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Estado de Minas JEEP WRANGLER RUBICON 2.0 AT8 4X4

Testamos e desmontamos o Jeep Wrangler, um verdadeiro Lego de gente grande

Herdeiro do jipe Willys, em sua versão mais preparada para o fora de estrada, traz como destaque a facilidade de remover partes da carroceria para transformá-lo


postado em 10/02/2021 08:48



O teste desta semana é com o Jeep Wrangler, que tem uma trajetória tão especial que se tornou um verdadeiro ícone automotivo. O jipão fez sua história a partir da Segunda Guerra Mundial, quando surgiu como Willys MB, fazendo parte da cavalaria mecanizada das tropas americanas. No pós-guerra, o veterano passou a ser vendido como Willys CJ, versão civil usada para o trabalho no campo e transpôr terrenos difíceis. Mais tarde, foi adotado como símbolo de liberdade, por suas características simples, preço acessível e capacidade para chegar a qualquer lugar.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Herdeiro direto do Willys, o jipão só foi batizado de Wrangler em 1987. Atualmente, o modelo está na quarta geração, denominada JL, e a Jeep se orgulha de fabricá-la na planta de Toledo, em Ohio, onde a Willys fabricava seu jipinho desde 1941. A versão testada está disponível no Brasil apenas com a carroceria alongada, de quatro portas, que também encontra um antecessor na família Willys, o Bernardão, como ficou conhecido no Brasil. Apesar de ter mantido o DNA do Willys, incluindo o uso de chassis, o Wrangler atual ganhou melhorias em aerodinâmica e, com uma dieta rica em alumínio, perdeu peso.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A BORDO Logo ao entrar no Wrangler, o painel vertical e as alavancas da transmissão nos remetem ao Willys. Mas a semelhança acaba aí. Mesmo entre os mostradores analógicos, há uma tela configurável de sete polegadas. É que o jipão atual oferece o máximo de conforto possível para um veículo fora de estrada. Além dos bancos, há couro nas portas, painel e apoio de braço. Todo o plástico usado tem toque macio, e as maçanetas são em aço escovado.

O acabamento combina capricho e rusticidade. As barras que formam a gaiola têm iluminação e caixas de som embutidas. As placas de fibra do teto têm acabamento em tecido, mas sem esconder a peça por completo. Os tapetes de borracha tipo bandeja ajudam a não espalhar a terra carregada pelo calçado. Já os painéis de porta trazem redes como porta-trecos.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Devido a altura em relação ao solo, o acesso ao carro é difícil e falta um estribo para ajudar. Nesta versão alongada, o banco traseiro tem espaço para levar com relativo conforto até três pessoas. A boa altura em relação ao assoalho amplia esse conforto. O espaço ainda tem saídas de ar-condicionado, iluminação, tomada padrão americano, além de várias tomadas USB. O porta-malas tem acabamento em carpete, ganchos e tomada 12V. Como o estepe fica do lado de fora, resta bom espaço para bagagem. A porta tem duas secções, a superior, em vidro, abre para cima, enquanto a de baixo se abre para o lado, o que demanda um certo espaço.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
TRÊS EM UM A atual geração descomplicou a tarefa de retirar a capota, as portas e escamotear o para-brisa. Com a retirada de apenas 28 parafusos, você pode escolher entre três veículos: um jipão fechado, um conversível despido até das portas ou (por que não?) uma picape. O melhor é que as ferramentas necessárias para a transformação já acompanham o veículo.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Para retirar as duas partes frontais do teto, basta manusear algumas travas. Para remover a parte posterior do teto, peça que também inclui os vidros traseiros, basta tirar oito parafusos, além de desconectar um chicote elétrico e a mangueira do esguicho d'água. Como a peça é grande e relativamente pesada, esta é a única etapa em que é necessário ter um ajudante.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
As portas podem ser removidas soltando, em cada uma, três parafusos e a tomada elétrica. Para terminar a transformação, é possível escamotear o para-brisa removendo as hastes dos limpadores e soltando quatro parafusos que o prendem à gaiola. Para obter a “picapinha”, basta rebater o banco traseiro, que se junta ao porta-malas e forma uma superfície plana.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
RODANDO O motor 2.0 turbo a gasolina oferece potência de 272cv e torque 40,8kgfm, o que garante um bom fôlego ao Wrangler. O câmbio automático de oito marchas tem boa gestão, ajudando a entregar um consumo de combustível menor que o esperado para um veículo que pesa duas toneladas (mas longe de ser um consumo camarada). Porém, o bom desempenho nas trilhas vai muito além da força. A versão Rubicon traz um extra para encarar as trilhas, a começar pela suspensão 5cm mais alta e eixos reforçados.

