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Estado de Minas CHEVROLET ONIX 1.0 TURBO AT6 PREMIER

X-Tudo: confira o teste da versão mais equipada do novo Chevrolet Onix

Com todos os opcionais, preço da unidade testada é de R$ 76.380, valor médio das versões de topo dos principais concorrentes. Saiba onde o hatch compacto se destaca e onde ele deixa a desejar


postado em 02/03/2020 14:40 / atualizado em 02/03/2020 16:09

Mesmo ficando 23 centímetros mais longo, modelo ganhou apenas 2,3cm de entre-eixos(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
Mesmo ficando 23 centímetros mais longo, modelo ganhou apenas 2,3cm de entre-eixos (foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

Modelo mais vendido do Brasil há cinco anos, o Chevrolet Onix ganhou nova geração no fim de 2019. Ciente da responsabilidade que tinha nas mãos, a marca foi generosa com sua galinha dos ovos de ouro, e a renovação foi ambiciosa no design, conteúdo, interior, conjunto mecânico, conectividade e até no preço. Claro que não se trata de nenhuma barbada, mas de estar bem posicionado e competitivo frente a concorrência. E, para mostrar tudo o que o novo Onix é capaz, testamos a versão de topo de linha, que beira os R$ 75 mil, sem sombra de dúvida muita grana para um compacto. Porém, com o segmento dos hatches médios prestes a acabar, esta é uma tendência que veio para ficar.


A BORDO Apesar do amplo uso de plástico (com bom toque e aparência), o acabamento agrada. O pacote opcional acrescenta bancos em couro com dois tons: preto e caramelo. O tom mais claro também está em um recorte em couro nos painéis de porta dianteiros e em um aplique plástico “cortando” todo o painel. A cereja do bolo é a tela flutuante de 8 polegadas no centro do painel. Enquanto os tapetes são em carpete, o revestimento do teto bem que merecia um tecido de melhor aparência. O console central oferece apoio de braço com porta-treco embutido, mas revestido em plástico e não em couro, como é mais comum. O banco do motorista tem ajuste em altura, enquanto o volante tem regulagem em altura e distância, garantindo uma boa posição de dirigir. No quadro de instrumentos, o display traz informações como velocímetro digital, pressão dos pneus e computador de bordo, mas seu grafismo é muito pobre.

Visual mais fluido e 'musculoso' combina com o desempenho do novo motor 1.0 turbo(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
Visual mais fluido e 'musculoso' combina com o desempenho do novo motor 1.0 turbo (foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

O banco traseiro proporciona conforto para até dois ocupantes, mas há itens básicos de segurança para três, além de duas tomadas USB para recarregar aparelhos eletrônicos. Apesar de ter perdido 14 litros de volume, o porta-malas tem o espaço normal para um hatch compacto, abrigando também o estepe. Um tapete de borracha tipo bandeja protege o compartimento.O encosto do banco traseiro rebate fracionado, mas a superfície não fica plana. Mas aqui vale uma observação a respeito das dimensões da nova geração do Onix. É que um veículo com mais 23 centímetros de comprimento em relação à geração anterior deveria ter ganhado espaço no compartimento de carga e mais que os 2,3 centímetros que foram acrescidos ao entre-eixos.

Renovação manteve a identidade do Onix(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
Renovação manteve a identidade do Onix (foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

AO VOLANTE O Onix retoma aquele caso clássico da versatilidade do motor 1.0 turbo. Bastante econômico no trânsito da cidade, que não exige muito do veículo, quando ele roda tranquilo em baixas rotações. Na estrada, por mais que não seja um “predador”, tem fôlego para ultrapassagens e retomadas com segurança. Sem injeção direta de combustível, o propulsor não tem aquele ajuste fino para dar emoção que outros 1.0 turbo oferecem, e não é referência de desempenho. Ao menos o modelo se destaca quanto à economia de combustível. O câmbio automático de seis marchas sabe “ler” bem as intenções do motorista e reage sem demora. O chato é que as trocas manuais são feitas em botão na alavanca de câmbio, muito pouco prático, enquanto os principais concorrentes oferecem aletas. A suspensão fica devendo um pouco de conforto (não chega a ser dura!), mas assegura estabilidade nas curvas. A direção com assistência elétrica progressiva é leve em manobras e rígida em alta velocidade.

