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Estado de Minas TESTE

Volvo XC40 elétrico é lobo em pele de cordeiro e conta com muita tecnologia

Com dois motores elétricos, um em cada eixo, SUV tem 408cv de potência e tração integral. Modelo ainda se destaca pelas tecnologias semiautônomas


postado em 12/11/2021 07:00 / atualizado em 18/01/2022 15:18



A Volvo declarou que, até 2030, quer toda a sua gama de veículos 100% elétrica. É isso mesmo, a marca sueca quer “enterrar” de vez o motor a combustão interna, e decretou o fim até dos híbridos. O plano é mais ambicioso quando se leva em consideração que o fabricante lançou seu primeiro modelo puramente elétrico, o Volvo XC40 Recharge P8 AWD, no final do ano passado.

Ver galeria . 11 Fotos Volvo XC40 Recharge Pure ElectricJorge Lopes/EM/D.A Press
Volvo XC40 Recharge Pure Electric (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press )


O modelo chegou ao Brasil neste ano e, até o momento, foram vendidas 450 unidades. Testamos o SUV compacto fabricado na Bélgica para ver se tem mesmo predicados para ostentar esse título. Pode não parecer para quem olha o veículo por fora, mas trata-se de uma pimentinha brava.

O visual do XC40 não é novidade, um SUV com porte robusto e linhas musculosas. Mas, o charme dessa versão elétrica é a grade fechada, já que os elétricos não têm uma demanda tão grande de arrefecimento. Além de dar um aspecto tecnológico ao veículo, o componente reduz a resistência aerodinâmica e torna o veículo mais eficiente. Outro destaque são as rodas de 20 polegadas. Já a coluna C muito larga atrapalha a visibilidade em manobras.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A BORDO O visual interno é bastante limpo. Nem botão para ligar o XC40 Recharge Pure Electric tem. Para dirigir, basta deslizar a alavanca de câmbio para o modo D e ir embora. Para desligar, é só apertar o botão P, que não precisa nem acionar o freio de estacionamento. Quase todos os comandos estão disponíveis na tela central de 9 polegadas, disposta na vertical, ou pelo quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
No acabamento, os bancos são revestidos por um material chamado microtech, que lembra o couro nas bordas e camurça no centro. É que a Volvo decidiu não usar mais esse derivado animal em seus veículos elétricos. Ainda se destacam no interior do veículo os bancos dianteiros com ajustes elétricos e extensores do assento, além do teto solar panorâmico.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O banco traseiro acomoda bem apenas duas pessoas, já que o túnel do assoalho é bem alto. O porta-malas tem 414 litros, um bom espaço se levarmos em conta que a traseira também conta com um motor. A abertura da tampa do compartimento de bagagens é elétrica, podendo também ser acionada por um “chutinho” abaixo do para-choque, caso as mãos do usuário estejam ocupadas. Dentro do capô existe um compartimento de 31 litros para armazenar pequenas compras ou objetos menores.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
RODANDO O XC40 Recharge P8 AWD traz dois motores elétricos, um em cada eixo, ou seja, a tração é integral. Juntos, os motores somam 408cv de potência e 67,3kgfm de torque, disponíveis sem a necessidade de subir as rotações. Mesmo pesando mais de duas toneladas, a aceleração do modelo até os 100km/h é feita em 4,9 segundos.

O XC40 traz o modo One Pedal Drive, que permite desacelerar o veículo dosando o pé no acelerador, não precisando recorrer ao freio. Além de facilitar a vida do motorista, essa função otimiza a regeneração da energia de frenagem para as baterias. Porém, durante nossa experiência, a autonomia do modelo testado não subiu durante o uso urbano, o que costuma ser normal em outros elétricos, devido justamente à regeneração dos freios.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
AUTONOMIA As baterias que equipam o XC40 elétrico são de 78 Kwh, que proporcionam uma autonomia de 418 quilômetros (ciclo WLTP). É mais que suficiente para o uso urbano e ainda possibilita fazer pequenas viagens sem se preocupar se o destino tem alguma estrutura para recarga.

A recarga completa desse veículo no Wallbox da Volvo dura entre 7 e 8 horas, ou seja, pode ser feita em uma noite. Quem comprar o modelo até o fim do ano ganha esse Walbox que atualmente custa algo em torno de R$ 9 mil. Mas, em um carregador ultrarrápido, é possível recuperar 80% da bateria em 40 minutos.

(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
TECNOLOGIA Com várias tecnologias semiautônomas, um dos destaques do XC40 elétrico é a combinação do Pilot Assist com o Controle de Cruzeiro Adaptativo. Basta escolher a velocidade máxima que se pretende rodar e a distância em relação ao veículo da frente e deixar o carro te levar, já que ele realiza sozinho até as curvas. Mas, para ter certeza que você não virou carona, ele pede para colocar as mão no volante frequentemente. Outro destaque é o novo multimídia que usa o sistema operacional Google Automotive Services, que integra ao carro recursos como o comando por voz, navegação e aplicativos.

CONCLUSÃO Vendido em versão única por R$ 389.950, o XC40 elétrico ainda não tem concorrentes diretos no Brasil, nem em tamanho e nem em preço. Além dos bons atributos, o fato de ser o SUV elétrico mais barato do país certamente explica seu bom desempenho de vendas. Ainda assim, o mercado de veículos 100% elétricos ainda engatinha no Brasil. Para se ter ideia, 2021 será o primeiro ano em que esse tipo de veículo vai romper a barreira dos mil emplacamentos.



FICHA TÉCNICA
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

MOTOR
Dois motores elétricos, um em cada eixo, que desenvolvem juntos potência máxima de 408cv e torque máximo de 67,3kgfm

TRANSMISSÃO
Tração integral

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira independente, com barra de torção/ 20 polegadas / 235/45/R20 (dianteiros) e 255/40/R20 (traseiros)

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Regenerativo, a discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS

CAPACIDADES

Porta-malas, 414 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), ND

PESO
2.118 quilos

DIMENSÕES
Comprimento, 4,42m; largura, 1,86m; altura, 1,64m; distância entre-eixos, 2,70m; Altura do solo, 17,6cm

BATERIA
78 kWh

AUTONOMIA*
418 quilômetros (ciclo WLTP)

DESEMPENHO
Velocidade máxima de 180 km/h (limitada)
Aceleração até 100km/h em 4,9 segundos

Dados do fabricante
* A autonomia pode variar de acordo com o estilo de condução


EQUIPAMENTOS
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho; alertas de colisão frontal e traseira; frenagem automática; alerta de ponto cego; alerta de tráfego cruzado; alerta de mudança de faixa com assistente de direção; Isofix; sistema de proteção contra impactos laterais, lesões na coluna cervical e em saída de estrada; assistente de partida em aclive e declive; assistente de descidas íngremes; câmera 360 graus; controle de cruzeiro adaptativo; chave presencial; sensor de chuva; faróis Full LED; faróis de neblina; luzes de condução diurna; retrovisor interno com escurecimento; retrovisores elétricos e retráteis; freio de estacionamento elétrico; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; abertura e fechamento elétrico do porta-malas; kit reparos dos pneus; carregador para smartphone por indução; ar-condicionado digital de dupla zona; teto solar panorâmico; sistema multimídia com Google Automotive Service; quadro de instrumentos digital; sistema de áudio com 13 alto-falantes.

OPCIONAL
Não há.


QUANTO CUSTA?
O Volvo XC40 Recharge Pure Electric P8 AWD é vendido em versão única no Brasil, por R$ 389.950.

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