O teste desta semana é com o Jeep Wrangler, que tem uma trajetória tão especial que se tornou um verdadeiro ícone automotivo. O jipão fez sua história a partir da Segunda Guerra Mundial, quando surgiu como Willys MB, fazendo parte da cavalaria mecanizada das tropas americanas. No pós-guerra, o veterano passou a ser vendido como Willys CJ, versão civil usada para o trabalho no campo e transpôr terrenos difíceis. Mais tarde, foi adotado como símbolo de liberdade, por suas características simples, preço acessível e capacidade para chegar a qualquer lugar.


O acabamento combina capricho e rusticidade. As barras que formam a gaiola têm iluminação e caixas de som embutidas. As placas de fibra do teto têm acabamento em tecido, mas sem esconder a peça por completo. Os tapetes de borracha tipo bandeja ajudam a não espalhar a terra carregada pelo calçado. Já os painéis de porta trazem redes como porta-trecos.





O sistema de tração Rock-Track oferece os modos 4x2 (traseira), 4x4 Auto (sob demanda), 4x4 Part-Time (com 50% para cada eixo) e 4x4 reduzida. Pelo sistema Tru-Lok, que atua apenas com a reduzida, o motorista pode bloquear o diferencial traseiro ou simultaneamente o dianteiro e traseiro, com o toque em um botão, levando o torque apenas para as rodas que oferecem tração. Outra função interessante é o sistema que desconecta eletronicamente a barra estabilizadora dianteira, permitindo maior curso da suspensão.


MERCADO O Wrangler se encaixa na categoria de modelos que se tornaram ícones. Seu simbolismo e atributos fora de estrada não são uma necessidade para ninguém, por isso, não há porque debater sobre seu preço sugerido (R$ 432.590), já que sua compra passa longe da razão. Do ponto de vista da Jeep, trata-se de um modelo importado, que chega ao Brasil com custos de importação e um câmbio extremamente desfavorável. Do ponto de vista do cliente, deve doer saber que esta versão custa US$ 42.390 nos Estados Unidos (sem as taxas, e favor não converter porque por lá eles recebem em dólar e têm o salário-mínimo maior que o nosso).
CONCORRENTES O concorrente perfeito para o Jeep Wrangler – além do Ford Bronco, que deve chegar ao Brasil no próximo ano – é outro ícone: o novo Land Rover Defender 110. O modelo está disponível no Brasil apenas com a carroceria alongada, com motor 2.0 turbo a gasolina de 300cv, câmbio automático, tração integral e caixa com dupla relação. Porém, além dos atributos para o fora de estrada, o jipão inglês é mais tecnológico ao ofertar já na versão de entrada SE (R$ 490.950) uma refinada suspensão a ar com altura ajustável e eletronicamente adaptável, além de assistentes autônomos como frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, manutenção de faixa de rodagem e sensor de profundidade.
FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.995cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência máxima de 272cv a 5.250rpm e torque máximo de 40,8kgfm a 3.000rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração 4x2 (traseira), 4x4 ou 4x4 reduzida, com câmbio automático de oito velocidades
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica
FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS (*)
Com eixo rígido na dianteira e na traseira/17 polegadas, de liga de alumínio/285/70 R17 (Mud)
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 81 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 601 quilos, porta-malas, 498 litros
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,78m; largura, 1,87m; altura, 1,86m; e distância entre-eixos, 3,00m; altura em relação ao solo, 27,4cm
ÂNGULOS (*)
De entrada, 43,9 graus e de saída, 37 graus
PESO (*)
2.043 quilos
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima:195km/h
Aceleração até 100km/h: 9 segundos
CONSUMO (**)
Cidade, 7,3km/l
Estrada, 7,8km/l
Dados do fabricante (*)
(**) Dados do Inmetro
EQUIPAMENTOS
Airbags frontais e de assento suplementar; controle de tração e estabilidade; controle eletrônico anticapotamento; barra de segurança anticapotamento; detector de pontos cegos; barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica; assistentes de descida e de partida em rampas; controle de oscilação da carroceria; eixo traseiro diferencial antirrotação; faróis e lanternas de neblina; faróis em LED; lâmpada diurna em LED; amortecimento de reboque; diferencial dianteiro e traseiro bloqueáveis Tru-Lok, embalagem para armazenamento do teto removível; entrada de antena GPS; cobertura de pneu sobressalente de capa rígida e na cor do veículo; cobertura do teto em material rígido e na cor do veículo; volante ajustável em altura e distância; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível; bancos revestidos em couro; ar-condicionado automático; chave presencial; e câmera traseira.
OPCIONAIS
Não há.
Quanto custa?
O Jeep Wramgler é vendido a partir de R$ 347.990, na versão Sahara, de duas portas. A versão testada, a Rubicon, tem preço sugerido de R$ 432.590.
NOTAS
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7