags laterais.



CONECTIVIDADE
Renault Logan Iconic traz de série o Media Evolution, com tela tátil de sete polegadas. A principal funcionalidade é a conexão com smartphones, por meio do Android Auto e Apple CarPlay, o que permite usar aplicativos que podem ser úteis ao motorista, como o Waze (já que não há navegação nativa por GPS). O sistema multimídia também oferece telefonia. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth, entradas USB e auxiliar. Algumas funções contam com comando satélite próximo ao volante.



FICHA TÉCNICA
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.597cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 115cv (com gasolina) e 118cv (com etanol) a 5.500rpm e torque máximo de 16kgfm (g/e) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático tipo CVT, que simula seis marchas, e opção de trocas manuais na alavanca

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/de liga leve de 16 polegadas/205/55 R16

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS

CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; do porta-malas, 510 litros; peso em ordem de marcha, 1.160 quilos; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 440 quilos


DIMENSÕES (A x B x C x D) (m) (*)
4,35x1,73x1,57x2,63

CONSUMO
(km/l) (***)
Cidade, 11,7(g)/7,9(e); Estrada, 13,4(g)/9,1(e)

DESEMPENHO
(**)
Velocidade máxima, 177km/h (e); Aceleração até 100km/h 11,2s

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível



EQUIPAMENTOS

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Airbags frontais e laterais; controle de estabilidade; assistente de partida em rampa; Isofix; câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro; faróis de neblina; faróis automáticos; ar-condicionado digital; vidros e travas elétricos; bancos com revestimento em couro sintético; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro com encosto e assento rebatível fracionado; volante com regulagem em altura; computador de bordo; iluminação do porta-luvas; para-sóis com espelho; retrovisores com regulagem elétrica; sensor de chuva; molduras plásticas nas caixas de roda; rodas de liga leve de 16 polegadas; controle de velocidade de cruzeiro; sistema multimídia.

OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 500).



QUANTO CUSTA
O Renault Logan tem preço inicial de R$ 51.390 na versão Life 1.0 com câmbio manual. A unidade testada era da versão de topo Iconic 1.6 CVT, com preço sugerido de R$ 72.090. Com o opcional, o preço do veículo testado sobe para R$ 73.590.



Notas (0 a 10)

Desempenho 7
Espaço interno 9
Porta-malas 9
Suspensão 9
Direção 6
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 6
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 7
Custo/benefício 7



RENAULT LOGAN x CONCORRENTES

FORD KA SEDAN TITANIUM 1.5 AT
A versão de topo do sedã tem motor 1.5 que desenvolve 128cv com gasolina e 136cv com etanol. Os torques são de 15,5kgfm com gasolina e 16,1kgfm com etanol. A velocidade máxima é de 181km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,6 segundos, com etanol. Os números de consumo são 10,9km/l(g) e 7,6km/l(e) na cidade, e 14km/l(g)/10,1km/l(e) na estrada. As dimensões do sedã são 4,27m de comprimento, 1,69m de largura, 1,52m de altura e 2,49m de distância entre-eixos. O porta-malas é de 445 litros e o peso em ordem de marcha é de 1.137 quilos. O preço da versão é R$ 73.290.

VW VOYAGE 1.6 AT
A versão de topo do sedã compacto da VW traz motor 1.6 que desenvolve 110cv com gasolina e 120cv com etanol. Os torques são de 15,8kgfm com gasolina e 16,8kgfm com etanol. A velocidade máxima é de 185km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,1 segundos, com etanol. Os números de consumo são 11,1km/l(g) e 8km/l(e) na cidade, e 14,3km/l(g)/10,1km/l(e) na estrada. As dimensões do sedã são 4,21m de comprimento, 1,65m de largura, 1,46m de altura e 2,46m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 480 litros e o peso em ordem de marcha é de 1.058 quilos. O preço da versão é R$ 63.870.

NISSAN VERSA SL 1.6 CVT
A versão de topo do sedã compacto da Nissan tem motor 1.6 que desenvolve 111cv de potência (com gasolina ou etanol). O torque é de 15,1kgfm (com gasolina ou etanol). Os números de consumo são 12km/l(g) e 7,8km/l(e) na cidade, e 14km/l(g)/10km/l(e) na estrada. As dimensões do sedã são 4,49m de comprimento, 1,69m de largura, 1,50m de altura e 2,60m de distância entre-eixos. O porta-malas é de 460 litros e o peso em ordem de marcha é de 1.093 quilos. O preço da versão é R$ 72.190.

FIAT CRONOS PRECISION 1.8 AT
A versão de topo do sedã da Fiat tem motor 1.8 que desenvolve 135cv com gasolina e 139cv com etanol. Os torques são de 18,8kgfm com gasolina e 19,3kgfm com etanol. A velocidade máxima é de 196km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 9,9 segundos, com etanol. Os números de consumo são 10,3km/l(g) e 7,2km/l(e) na cidade, e 13,3km/l(g)/9,6km/l(e) na estrada. As dimensões do sedã são 4,36m de comprimento, 1,72m de largura, 1,51m de altura e 2,52m de distância entre-eixos. O porta-malas é de 525 litros e o peso em ordem de marcha é de 1.271 quilos. O preço da versão é R$ 75.490.

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