Quando foi lançado em 1957, como um veículo de baixo custo para ajudar a impulsionar a mobilidade na Itália do pós-guerra, o Fiat 500 era um carrinho simples, mas com carisma e apelo visual. Poucos imaginavam que ele permaneceria por tantos anos no mercado e que chegaria aos tempos atuais com motorização elétrica. Mas foi exatamente o que aconteceu. O Fiat 500e já está à venda no Brasil, em versão única, trazendo um motor elétrico que proporciona bom desempenho e autonomia de mais de 300 quilômetros. Além do belo visual, o subcompacto traz muita tecnologia de segurança, conforto e auxílio à condução. O preço é salgado, mas esta ainda é a triste realidade de qualquer carro elétrico no Brasil.
A terceira geração do Fiat 500 foi inspirada na primeira, de 1957, e manteve as suas principais características de estilo, mas trazendo toques de modernidade para receber o conjunto elétrico. O subcompacto teve as dimensões aumentadas e suas formas ficaram ainda mais charmosas. Um detalhe que chama a atenção de imediato é que a grade frontal não traz mais o nome Fiat, que foi substituído pelo 500.
POR DENTRO O estilo retrô do Fiat 500e está presente também no seu interior, mas com toques de modernidade que revelam que o carrinho evoluiu, e muito. Para começar, as maçanetas internas convencionais foram substituídas por botões e-latch, que fazem a abertura elétrica das portas. O painel tem linhas horizontalizadas, com as saídas do ar-condicionado atravessando de um extremo a outro. Os instrumentos estão em uma tela digital TFT de sete polegadas arredondada, trazendo informações como a carga da bateria, autonomia, velocímetro e um gráfico que demonstra quando está havendo regeneração de energia. O volante do 500e é de dois raios, com a base achatada, e traz todos os comandos necessários para que o motorista não desvie sua atenção da direção.
ACABAMENTO Eis aqui um ponto que merece crítica no Fiat 500e. Ao abrir a porta do subcompacto, você percebe de cara a boa qualidade do couro em duas cores que reveste os bancos e o volante, além de alguns detalhes em alumínio. Mas basta se acomodar para perceber o excesso de plástico duro, tanto no painel quanto nos painéis das portas. O material parece ser de boa qualidade e foi bem montado, mas para um carro que custa R$ 240 mil se espera um pouco mais de sofisticação.
No pequeno console, você encontra a tecla de acionamento do freio de estacionamento eletrônico e dois roletes, sendo um para o volume do sistema de áudio e o outro para o seletor dos três modos de condução. O primeiro é o Normal, no qual toda a potência e torque ficam disponíveis, favorecendo a condução no dia a dia. E quando há desaceleração, com efeito de freio motor, ocorre a regeneração da energia, usada na recarga da bateria. Nesse modo, a autonomia esperada é de 320 quilômetros.
Já o modo Sherpa é aquele mais radical no que diz respeito a economia de energia. Quando é ativado, vários parâmetros de condução são ajustados, como velocidade máxima (limitada a 80km/h) e a resposta do acelerador. Além disso, o ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) são desligados, reduzindo significativamente o consumo de energia e aumentando a autonomia do carro. De acordo com a Fiat, com o veículo no modo Sherpa e máxima de 60km/h, temperatura ambiente em torno dos 25 graus, a autonomia pode chegar a 460 quilômetros. Uma combinação que não é fácil de ser alcançada em algumas regiões do Brasil.
Mas se o motorista se entusiasmar e pisar fundo no acelerador, vai perceber pelo mostrador do painel que está gastando mais energia do que recuperando. Com isso, a autonomia só diminui. Na prática, fica claro que se você dirigir de forma mais tranquila, em velocidades mais baixas, terá uma autonomia maior. O 500e é um carro com boa dirigibilidade, suspensões que favorecem a estabilidade em curvas, mas um pouco duro sobre pisos irregulares. A direção com assistência elétrica tem cargas bem ajustadas e bom diâmetro de giro, que favorece as manobras de estacionamento. O sistema de freios tem discos, tambores e o auxílio da eletrônica, atuando de forma segura.
Um detalhe interessante é que, pelo fato de o motor elétrico praticamente não emitir ruído de funcionamento, a Fiat usou um sistema para alertar pedestres e ciclistas. O modelo é equipado com o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso sonoro em velocidades de até 20km/h. A partir dos 25km/h, o som escolhido é Amarcord, de Nino Rota, para otimizar o alerta.
