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Estado de Minas AVALIAÇÃO

Testamos a Fiat Toro 1.3 turbo AT6: desempenho melhorou, mas consumo é alto

Motor 1.3 turbo proporciona desempenho melhor do que o 1.8 aspirado, mas também não é econômico. Melhorias preparam o modelo para a chegada de novos oponentes


postado em 07/06/2021 12:30



A linha 2022 da Fiat Toro chegou ao mercado com uma pequena reestilização, mas, sem dúvida, a novidade mais aguardada foi a estreia do novo motor 1.3 turbo como opção para a picape. O propulsor chega para substituir o velho 1.8 E.torQ aspirado, e não só para a Toro. Por enquanto, o novo motor turbo também está disponível para o Jeep Compass, já que se tratam de marcas irmãs pelo Grupo Stellantis. Recebemos para avaliação a Fiat Toro Volcano Turbo 270 flex AT6, sendo que 270 se refere ao torque do modelo na escala Newton-metro.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O novo propulsor da Toro tem até 185cv de potência e 27,5kgfm de torque, números impressionantes para um motor pequeno. Para comparar, o 1.4 turbo da Volkswagen oferece 150cv e 25,5kgfm. Com todo torque disponível a apenas 1.750rpm, o 1.3 turbo proporciona agilidade a Toro, com grande vantagem em relação ao 1.8 aspirado. Mas, calma. Também não estamos falando de nenhum esportivo.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Atrás do volante você não vai encontrar aquele “tiro” das motorizações turbo mais fortes, que te jogam contra o banco. A Toro 1.3 turbo atinge velocidades mais altas e faz retomadas mais rápido que um veículo aspirado, mas de forma gradual. O câmbio automático de seis marchas tem uma gestão que não deixa as rotações caírem, e isso sem optar pelo modo esportivo. Trocas de marcha manuais podem ser feitas por aletas próximas ao volante.

Porém, o que continua “pegando” é o alto consumo de combustível, que era a principal crítica a respeito do motor 1.8. Levando em consideração que estamos falando de um motor pequeno, que faz um enorme esforço para manter o bom desempenho, isso era mesmo de se esperar.

Continua “jogando contra” a picape Toro a necessidade de muito espaço para fazer manobras. Mas, um destaque do modelo é a suspensão traseira multilink, que, além de dar muito conforto aos ocupantes, mantém o veículo sob o seu comando mesmo em curvas mais severas.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
DESIGN O visual da Toro ganhou um pequeno retoque, concentrado na dianteira, que incorporou a nova logomarca da Fiat e a bandeirinha estilizada da Itália na nova grade. O capô ficou mais encorpado, assim como o para-choque. O desenho das rodas de 18 polegadas também é novidade.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
DENTRO O interior também ganhou uma repaginada. O novo quadro de instrumentos digital de sete polegadas é item de série desde a versão de entrada. Já a tela de 10 polegadas da central multimídia que equipa a unidade testada é opcional. A orientação vertical da tela mudou bastante a parte central do painel. O console também é novo, com uma clara melhoria na oferta de porta-trecos, incluindo um espaço equipado com carregador de celular sem fio.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O padrão de acabamento e conforto continua igual, com muito plástico, além de couro nos bancos e nas partes que têm mais contato com os ocupantes. O banco do motorista conta com ajustes elétricos. Já o teto solar é um opcional. No banco de trás, apenas duas pessoas vão bem acomodadas, já que o túnel do assoalho e o console tomam espaço. Também faltam saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.

CONECTIVIDADE Nota-se uma evolução significativa na conectividade. A central multimídia traz um chip integrado que conecta o veículo à rede 4G. Isso agrega várias funções, como sistema de navegação com informações de tráfego, informações remotas do veículo por um aplicativo ou smartwatch e até atendimento de emergência em caso de acidente.

CONTEÚDO Testamos a versão Volcano, a topo de linha dos modelos flex, vendida por R$ 144.990. Além do bom pacote de segurança – com sete airbags, controle de tração e estabilidade –, são de série itens como ar-condicionado digital de dupla zona, faróis full LED e chave presencial. A unidade testada ainda trazia algumas funções semiautônomas opcionais, como frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e comutação automática do farol.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
MERCADO Segunda picape mais vendida no Brasil, a Fiat Toro domina o segmento das picapes intermediárias, que foi inventado pela Renault Duster Oroch. Com esse tapa no visual, no interior e no pacote de equipamentos, a Fiat já prepara o modelo para enfrentar outras rivais que podem aparecer em seu horizonte, como a Volkswagen Tarok, Hyundai Santa Cruz, Ford Maverick e uma possível picape da Chevrolet, que substituirá a Montana.

Vale lembrar que o velho motor 1.8 aspirado ainda é comercializado na versão de entrada da Toro, a 1.8 Endurance, que custa R$ 114.590. Se este propulsor já era um “mico” antes do 1.3 turbo existir, agora ele é um “King Kong”, ainda mais sabendo que a mesma versão Endurance equipada com o motor 1.3 turbo custa apenas R$ 5 mil a mais. Mas, isso não deve ir muito longe, talvez só até liquidar o estoque do velho motor.



FICHA TÉCNICA
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta, flex, que desenvolve potências máximas de 180cv a 5.750rpm (gasolina) e 185cv a 5.750rpm (etanol) e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm

TRANSMISSÃO (*)

Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas e opção de trocas manuais por aletas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)

Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilante fixados ao subchassi e barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink, com barra estabilizadora/6,5 x 18 polegadas (liga leve)/225/60 R18

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS

CAPACIDADES (*)
Da caçamba, 937 litros; tanque, 55 litros; e de carga útil, 670 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; distância entre-eixos, 2,99m; altura livre do solo, 25,9cm

PESO (*)

1.705 quilos

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 197km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 11 segundos (e)

CONSUMO (**)
Cidade: 9,4km/l (g) e 6,5km/l (e)
Estrada: 10,8km/l (g) e 8km/l (e)

(*) Dados do fabricante
(**) Medição do Inmetro
(g) gasolina
(e) etanol



EQUIPAMENTOS
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho; controle de tração e estabilidade; ar-condicionado digital dual zone; banco do motorista com regulagens elétricas; bancos revestidos em couro; barras longitudinais no teto; capota marítima; central multimídia com tela de 8,4 polegadas; quadro de instrumentos digital de sete polegadas; computador de bordo; sistema de conectividade veicular; câmera de ré; desembaçador do vidro traseiro; faróis full LED; faróis de neblina em LED; freios ABS com EBD; função Sport; Isofix; assistente de partida em rampa; iluminação interna da caçamba; chave presencial; sensores de chuva e crepuscular; retrovisor interno eletrocrômico; piloto automático com controlador de velocidade; porta-escadas; retrovisores elétricos, retráteis, com luz de poça e função tilt down; revestimento de caçamba; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; Electronic Locker; travas elétricas; vidros elétricos dianteiros e traseiros; volante com regulagem de altura e distância; carregador de celular por indução; e sensor de pressão dos pneus.

OPCIONAIS
Pacote Tecnologia Plus (R$ 7 mil), que traz central multimídia de 10.1 polegadas, teto solar, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e comutação automática do farol; pintura perolizada (R$ 3.500).



Quanto custa?
A Fiat Toro Volcano Turbo 270 AT6, versão de topo com motorização flex, tem preço sugerido de R$ 144.990. Com os opcionais descritos, o preço da unidade testada sobre para R$ 155.490.



Notas (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 7
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 6
Tecnologia 9
Acabamento 8
Custo/benefício 7

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