Apliques em tom de caramelo no painel e nas portas fazem parte do pacote de opcionais que também inclui bancos em couro mesclando preto e o tom mais claro(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
Apliques em tom de caramelo no painel e nas portas fazem parte do pacote de opcionais que também inclui bancos em couro mesclando preto e o tom mais claro (foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

CONTEÚDO Entre os itens de série do Onix Premier (R$ 71.790), estão a terceira geração do sistema multimídia MyLink, chave presencial, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, lanterna de neblina e ajuste elétrico da altura do facho dos faróis. O pacote de segurança é muito bom, envolvendo airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em aclive.

Banco traseiro acomoda com conforto apenas dois ocupantes(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
Banco traseiro acomoda com conforto apenas dois ocupantes (foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

Mesmo na versão de topo, o Onix fica devendo aos principais concorrentes ar-condicionado digital, bancos em couro e sensores de estacionamento. Porém, o modelo se destaca pelo multimídia com internet (confira os detalhes da conectividade na página 2) e os seis airbags. Para se igualar, o Onix precisa recorrer ao pacote de opcionais disponível (que acrescenta R$ 3 mil ao valor), que ainda traz alerta de ponto cego e sistema de estacionamento automático. Neste caso, seu preço ainda é menor que os principais concorrentes, mas não a ponto de neutralizá-los.

Porta-malas perdeu 14 litros em relação à primeira geração(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
Porta-malas perdeu 14 litros em relação à primeira geração (foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

A versão mais equipada do Hyundai HB20 1.0 Turbo Diamond Plus (R$ 77.990) é a mais bem equipada, com faróis de LED, frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa. Já o Volkswagen Polo Highline 200 TSI (R$ 76.990) se destaca apenas pelos faróis e neblina com luzes de conversão estática, e, pelo preço, também não tem um pacote muito generoso. Outros concorrentes: Toyota Yaris 1.5 XLS Connect (R$ 84.990), que não tem nível de equipamento superior, se destacando apenas pelo teto solar; e Kia Rio 1.6 EX (R$ 78.990), com pacote muito inferior.



(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
CONECTIVIDADE

O Chevrolet Onix traz na terceira geração do MyLink um grande diferencial em relação aos concorrentes. O destaque é o Wi-Fi nativo, uma espécie de roteador que fornece internet a partir de R$ 29,90 mensais (o pacote de 2GB). Outro serviço pago é o OnStar, que oferece serviços de conveniência, segurança e emergência. O Bluetooth pode ser pareado com dois telefones simultaneamente, que podem ser recarregados sem o uso de cabos em um nicho do console. O sistema multimídia traz tela tátil de sete polegadas e pode espelhar o conteúdo do smartphone pelo Android Auto ou Apple CarPlay. Outras mídias disponíveis são rádio e entradas USB. Mas falta navegação GPS nativa.



FICHA TÉCNICA
(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potência máxima de 116cv (com gasolina e etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 16,3kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 2.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades com trocas manuais

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ de liga leve, com 6,5 x 16 polegadas/195/55 R16

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Do tanque, 44 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 375 quilos



EQUIPAMENTOS
(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)
(foto: Adriano Sant'ana/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; ar-condicionado; sensor crepuscular; alarme antifurto; controle eletrônico de estabilidade e tração; lanterna de neblina; luz de condução diurna; regulagem elétrica de altura dos faróis; Isofix e Top Tether; freios ABS com distribuição de frenagem; monitoramento da pressão dos pneus; retrovisores com ajustes elétricos; assistente de partida em aclive; câmera de ré; carregador wireless; chave presencial; volante com regulagem em altura e distância; console central com descansa-braço; controlador de limite de velocidade e de velocidade de cruzeiro; sistema de luz siga-me; painel de instrumentos de com tela de 3,5 polegadas; vidros elétricos; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido e rebatível; e sistema multimídia.

OPCIONAIS
Pacote R7M (R$ 3 mil): alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, bancos em couro nas cores preto e caramelo, sistema de estacionamento automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; pintura metálica (R$ 1.590).


QUANTO CUSTA
O Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT6 Premier tem preço sugerido de R$ 71.790. Com os opcionais citados, o preço da unidade testada salta para R$ 76.380.


Notas (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8

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