O sistema de tração Rock-Track oferece os modos 4x2 (traseira), 4x4 Auto (sob demanda), 4x4 Part-Time (com 50% para cada eixo) e 4x4 reduzida. Pelo sistema Tru-Lok, que atua apenas com a reduzida, o motorista pode bloquear o diferencial traseiro ou simultaneamente o dianteiro e traseiro, com o toque em um botão, levando o torque apenas para as rodas que oferecem tração. Outra função interessante é o sistema que desconecta eletronicamente a barra estabilizadora dianteira, permitindo maior curso da suspensão.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
As suspensões são do tipo eixo rígido, que dão bastante robustez ao jipão, mas estão longe de propiciar uma dirigibilidade refinada. Em compensação, a “filtragem” da vibração e o conforto da suspensão surpreendem, mas não chegam a ser suaves. No asfalto, os pneus lameiros de 33 polegadas fazem bastante ruído.A capacidade de transposição de trechos alagados é de 76cm de altura.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
EQUIPAMENTOS Entre os equipamentos de série, destaque para a chave presencial, ar-condicionado de dupla zona de temperatura com saídas para o banco traseiro, multimídia com navegação nativa, alerta de ponto cego, controle de descida, assistente de partida em rampa. O sistema multimídia traz o aplicativo Off-Road Pages, com mostradores e várias informações, como o inclinômetro digital. A Jeep só vacilou ao não disponibilizar função “um toque” para fechar os vidros elétricos da frente, o que não está disponível para os vidros traseiros tanto para abrir quanto para fechar.

MERCADO O Wrangler se encaixa na categoria de modelos que se tornaram ícones. Seu simbolismo e atributos fora de estrada não são uma necessidade para ninguém, por isso, não há porque debater sobre seu preço sugerido (R$ 432.590), já que sua compra passa longe da razão. Do ponto de vista da Jeep, trata-se de um modelo importado, que chega ao Brasil com custos de importação e um câmbio extremamente desfavorável. Do ponto de vista do cliente, deve doer saber que esta versão custa US$ 42.390 nos Estados Unidos (sem as taxas, e favor não converter porque por lá eles recebem em dólar e têm o salário-mínimo maior que o nosso).

CONCORRENTES O concorrente perfeito para o Jeep Wrangler – além do Ford Bronco, que deve chegar ao Brasil no próximo ano – é outro ícone: o novo Land Rover Defender 110. O modelo está disponível no Brasil apenas com a carroceria alongada, com motor 2.0 turbo a gasolina de 300cv, câmbio automático, tração integral e caixa com dupla relação. Porém, além dos atributos para o fora de estrada, o jipão inglês é mais tecnológico ao ofertar já na versão de entrada SE (R$ 490.950) uma refinada suspensão a ar com altura ajustável e eletronicamente adaptável, além de assistentes autônomos como frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, manutenção de faixa de rodagem e sensor de profundidade.


FICHA TÉCNICA
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.995cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência máxima de 272cv a 5.250rpm e torque máximo de 40,8kgfm a 3.000rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração 4x2 (traseira), 4x4 ou 4x4 reduzida, com câmbio automático de oito velocidades

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

FREIOS (*)

Com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS (*)

Com eixo rígido na dianteira e na traseira/17 polegadas, de liga de alumínio/285/70 R17 (Mud)

CAPACIDADES (*)

Do tanque, 81 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 601 quilos, porta-malas, 498 litros

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,78m; largura, 1,87m; altura, 1,86m; e distância entre-eixos, 3,00m; altura em relação ao solo, 27,4cm

ÂNGULOS (*)
De entrada, 43,9 graus e de saída, 37 graus

PESO (*)

2.043 quilos

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima:195km/h
Aceleração até 100km/h: 9 segundos

CONSUMO (**)
Cidade, 7,3km/l
Estrada, 7,8km/l

Dados do fabricante (*)
(**) Dados do Inmetro




EQUIPAMENTOS
Airbags frontais e de assento suplementar; controle de tração e estabilidade; controle eletrônico anticapotamento; barra de segurança anticapotamento; detector de pontos cegos; barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica; assistentes de descida e de partida em rampas; controle de oscilação da carroceria; eixo traseiro diferencial antirrotação; faróis e lanternas de neblina; faróis em LED; lâmpada diurna em LED; amortecimento de reboque; diferencial dianteiro e traseiro bloqueáveis Tru-Lok, embalagem para armazenamento do teto removível; entrada de antena GPS; cobertura de pneu sobressalente de capa rígida e na cor do veículo; cobertura do teto em material rígido e na cor do veículo; volante ajustável em altura e distância; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível; bancos revestidos em couro; ar-condicionado automático; chave presencial; e câmera traseira.

OPCIONAIS

Não há.


Quanto custa?
O Jeep Wramgler é vendido a partir de R$ 347.990, na versão Sahara, de duas portas. A versão testada, a Rubicon, tem preço sugerido de R$ 432.590.


NOTAS
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7

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