
A partir das críticas a respeito do segmento em que o modelo se encaixa, a Volkswagen trocou o discurso de que o modelo seria um “SUV cupê”, sustentando agora que o Nivus criou um novo segmento entre os hatches premium e os SUVs de entrada. Mas, se isso é verdade, não seria o Honda WR-V o inovador?
Para além do olhar de coruja dos pais da criança, na real, o Nivus está mais para uma versão aventureira do hatch compacto Polo, o mesmo artifício usado pela Honda com o WR-V em relação ao Fit. Assim, as carrocerias do Nivus e do Polo compartilham as portas, o teto e muitas coisas do acabamento interno. O porte encorpado foi obtido a partir da colocação de hastes que ligam as caixas de roda aos para-lamas. Na frente, bastou instalar o painel dianteiro exclusivo, que é mais alto.

Com este conjunto, o Nivus acelera até os 100km/h em 10 segundos e atinge máxima de 189km/h, valores quando o veículo está abastecido com etanol. O consumo de combustível na cidade é de 10,7km/l (gasolina) e 7,7km/l (etanol), enquanto em rodovias os números são de 13,2km/l (g) e 9,4km/l (e). A suspensão do Nivus ficou 2,7cm mais alta que a do Polo. A direção tem assistência elétrica.

CONECTIVIDADE O Nivus estreia a nova central multimídia VW Play, que traz tela de 10 polegadas. Apesar de novo, o sistema traz duas desvantagens. A primeira é não ter conectividade nativa, que é mais robusta que apenas ancorar todas as funções no seu 4G. A segunda é não trazer navegação GPS. Com 10Gb de memória interna, é possível armazenar mídias e aplicativos. O espelhamento do smartphone pode ser feito sem fio pelo Aplle CarPlay e via USB com o Android Auto.

Já a versão de topo, a Highline (R$ 98.290), acrescenta controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, Front Assist, frenagem pós-colisão, ar-condicionado digital, faróis de neblina em LED com função Cornering Light, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema multimídia VW Play, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, detector de fadiga, chave presencial e volante multifuncional revestido em couro e com shift-paddles para troca de marchas.
