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Estado de Minas AVALIAÇÃO

A Nissan Frontier S 2.3 a diesel tem tração 4x4 e simplicidade focada no trabalho

Versão de entrada da picape feita na Argentina tem acabamento espartano e o espaço interno é apenas razoável, mas agrada pelo desempenho. O preço não é dos menores


postado em 25/08/2020 07:00 / atualizado em 24/08/2020 21:34

Com 5,26m de comprimento, a Frontier não tem desenho dos mais modernos(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Com 5,26m de comprimento, a Frontier não tem desenho dos mais modernos (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 

Aqueles que procuram uma picape que tenha a dupla função de carro da família e instrumento de trabalho encontram no mercado um leque diferenciado de opções. A escolha depende sempre do tanto que se quer (ou se pode) gastar e da real necessidade de espaço na caçamba. Atualmente, os preços das compactas subiram muito e os das intermediárias se aproximaram das médias, confundindo a cabeça do consumidor. A Nissan comercializa no Brasil a Frontier em quatro versões, todas em cabine dupla, com preços que vão de R$ 158.390 a R$ 218.990. Testamos a versão de entrada, que tem proposta voltada para o trabalho, mas atende também àqueles que querem uma picape para a família e não exigem sofisticação no acabamento e nem um pacote de conteúdo recheado.


A Nissan Frontier tem participação tímida no segmento de picapes médias. No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, o modelo teve pouco mais de 4 mil unidades emplacadas, enquanto a líder do segmento, a Toyota Hilux, somou 16.651 unidades vendidas. Mas isso não significa que a Frontier não tenha suas qualidades. A picape chega no Brasil vinda da Argentina e não traz no visual o seu mais forte atrativo.

A versão não tem estribos nas laterais, que ajudariam no acesso à cabine(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A versão não tem estribos nas laterais, que ajudariam no acesso à cabine (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A versão de entrada, a S 2.3, é ainda mais simples, trazendo uma moldura cinza no entorno da grade e faróis halógenos. Não tem sequer os faróis de neblina e o para-choque não tem gancho para reboque. A tampa do capô é pesada e sustentada por vareta, mas traz isolamento térmico. A versão não tem estribos nas laterais, dificultando o acesso ao interior, principalmente porque do lado do motorista não tem a alça de auxílio. A alça está presente somente do lado do passageiro. A picape também não tem rack de teto e as lanternas traseiras são verticais e halógenas.
Lanternas traseiras têm lâmpadas halógenas e a tampa da caçamba tem tranca(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Lanternas traseiras têm lâmpadas halógenas e a tampa da caçamba tem tranca (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

CAÇAMBA A tampa da caçamba também é pesada, mas conta com tranca. Na versão de entrada, a caçamba não tem proteção de plástico e traz apenas quatro argolas, duas de cada lado, para a amarração da carga. A unidade testada estava com capota marítima (que não é de série), pouco prática se a picape for usada para o trabalho. O vidro traseiro não tem janela e nem grade de proteção. O espaço na caçamba é de bom tamanho, mas a capacidade de carga de 1.005 quilos não é a maior do segmento, lembrando que ela engloba o peso dos passageiros e da bagagem.


Por dentro a Frontier tem espaço apenas razoável. Os bancos dianteiros são pequenos, mas contam com abas laterais no assento e no encosto. O do motorista conta com ajuste de altura. Atrás, o espaço para as pernas é bom e o assoalho plano favorece para quem senta no meio. Mas o banco tem o assento curto e baixo e não apoia bem as pernas, e quem vai no meio é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto do banco. Mas os passageiros de trás têm a seu favor a saída de ar-condicionado e os três apoios de cabeça e cintos de segurança retráteis de três pontos para todos, além de Isofix para fixação de cadeiras infantis.

A unidade testada estava com capota marítima, mas sem proteção de plástico na caçamba(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A unidade testada estava com capota marítima, mas sem proteção de plástico na caçamba (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A picape traz vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores com comandos elétricos. No acabamento interno o plástico duro predomina, porém, aparenta ser de boa qualidade, assim como o tecido que reveste os bancos. Tapetes de borracha reforçam o lado prático da picape. O painel é simples e não tem sequer um rádio, mas dentro do nicho que fica no console tem uma entrada USB para carregamento do celular. O ar-condicionado é convencional e o painel traz instrumentos analógicos, além de uma tela digital com as informações do computador de bordo e indicação da tração escolhida. O volante só tem ajuste de altura e não traz comandos.

