





Outro ponto a favor do Onix é o pacote de segurança já na versão de entrada, composto por seis airbags, Isofix, e controle de estabilidade e tração. Entre as versões de entrada dos concorrentes citados, o Polo fica atrás por oferecer quatro airbags, enquanto o HB20 traz apenas as obrigatórias bolsas frontais e ainda fica devendo controle de tração e estabilidade.
Em relação à versão de topo, os itens que se destacam no Onix Premier 2 são chave presencial (apesar do manuseio ser ruim, com botão disponível apenas na porta do motorista), acendimento automático dos faróis, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisores com ajustes elétricos, roda de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado digital, assistente de partida em aclive, volante com regulagem em altura e distância, assistente de estacionamento automático, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, carregamento sem fio para smartphone e sistema multimídia com tela tátil de oito polegadas e Wi-Fi embarcado (serviço pago, com pacotes de dados variando entre R$ 29,90 e R$ 84,90).
A versão do Polo com preço semelhante ao do Onix Premier 2 é a intermediária 200 TSI Comfortline (R$ 85.815), que fica atrás com as rodas de 15 polegadas, bancos revestidos em tecido, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas bem mais limitado, ar-condicionado analógico, além de não trazer carregador Wi-Fi, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento. Já a versão de topo do HB20 é a 1.0 TGDI Evolution (R$ 78.890), mais em conta, com rodas de 15 polegadas, controle de tração e estabilidade, multimídia com tela de oito polegadas sem acesso nativo à internet. O hatch coreano ainda oferece como opcional um pacote com itens semiautônomos.
FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potência máxima de 116cv (gasolina e etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 16,3kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 2.000rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades, com opção de trocas manuais
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/de liga leve, com 6,5 x 16 polegadas/195/55 R16
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 44 litros; porta-malas, 275 litros; e de carga útil (passageiros mais
bagagem), 375 quilos
PESO (*)
1.113 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,16m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,55m
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 185km/h(e)
Aceleração até 100km/h em 10,9s (e)
CONSUMO (**)
Cidade: 10,1km/l(g)/8,3km/l(e)
Estrada: 14,4km/l(g)/12km/l(e)
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; acendimento automático dos faróis; alarme; controle de estabilidade e tração; assistente de estacionamento automático; alerta de ponto cego; sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; luz de condução diurna em LED; luzes laterais indicadoras de direção; Isofix e Top Tether; freios com ABS, distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência; sistema de imobilização do motor; monitoramento da pressão dos pneus; retrovisores com ajuste elétrico; roda de liga leve aro 16; ar-condicionado digital; assistente de partida em aclive; câmera de ré; chave presencial; volante com regulagem em altura e distância; computador de bordo; console central com descansa-braço; controlador de limite de velocidade e de velocidade de cruzeiro; controles do rádio e telefone no volante; painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas; vidros e travas elétricos; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido e rebatível; bancos com revestimento em couro; Chevrolet MyLink com tela tátil de oito polegadas, Wi-Fi embarcado, integração com smartphones sem cabo (Android Auto e Apple CarPlay), rádio, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente; conjunto de seis alto-falantes; e carregamento sem fio para smartphone.
OPCIONAIS
Pintura metálica (R$ 1.600).
QUANTO CUSTA?

O Chevrolet Onix 1.0 Turbo AT6 tem preço inicial de R$ 68.390. A versão testada, Premier 2, é a topo de linha, com preço sugerido de R$ 88.890. Com o opcional descrito, o preço da unidade em teste sobe para R$ 90.490.