RECARGA Posicionadas sob o assoalho do Fiat 500e, as baterias de íons de lítio de 42 kWh podem ser facilmente recarregadas. Para isso, o modelo já vem com carregador próprio, com cabo de 6 metros de comprimento para a recarga doméstica, em tomada de três pinos em rede de 127V. Nessa condição, a recarga completa da bateria é feita em 24 horas. Já com o WallBox, que pode ser instalado na garagem de casa, a carga completa pode ser feita em até 4 horas. Por fim, no sistema de carga ultrarrápida em corrente contínua de até 85kW, é possível recarregar a bateria em apenas 5 minutos para ter uma autonomia de 50 quilômetros. Mas se a carga ultrarrápida for feita em 35 minutos, é possível recarregar até 80% da bateria.
CONCORRENTES A Fiat aponta o Renault Zoe (de R$ 205 mil a R$ 230 mil, autonomia de até 385 quilômetros) e o Chevrolet Bolt (R$ 270.170, autonomia de até 416 quilômetros) como os principais concorrentes do 500e (R$ 239.990). Mas o preço do carrinho italiano é o mesmo do Mini Cooper S E, que tem motor elétrico mais potente (184cv) e autonomia declarada de 234 quilômetros.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, elétrico, transversal, que desenvolve potência máxima de 118cv a 4.200rpm e torque máximo de 22,4kgfm a 3.733rpm
TRANSMISSÃO
Direta, com tração dianteira
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson e barra estabilizadora; e traseira, semi-independente com eixo de torção/16 polegadas (alumínio)/195/55 R16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Regenerativo, a discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com sistema ABS e distribuição da força de frenagem
CAPACIDADES
Porta-malas, 185 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 338 quilos
PESO
1.352 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 3,63m; largura, 1,68m; altura, 1,53m; distância entre-eixos, 2,32m
BATERIA
42kWh
AUTONOMIA
320 quilômetros (ciclo WLTP)
TEMPOS DE RECARGA (*)
Na rede doméstica de 127V recarga completa em 24 horas;
No Wallbox recarga completa em quatro horas
Carregador ultrarrápido (CC) de até 85 kW, recarga em cinco minutos gera reserva para rodar 50 quilômetros e 35 minutos recupera 80% da carga da bateria
DESEMPENHO
Velocidade máxima de 150km/h
Aceleração até 100km/h em 9 segundos
Dados dos fabricantes
*A autonomia pode variar de acordo com o estilo de condução
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE Um carregador de 12V no console central e outro no porta-malas, seis airbags, aerofólio traseiro na cor do veículo, ar-condicionado automático digital, banco traseiro bipartido (50/50), bancos revestidos em couro bicolor ecológico, carregamento wireless para smartphone, multimídia Uconnect com tela tátil de 10,25 polegadas, Bluetooth, duas entradas USB, rádio AM/FM, comandos climatização, reconhecimento de voz, Apple Carplay, Android Auto, console central com tampa corrediça e porta-copos retrátil, controle eletrônico de tração e estabilidade (TC/ESC), câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis com sistema Welcome Animation, freios elétricos com assistente de partida em aclives (Hill Holder), frenagem de emergência por detecção de obstáculos, Isofix para fixação de cadeira infantil, sistema elétrico de abertura e fechamento das portas, sistema de partida do motor por botão, alerta para detecção de faixa, alerta e auxilio para mudança de faixa involuntária, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, luzes de neblina traseiras, monitoramento de ponto cego no retrovisor externo, Parking assist com sensores de estacionamento 360 graus, piloto automático adaptativo (iACC), porta-mala com revestimento em carpete e luz de cortesia, quadro de Instrumentos com visor de sete polegadas full digital personalizável e com integração com multimídia, reconhecimento de sinalização em via para limite de velocidade, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escurecido, kit fix&go de reparação dos pneus, sensores crepuscular e de chuva, sistema de ajuste automático para farol alto, som com seis alto-falantes, sistema de monitoramento pressão dos pneus (TPMS), teto solar elétrico, vidros elétricos com sistema one touch, volante multifuncional com ajuste de altura e distância e revestido em couro.
OPCIONAL
Não tem.
QUANTO CUSTA?
O Fiat e500 é vendido no Brasil em versão única, Icon, por R$ 239.990