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Estado de Minas AVALIAÇÃO

Testamos o Fiat Argo Drive 1.3 com câmbio manual: bonitinho e arrumadinho

Com pacote Série S-Design, versão espartana do compacto ganha verdadeiro banho de loja, e, pelo o que oferece, preço da lista de opcionais é até interessante


postado em 29/03/2021 16:46

O hatch compacto traz a logomarca da Fiat em preto e as cores da bandeira da Itália no pequeno elemento na grade(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O hatch compacto traz a logomarca da Fiat em preto e as cores da bandeira da Itália no pequeno elemento na grade (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

O Fiat Argo fechou o conturbado ano de 2020 mantendo sua sexta colocação entre os automóveis mais vendidos do Brasil. Lançado em 2017, o modelo já havia se destacado do Volkswagen Polo já no fim de 2019, com o qual começou a travar um duelo pelo domínio do então renovado segmento dos compactos premium. À medida que o segmento foi ganhando competidores, como os novos Onix e HB20, o Polo foi caindo pelas tabelas na mesma proporção em que, pouco a pouco, ficou mais caro. Assim, a proposta do Argo em oferecer uma gama mais ampla, já que o modelo substituiu o Palio e o Punto, se mostrou acertada.


Na Linha 2021, o Argo recebeu a nova logomarca da Fiat, além da bandeirinha da Itália na grade. Porém, a unidade testada, esta das fotos, traz um pacote de opcionais bastante interessante, composto por equipamentos que serão analisados mais à frente, além de um verdadeiro banho de loja que enriquece muito o visual da versão “standard”. Assim, o para-choque foi “cravejado” por faróis de neblina, rodas escurecidas em liga leve de 15 polegadas substituem as de aço estampado de 14 polegadas (adornadas por calotas), retrovisores e spoiler ganham contraste em preto, além da logomarca escurecida.


O Fiat Argo tem 3,99m de comprimento e 2,52m de distância entre-eixos(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O Fiat Argo tem 3,99m de comprimento e 2,52m de distância entre-eixos (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O pacote Série S-Design também dá um “tapa” no interior, que ganha temática escurecida e detalhes exclusivos. O interior é “espartano” quanto aos materiais, com bancos revestidos em tecido, muito plástico e até tapetes de borracha. Ao menos a tela flutuante de sete polegada dá uma melhorada. O espaço interno é bom, mas o banco de trás oferece conforto apenas para dois passageiros. Com 300 litros, o porta-malas tem volume adequado para um compacto, abrigando também o estepe. Se precisar carregar algo maior, o encosto do banco traseiro rebate integralmente, mas sem oferecer a versatilidade dos sistemas fracionados.
Na traseira, um discreto toque de esportividade com o defletor de ar na extremidade do teto(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Na traseira, um discreto toque de esportividade com o defletor de ar na extremidade do teto (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


RODANDO O motor 1.3 tem uma boa combinação de desempenho (claro, para um motor de baixo volume e sem turbo) e economia de combustível. É o ideal para quem busca um veículo racional, com boa performance na cidade, onde se costuma rodar a maior parte do tempo, e alguma limitação na estrada. O câmbio manual te ajuda a ter mais controle da situação, mas, quem busca por mais conforto, em breve haverá uma versão que vai “casar” este motor a um câmbio automático CVT, já que o propulsor 1.8 usado pela marca já está fazendo hora extra. A suspensão do compacto oferece conforto aos ocupantes, e a direção com assistência elétrica é leve nas manobras e mais firme em velocidade elevada.

O interior tem acabamento espartano, com muito plástico duro, mas o sistema multimídia conta com tela flutuante de sete polegadas(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O interior tem acabamento espartano, com muito plástico duro, mas o sistema multimídia conta com tela flutuante de sete polegadas (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


CONTEÚDO A lista de equipamentos de série do Argo 1.3 Drive, que tem preço sugerido de R$ 65.790, é bem limitada. Talvez, seu destaque seja o sistema multimídia, com tela tátil de sete polegadas e conexão com smartphones. É aí que o tal pacote Série S-Design se torna interessante, acrescentando chave presencial, ar-condicionado digital, controle de tração e estabilidade e assistente de frenagem em rampa. Somado aos itens visuais já citados, todo este conteúdo vai gerar um acréscimo de R$ 3.880, o que é um valor competitivo.