O plástico duro predomina no acabamento interno, que aparenta ser de boa qualidade(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O plástico duro predomina no acabamento interno, que aparenta ser de boa qualidade (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O controle de tração e estabilidade é de série e a picape traz um botão giratório com as opções de tração 4x2, 4x4 e 4LO (reduzida), e bloqueio eletrônico do diferencial. E para quem pretende usá-la no fora de estrada, a Frontier S conta com controle automático de descida e sistema de auxílio de partida em rampa, ambos providenciais em pisos escorregadios.

DIRIGINDO O motor que equipa a Frontier S é o conhecido quatro cilindros de 2.3 litros, turbo, que desenvolve 160cv e 41kgfm de torque. Embora tenha potência menor do que o mesmo motor que equipa as versões superiores, essa versão já apresenta bom torque a partir das 1.500rpm. A picape se mostra ágil nas arrancadas, além de garantir retomadas de velocidade seguras. Mas quando o giro sobe, o motor se torna ruidoso. O câmbio da versão é manual de seis velocidades, com bons engates no geral, exceto pela ré, que exige mais atenção. O curso da alavanca é longo, causando certo desconforto. As relações de marchas foram bem escalonadas, livrando o motorista de ficar fazendo trocas constantes. Na estrada, em sexta marcha, é possível seguir viagem por longo trecho em velocidade de cruzeiro, sem precisar reduzir. O computador de bordo registrou consumo de 11km/l em percurso misto de cidade e estrada.

Banco traseiro com assento curto e baixo é desconfortável(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Banco traseiro com assento curto e baixo é desconfortável (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

No quesito suspensões, a Nissan fez um arranjo de duplos braços na dianteira e “tipo” multilink na traseira, com eixo rígido. Na prática, a picape apresenta boa estabilidade, desde que não se abuse em curvas, já que a altura elevada em relação ao solo favoreça a inclinação da carroceria. Além disso, as suspensões transferem para o interior da cabine as irregularidades do solo, fazendo a picape pular muito. A direção tem assistência hidráulica, deixando o volante um pouco pesado nas manobras de estacionamento. O sistema de freios traz discos na frente e tambores na traseira, e funcionou de forma eficiente com o auxílio da eletrônica.

CONCORRENTES

CHEVROLET S10 – A versão de entrada da picape Chevrolet com cabine dupla é a LS 2.8 diesel 4x4, que tem preço sugerido de R$ 169.200. O motor desenvolve 200cv e 44,9kgfm de torque. Ela tem 5,36m de comprimento, 1,87m de largura, 1,78m de altura, 3,09m de distância entre-eixos e 22,8cm de altura em relação ao solo, com 1.122kg de carga útil. O ângulo de entrada é de 29 graus e o de saída 16,1 graus. A velocidade máxima é de 180km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,1 segundos. O consumo é de 9,1km/l na cidade e 11km/l na estrada. Entre os principais itens de série, destaque para os seis airbags, alerta de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade, protetor do cárter, regulagem dos faróis, tampa da caçamba com chave, rodas de aço de 16 polegadas, assistente de partida em rampa, controle de velocidade em declive, direção com assistência elétrica progressiva, travas e vidros elétricos, rádio AM/FM com MP3/WMA Player, Bluetooth e duas entradas USB.

FORD RANGER – A versão que se aproxima da Frontier S é a Ranger XL 2.2 diesel 4x4, com câmbio manual, vendida por R$ 150.890. O modelo é equipado com motor de 160cv e 39,2kgfm de torque. A picape mede 5,35m de comprimento, 2,16m de largura, 1,82m de altura, 3,22m de distância entre-eixos e 23,2cm de altura em relação ao solo, com 1.123kg de carga útil. O ângulo de entrada é de 28 graus e o de saída 26 graus. A velocidade máxima é de 164km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 15 segundos. O consumo é de 10,3km/l na cidade e 10,4km/l na estrada. A lista de equipamentos de série inclui controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, controle eletrônico anti-capotamento, assistência em frenagem de emergência, controle adaptativo de carga, controle de oscilação de reboque, capô com molas a gás, chave canivete com controle remoto, direção elétrica, freios ABS nas quatro rodas com EBD, provisão elétrica de reboque, tampa traseira com assistente de abertura e fechamento, tapetes de borracha, trava da tampa da caçamba com chave, e travamento automático das portas.

