De Corumbá (MS)* - A Chevrolet quis mostrar que a nova versão Z71 da picape S10 tem mais que um belo pacote visual, mas que seu desempenho também é capaz de encarar terrenos difíceis. Testamos o modelo por vários quilômetros em rodovias e estradas não pavimentadas do Mato Grosso do Sul: da capital Campo Grande, passando por Aquidauana, adentrando o Pantanal, até chegar à região de Passo do Lontra, em Corumbá.




Em resposta, a Chevrolet alegou que a configuração mecânica usada por aqui já estava dimensionada para a proposta da picape, não necessitando de qualquer complemento. Recentemente, esse conjunto mecânico ganhou uma nova calibração, com perceptível ganho de torque em baixas rotações. Assim, o modelo ficou mais ágil na cidade, quando se usa velocidade baixa.
Na estrada existe potência e torque de sobra para ultrapassagens e retomadas de velocidade. A gestão do câmbio automático se entende bem com as intenções do motorista. Como a maioria das picapes médias, que precisam estar preparadas para levar desde apenas o motorista a até uma tonelada de carga, as suspensões pulam bastante quando a caçamba não está lastreada.


Os concorrentes diretos da Z71 são a Ford Ranger Storm 3.2 diesel (R$ 246.190) e a Nissan Frontier Attack 2.3 diesel (R$ 241.690). Mesmo com a diferença de preço, os pacotes de conteúdo dessas versões são semelhantes. Apesar de não serem uma pechincha, essas versões são interessantes em relação a modelos com desempenho um pouco superior, como a Volkswagen Amarok V6 ou a extinta Toyota Hilux GR-S, que também trazem visual diferenciado, mas já beiram os R$ 300 mil.
* Viajou a convite da Chevrolet
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.776cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve 200cv a 3.400rpm e torque máximo de 51kgfm a 2.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração 4x2, 4x4, 4x4 reduzida, bloqueio do diferencial traseiro; câmbio automático de seis marchas com opção de troca manual
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços articulados; traseira, com eixo rígido/ 7,5 x 18 em alumínio /265/60 R18
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
A disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA)
CAPACIDADES
Do tanque, 76 litros; capacidade de carga, 1.046 quilos
PESO
2.104 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 5,36m; largura, 1,87m; altura, 1,83m; distância entre-eixos, 3,09m
DESEMPENHO
Velocidade máxima, ND; de 0 a 100km/h em 10,1s
CONSUMO (*)
Na cidade, 8,3km/l; na estrada, 10,6km/l
Dados do fabricante
(*) Dados do Inmetro
ND: Não disponível
EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de pressão dos pneus; controle de tração e estabilidade; Isofix; faróis e lanternas de neblina; luzes de condução diurna; assistente de partida em rampa; assistente de descida; ar-condicionado; volante com regulagem em altura; banco do motorista com regulagem em altura; bancos em couro; computador de bordo; retrovisores com regulagem elétrica; sensores de estacionamento traseiro; vidros e travas elétricos; sistema multimídia com tela de 7 polegadas; câmera de ré; adesivos Z71 nas laterais e tampa traseira; capota marítima; estribos laterais exclusivos; logo Z71 na grade; molduras nas caixas de roda; santantônio exclusivo; rodas de 18 polegadas exclusivas.
OPCIONAL
Não há.
QUANTO CUSTA
A Chevrolet S10 Z71 2.8 turbodiesel AT6 tem preço sugerido de R$ 264.230.