O espaço no banco traseiro é ideal para dois, mas tem itens de segurança para três ocupantes(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O espaço no banco traseiro é ideal para dois, mas tem itens de segurança para três ocupantes (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


CONCORRENTES Entre os principais concorrentes, apenas o Chevrolet Onix tem melhor relação custo-benefício. Em sua versão Turbo AT (vendida por R$ 65.390), além do câmbio automático e o motor 1.0 turbo, o compacto da Chevrolet traz ainda seis airbags, assistente de partida em rampa, e controle de estabilidade e tração. Já o Hyundai HB20, em sua versão 1.6 Vision (R$ 69.690), tem a mais que o Argo 1.3 Drive apenas as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém, seu preço fica praticamente igual ao modelo testado com o pacote de opcionais, que acrescenta muitos itens. Já o Volkswagen Polo 1.6 MSI (R$ 74.090) é mais equipado, com rodas de liga leve de 15 polegadas, assistente de partida em rampa, airbags laterais, controle de estabilidade e tração, mas custa R$ 10 mil a mais.

O porta-malas do hatch compacto tem 300 litros de capacidade e não é dos maiores(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O porta-malas do hatch compacto tem 300 litros de capacidade e não é dos maiores (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

 

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 101cv a 6.000rpm (com gasolina) e 109cv a 6.250 rpm (com etanol) e torques máximos de 13,7kgfm (g) e 14,2kgfm (e) a 3.500rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; e traseira, com eixo de torção e rodas semi-independentes/ de liga leve de 6 x 15 polegadas (opcionais) / 185/60 R15

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS (*)
Com discos na dianteira e tambores na traseira, com assistência ABS

CAPACIDADES (*)
Do porta-malas, 300 litros; tanque, 48 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 3,99m; largura, 1,96m; altura, 1,50m; distância entre-eixos, 2,52m; altura livre do solo, 14,9cm

PESO (*)
1.104 quilos

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 184 km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 10,8 segundos (e)

CONSUMO (**)
Cidade: 12,5km/l (g) e 8,9km/l (e)
Estrada: 14,7km/l (g) e 10,4km/l (e)

(*) Dados dos fabricantes
(**) Medição do Inmetro
(g): gasolina
(e): etanol

Painel de instrumentos tem elementos analógicos e uma tela central com as informações do computador de bordo(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Painel de instrumentos tem elementos analógicos e uma tela central com as informações do computador de bordo (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais; Isofix; freios ABS com EBD; monitoramento de pressão dos pneus; alarme; sinalização de frenagem de emergência; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível; volante com regulagem de altura; vidros e travas elétricos; desembaçador do vidro traseiro; retrovisores elétricos com sistema Tilt Down e setas integradas; computador de bordo; ar-condicionado; espelho nos para-sóis; iluminação do porta-malas; chave canivete; quadro de instrumentos com visor de 3,5 polegadas; rodas de aço estampado de 14 polegadas; calotas; aerofólio na cor do veículo; predisposição para rádio (dois alto-falantes dianteiros e dois traseiros, dois tweeters e antena); central multimídia com tela tátil de sete polegadas, Bluetooth e conexão com smartphones (Android Auto e Apple Car Play).

OPCIONAIS

Pacote Série S-Design (R$ 3.880): faróis de neblina, chave presencial, ar-condicionado digital, controle de tração e estabilidade, assistente de frenagem em rampa, interior escurecido e com detalhes exclusivos, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas e acabamento escurecido, retrovisores e spoiler traseiro em preto, logomarca escurecida; pintura metálica (R$ 1.800).

O motor 1.3 proporciona boa combinação de desempenho e economia de combustível(foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O motor 1.3 proporciona boa combinação de desempenho e economia de combustível (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


QUANTO CUSTA?

O Argo Drive 1.3 com câmbio manual tem preço sugerido de R$ 65.790. Com os opcionais descritos, a unidade testada custa R$ 71.470.
As rodas da versão são de liga leve, de 15 polegadas, com pneus 185/60 R15, mas são opcionais (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
As rodas da versão são de liga leve, de 15 polegadas, com pneus 185/60 R15, mas são opcionais (foto: Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

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