TOYOTA HILUX – A Hilux STD Power Pack 4x4 é equipada com motor 2.8 a diesel de 177cv e 42,8kgfm de torque, também com câmbio manual e tração 4x4, por R$ 152.790. O modelo tem 5,33m de comprimento, 1,85m de largura, 1,81m de altura, 3,08m de distância entre-eixos e 28,6cm de altura em relação ao solo, com capacidade de carga de 1.015 quilos. O ângulo de entrada é de 31 graus e o de saída 26 graus. A velocidade máxima é de 180km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 13,8 segundos. O consumo é de 9,3km/l na cidade e 11,2km/l na estrada. Entre os equipamentos de série, destaque para chave tipo canivete, coluna de direção com ajuste de altura e distância, desembaçador do vidro traseiro, faróis com temporizador, modos de condução Eco e Power, porta-luvas com chace, protetor de caçamba, retrovisores e travas elétricas, seletor de tração 4x2 e 4x4, sistema de áudio com CD Player, rádio, USB, volante multifuncional, sete airbags, assistente de reboque, assistente de arrancada em subida, bloqueio do diferencial traseiro, controles de estabilidade e tração, luz diurna DRL e tampa traseira com chave.

MITSUBISHI L200 – A versão concorrente da marca é a L200 Triton Outdoor GLX, equipada com motor 2.4 a diesel, de 190cv e 43,9kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas, vendida por R$ 152.990. A picape tem 5,28m de comprimento, 1,78m de largura, 1,78m de altura, 3,0m de distância entre-eixos e 21cm de altura em relação ao solo, com carga útil de 1.050kg. O ângulo de entrada é de 33 graus e o de saída 24 graus. A velocidade máxima é de 190km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,2 segundos. O consumo é de 10,1km/l na cidade e 13,2km/l na estrada. O pacote de itens de série traz travamento central das portas, ar-condicionado, retrovisores e vidros com comandos elétricos, banco traseiro rebatível, rádio com conexão Bluetooth e espelhamento do celular na tela, entrada USB, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, direção com assistência hidráulica e rodas de liga leve de 16 polegadas.
O câmbio manual de seis marchas tem bons engates, exceto a ré, que exige mais atenção(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O câmbio manual de seis marchas tem bons engates, exceto a ré, que exige mais atenção (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.298cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 160cv a 3.750rpm e torque máximo de 41kgfm a 1.500rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração traseira, com opção de 4x4 e reduzida, e câmbio automático de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, Double-wishbone; traseira, multilink com molas helicoidais/16 polegadas (liga leve)/255/70 R16

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS (*)
A disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES (*)
Tanque, 80 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.005kg

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 5,26m; largura, 1,85m; altura, 1,82m; distância entre-eixos, 3,15m; e altura em relação ao solo, 23cm

MEDIDAS DA CAÇAMBA (*)
Comprimento, 1,51m; largura, 1,56m; altura, 47,3cm

ÂNGULOS (*)
De ataque, 30,3 graus; de saída, 27,4 graus; de inclinação máxima em subida, 23,2 graus

PESO (*)
2.030 quilos

PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 180km/h
Aceleração até 100km/h em 13,5 segundos

CONSUMO (**)
Cidade, 9,3km/l
Estrada, 10,2km/l

(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Imnetro
O motor 2.3 litros turbodiesel proporciona desempenho satisfatório(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O motor 2.3 litros turbodiesel proporciona desempenho satisfatório (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


EQUIPAMENTOS:
De série – Faróis com máscara negra, maçaneta da caçamba cromada, moldura da porta cromada, para-choque frontal na cor do veículo, para-choque traseiro preto, protetor de motor, retrovisores externos pretos com ajuste elétrico e rebatimento manual, bloqueio de diferencial eletrônico (ABLS), ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), quatro ganchos de amarração interna da caçamba, ganchos para reboque dianteiro, luz de freio de LED (brake light), antena de teto, abertura da tampa de combustível por acionamento interno, apoio de braço traseiro com suporte para dois copos, ar-condicionado manual com filtro de pólen, desembaçador traseiro com temporizador, escurecimento manual dos retrovisores, limpador do para-brisas com controle intermitente variável, painel de instrumentos analógico, porta-luvas com trava, saídas do ar-condicionado para o banco traseiro, seleção de tração por botão rotativo, tomada de 12V, uma entrada USB, vidros elétricos com função "um toque" para o motorista, volante com ajuste de altura manual, dois airbags, alarme com sistema imobilizador, alças de auxílio para entrada no veículo, três cintos de segurança traseiros de três pontos, controle automático de descida (HDC), controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control) e sistema de auxílio de partida em rampa (HSA).
A picape tem rodas de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus de perfil 70(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A picape tem rodas de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus de perfil 70 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


OPCIONAL
Pintura metálica.

Quanto custa?

A Nissan Frontier S 2.3 4x4 com câmbio manual tem preço sugerido de R$ 158.390.

NOTAS (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 7
Caçamba 8
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 6
Segurança 6
Estilo 7
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custo/benefício 7

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